Do que o mundo precisa?



Vivemos dias de trevas! Ao vermos os noticiários podemos constatar isso. São varias noticias de corrupção, roubos, assaltos, assassinatos. Recentemente no Brasil temos assistido a uma escalada da corrupção em todas as esferas de governo, atingindo níveis que nunca poderíamos imaginar.
Temos visto a guerra civil que tem se instalado nas grandes cidades, entre policiais e bandidos, e a cada noticia fica difícil distinguir quem são realmente os bandidos nessa história. A vida tem perdido o valor quando vemos noticias de esposas matando seus maridos, pais matando seus filhos e filhos matando seus pais.
Olhamos para fora de nosso país e ficamos ainda mais perturbados com o que tem acontecido La fora. Chamados “terroristas” islâmicos sequestrando e estuprando jovens na África, amarrando bombas em seus corpos para matar os “infiéis” na Palestina. Vemos governantes extorquindo os povos, vemos grandes indústrias aumentando seus impérios à custa de trabalhos escravos na Ásia.
Vemos que o mundo clama por luz, por dias melhores, por paz e igualdade, clama por justiça. Mas o que de fato o mundo precisa?
Enquanto muitos discutem o que deveria ser feito para mudar a triste realidade de nosso mundo, a Palavra de Deus nos mostra que a dois mil anos atrás, um homem chamado Simeão, encontrou a resposta, tomou em seus braços e creu:

“Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, e para glória de teu povo Israel.” Lucas 2:29-32

Este homem viu Jesus ainda menino, e pela revelação do Espírito Santo, creu que aquela criança era Aquele que estava profetizado para trazer Luz a todas as nações, para levar os povos a reconciliar-se com o Deus de Israel.
Mas infelizmente temos tido uma visão muito limitada acerca de Jesus Cristo. Temos crido sim que Ele é o Salvador, quem morreu na cruz pelos nossos pecados para satisfazer a Justiça de Deus. Temos crido que Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e que Ele voltará para inaugurar seu Reino milenar.
No entanto a maioria daqueles que creem no Filho de Deus, ignoram um ponto importantíssimo e fundamental da obra de Cristo.
Cristo não veio ao mundo apenas para morrer em uma cruz. A cruz não era o objetivo final do Messias, mas é através da cruz de Cristo que temos acesso ao principal motivo de Cristo ter vindo ao mundo: Reconciliar o mundo com Deus!

“E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” 2 Coríntios 5:18-21

Perceba que a salvação que temos em Cristo não é um fim em si mesmo, mas nos conduz a um propósito maior, o de sermos ministros da reconciliação, embaixadores da parte de Cristo, e fossemos feitos Justiça de Deus.
Mas o que significa tudo isso?
Através do que Cristo fez na cruz do calvário, e unicamente através da obra de Cristo na cruz, somos chamados ao arrependimento, e somos perdoados de nossos pecados. Porque Cristo morreu a nossa morte, podemos receber dEle a vida!
Mas não somos chamados a Vida de Deus para continuar vivendo no pecado, nem somos perdoados para nos sentirmos melhores que os incrédulos. Não somos chamados ao arrependimento para continuar uma vida dissoluta, seria uma incoerência, já que arrependimento denota justamente a mudança de vontades e desejos.
Se antes vivíamos sem considerar as Leis de Deus, agora, tendo nos arrependido de nossos pecados, e sendo perdoados pelo Sangue de Cristo, devemos viver considerando as Leis de Deus, para viver de maneira digna daquele que nos chamou.

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;” Colossenses 1:9-10

Infelizmente alguns cristãos pensam que por terem chegado à graça de Deus, Deus irá ajudá-los e abençoá-los em tudo o que fizerem, mesmo que o que estiverem fazendo seja contrário às Leis de Deus.
Alguns dizem que a Lei era para a velha aliança, que em Cristo estão libertos da Lei, como se a Lei fosse algo perverso, algo que aprisionasse. No entanto veja o que a bíblia fala a respeito da Lei do Senhor:

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105
“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.” Salmos 19:7
“E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.” Ezequiel 20:11

O mundo nunca precisou tanto ser instruído nos mandamentos de Deus, nunca houve tanta necessidade de instruir as pessoas ao não matar, não furtar, não adulterar, a honrar o pai e a mãe, a não proferir falso testemunho.
O mundo hoje encontra-se caído, podre, e em trevas, porque falta-lhes a Luz, a Palavra do Senhor. Falta a instrução nos mandamentos do Altíssimo, falta o temor à Deus.
E é para reconectar o homem à Deus que Cristo veio a terra. Para inaugurar o Reino de Deus e a sua Justiça.
Ora um Reino possui Leis, e a Justiça só pode ser feita com Leis. O Reino de Deus tem a Lei de Deus, e a Justiça de Deus é a PRÁTICA dos mandamentos do Senhor!
Aquele que recebe a Cristo como seu Senhor e Salvador é reconectado ao Reino de Deus, e portanto deve buscar conhecer e praticar a Justiça deste Reino. Não é por menos que o próprio Messias exclamou:

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.”
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:14-16

Com base nestas palavras de Jesus, podemos afirmar que se o mundo está em trevas, um grande responsável por isso são os cristãos da atualidade, que não tem resplandecido a Luz de Deus que é a Sua Palavra. Não têm vivido a Justiça do Reino de Deus, não tem anunciado a mensagem do arrependimento e não tem convocado as pessoas a voltarem atrás e se sujeitarem novamente ao Senhor em obediência.
Invés disso os cristãos da atualidade tem gasto seus esforços em busca de uma prosperidade terrena, em busca de sucesso a qualquer preço. Tem procurado fazer crescer o nome de sua denominação e não a Justiça do Reino de Deus.
Cristo nos chamou a sermos embaixadores dEle, portanto, se você deseja cumprir este chamado, você precisa se dedicar em conhecer as escrituras e Viver o que ela ensina. Deve amar o seu próximo, mesmo que ele seja teu inimigo, deve ser correto em seus negócios, procurando antes do lucro a benevolência para com outros. Deve ser pela verdade e não pode haver mentira em sua boca, deve ensinar seus filhos, amar sua família, respeitar os anciãos.
A vida cristã sem a observância dos mandamentos de Deus é nulo, falso e hipócrita!
Muitos cristãos ao lerem a bíblia, sentem até certo prazer ao ler Jesus falando contra os fariseus hipócritas, no entanto, vivem uma hipocrisia ainda pior.
 Como discípulos de Jesus, devemos entender que estamos debaixo de uma disciplina, e devemos ser disciplinados na Lei de Deus. Devemos viver o que as escrituras nos ensinam, para que possamos enfim ser Luz para as nações, testemunhas de Cristo, e para que através de nós, o nome de Deus possa ser glorificado!

“Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo.” Levítico 10:3b










Comentários