A proposta de Senaqueribe.

No livro de 2 Reis, capítulos 18 e 19, encontramos a história quando Senaqueribe, rei da Assíria, cercou Jerusalém tentando invadi-la.

Em meio à narrativa, encontramos Rabsaqué, general de Senaqueribe, fazendo uma proposta à população de Jerusalém:

“Nem tampouco vos faça Ezequias confiar no SENHOR, dizendo: Certamente nos livrará o SENHOR, e esta cidade não será entregue na mão do rei da Assíria. Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Contratai comigo por presentes, e saí a mim, e coma cada um da sua vide e da sua figueira, e beba cada um a água da sua cisterna; até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras, de azeite e de mel; e assim vivereis, e não morrereis; e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: O SENHOR nos livrará.” 2 Reis 18:30-32.

A proposta de Senaqueribe, levada por Rabsaqué, era para que o povo de Jerusalém não confiasse em Deus, nem desse ouvidos ao rei Ezequias, mas que se rendessem a ele, que levá-los-ia dali para uma outra terra, uma terra que também produzia figos, olivas e cereais.

Não era necessário enfrentarem uma batalha onde estavam em clara desvantagem, não necessitavam de correr riscos, lutas, e dependerem do milagre de Deus, bastava eles renderem-se à Senaqueribe, e abandonarem a terra dada pelo Eterno aos filhos de Israel como possessão eterna.

Da mesma forma como Senaqueribe, Satanás fez a mesma proposta a Yeshua quando disse:

“Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” Mateus 4:8-9.

A proposta de Santanàs a Yeshua era: você não precisa de ir à cruz, sofrer, morrer por esse povo. Basta abandonar o Pai e me adorar que eu te darei tudo.

Da mesma forma Satanás continua nos assediando e fazendo-nos a mesma proposta, sugerindo que não precisamos lutar contra nossa carne, que não precisamos abandonar nossos pecados. 

Ezequias, quando ouviu a proposta de Senaqueribe, rasgou suas vestes e se humilhou diante do Eterno, reconhecendo que só Ele é o Deus de toda a terra. Yeshua, quando ouviu a proposta de Satanás o repreendeu e expulsou, citando as Escrituras: “Só ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele prestarás culto”. 

Ao reconhecer que somente há um Deus, Senhor de toda a terra, Ezequias reconheceu que só o Eterno pode salvar, e que qualquer oferta que contrariasse o mandado de Deus era uma afronta ao próprio Deus. 

Deus ouviu a oração de Ezequias, e trouxe grande livramento a Judá. 185 mil soldados de Senaqueribe morreram naquela noite, e Senaqueribe foi assassinado por seus filhos quando retornou para sua terra. A partir daí o império da Assíria ruiu, e foram subjugados pelos babilônicos.

Da mesma forma nós devemos perseverar em servir a Deus, lutando contra nossas inclinações carnais, mantendo o coração arrependido e humilde diante do Deus de toda a terra, pois é dEle que vem a nossa Salvação.

Que o Eterno nos abençoe!
#fidelidade #perseverança #Salvação #Yeshua

Comentários