Proceder bem ou mal.

O Senhor disse-lhe: "Por que estás irado? E por que está abatido o teu semblante? Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo." Gênesis 4:6-7

O capítulo quatro de Gênesis nos mostra o quão depressa o pecado produziu coisas terríveis no gênero humano. Com certeza Adão não tinha a menor ideia de quão terríveis seriam as consequências de se rebelar contra Deus. Seu filho primogênito, Caim, assassinou seu irmão mais novo, Abel.
A bíblia narra que em determinado momento os filhos de Adão foram oferecer a Deus os frutos de seus trabalhos. Caim como era agricultor ofereceu a Deus dos frutos da terra, enquanto que Abel, por ser criador de ovelhas, ofereceu do seu rebanho em sacrifício a Deus.
Quanto à oferta de Caim a bíblia relata muito pouco, se limita a dizer apenas que Caim ofereceu dos frutos da terra. No entanto a bíblia detalha bem como foi a oferta de Abel. Abel não se limitou apenas a oferecer de algumas ovelhas do seu rebanho, mas, segundo a bíblia, Abel ofereceu os primogênitos de seu rebanho, e a gordura deles, ou seja, houve em Abel uma preocupação em oferecer a Deus o que ele tinha de melhor em seu poder.
Podemos intuir que a oferta de Caim não tenha obedecido este mesmo princípio. Provavelmente Caim ofereceu não o melhor do que tinha em seu poder, mas ofereceu daquilo que ele estava disposto a se dispor, aquilo que estava sobrando.
Mais a frente, quando Deus está entregando ao povo hebreu os rituais cerimoniais da adoração a si, Deus ordena claramente aos filhos de Israel que oferecessem das primícias tanto de seu rebanho como dos frutos de sua terra:

"Dar-lhe-ás as primícias de teu trigo, de teu vinho e de teu óleo, e as primícias da lã de tuas ovelhas." Deuteronômio 18:4

O oferecer das primícias denota a qualidade da oferta que deve ser entregue a Deus. Oferecer do melhor que possuímos significa o reconhecimento de que Ele é digno do melhor que temos. Damos o melhor a Deus porque reconhecemos sua grandeza e sua majestade, reconhecemos a sua graça em nos tratar com benevolência mesmo nós sendo pecadores.
No entanto esse "oferecer o melhor" está muito além do que é chamado de “dízimos e ofertas” nas igrejas contemporâneas. Os dízimos que os cristãos dão para sustento de suas igrejas hoje é uma simples contribuição de valores para sustento do trabalho. O que a bíblia ensina sobre ofertar o melhor que temos vai muito além disso.
Infelizmente algumas igrejas cristãs deturpam esse ensino para angariar maiores valores em seus gazofilácios, prometendo uma “prosperidade” que não é aquela relatada na bíblia.
Ofertar o melhor que temos implica em ter Deus como o primeiro em tudo o que fazemos. Implica no que o apóstolo Paulo mais tarde ensinou dizendo:

"Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus." 1 Coríntios 10:31

O que vemos é que Caim não observou este princípio de oferecer o melhor a Deus, o melhor de suas forças, o melhor de seu trabalho, o melhor de seus pensamentos, o melhor de sua vontade. E por Caim não ter observado o principio das primícias, tanto ele como sua oferta foram rejeitados.

"Mas para Caim e para a sua oferta não atentou." Gênesis 4:5a

Aprendemos aqui outro princípio importante, sua adoração reflete você diante de Deus. Se sua adoração é rejeitada, você também é rejeitado. Se sua adoração é aceita, você também é aceito.
A bíblia ainda relata que por este motivo, Caim se irritou, e ficou irado contra seu irmão Abel, pois a oferta de Abel foi aceita com agrado por Deus. Vemos aqui um primeiro indício do que o pecado produziu no coração do homem.
Ao invés de Caim reconhecer sua falha, seu erro em oferecer a Deus algo que era secundário, por não ter priorizado a Deus em sua oferta, Caim invejou a seu irmão, e olhou com maldade para aquele que havia procedido bem.
Jesus trata dessa mesma situação em uma parábola, onde o Pai de família decide remunerar com o mesmo valor aqueles que trabalharam menos e aqueles que trabalharam mais. Ele diz:

“Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?” Mateus 20:15

Nesta parábola, o Pai de família não foi injusto com ninguém, pagou o valor acordado a todos os trabalhadores, porém, quando os que trabalharam por mais tempo, viram que os que trabalharam por menos tempo tinham recebido o mesmo valor que fora acordado com eles, imaginaram que deveriam ganhar mais.
Infelizmente a inveja nos leva a não reconhecer as benesses que temos recebido de nosso Pai, e murmuramos quando vemos Deus sendo misericordioso e benevolente com quem julgamos ser menos merecedores.
Este mesmo pecado tomou o coração de Caim de assalto, e o levou a maquinar coisas terríveis em seu coração.
Neste momento então que Deus intervém e exorta Caim dizendo:

O Senhor disse-lhe: "Por que estás irado? E por que está abatido o teu semblante? Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo." Gênesis 4:6-7

Em um primeiro momento vemos que Deus amou a Caim, pois o exortou e ensinou como Caim deveria proceder para achar graça novamente diante de Deus. Mas nestas palavras Deus destaca também uma das verdades mais importantes que todos aqueles que desejam ser aceitos por Deus devem atentar:

"o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo." Gênesis 4:7b

Desde que Adão pecou, o pecado tem contaminado a natureza humana, e deseja nos dominar. O pecado que habita o nosso interior age sobre nossos sentimentos e nossas vontades, contaminando-nos com ideias e sugestões malignas, para que venhamos a proceder mal.
Todo o pecado nasce de nossos desejos e vontades que são contrários à vontade de Deus, e o objetivo do pecado é nos escravizar, nos dominar, e nos separar de nosso Criador.
Sabemos que Deus prometeu um dia extirpar de nossa natureza o pecado, e essa obra começou com a morte e ressurreição de Cristo. Através do sacrifício de Jesus na cruz podemos obter perdão dos nossos pecados, e através da ressurreição de Cristo podemos ter a esperança de um dia sermos feitos novas criaturas, ressurretos em uma nova natureza, uma natureza não mais influenciada pelo pecado, mas a Natureza de Cristo Ressurreto.
Portanto todos aqueles que depositam em Cristo a sua Fé, e arrependem-se de seus pecados, confessando o nome de Jesus, tem agora diante de si um grande propósito.
Pois aceitamos a Cristo e recebemos o perdão de Deus, mas ainda estamos em uma natureza sujeita ao pecado. O cristão apesar de arrependido, eventualmente ainda cai em diversos tipos de pecados.
Nestas palavras de Deus a Caim podemos extrair um ensino que pode nos ajudar em nossa luta diária contra o pecado. Primeiro Deus alerta que o pecado deseja nos dominar, ele está à porta, ele está infiltrado em nossas emoções e sentimentos. Mas cabe a nós dominá-los.
O princípio para lutar contra o pecado que habita em nosso interior está no domínio de nossas vontades e sentimentos. Está na prontidão em rejeitar as ofertas do pecado, rejeitar os sentimentos malignos de nossa natureza, e persistir em praticar o que é correto.
Não fazemos o bem para sermos salvos por Deus, mas fazemos o bem porque queremos nos distanciar do mal. Como cristãos nós praticamos o bem porque desejamos agradar ao nosso Criador.
A salvação é obra da Fé em Deus, mas essa Fé deve levar-nos a uma prática diferente daquela que é contaminada pelo pecado.
Por isso Tiago nos alerta:

"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." Tiago 2:26

Portanto se você já tem experimentado o perdão de Deus através de Cristo, se você já tem se arrependido de seus pecados, e deseja viver agora de forma a agradar a Deus, com certeza você está enfrentando lutas contra a sua própria natureza que insiste em querer te dominar.
Para vencer esta luta, domine suas vontades e inclinações carnais e procure praticar as Leis de Deus. Pois os mandamentos do Senhor são para nós Vida, e nos conduzem por caminhos de Paz.

Mas se você ainda não experimentou o que é arrepender-se de seus pecados, se ainda não tem desejado lutar contra sua carne, se seus pecados não lhe incomoda, lembre-se que o pecado deseja te dominar, te aprisionar, e te levar a cometer torpezas, assim como levou Caim a assassinar seu irmão. O pecado por mais que possa ser prazeroso em um momento, conduz à morte e a desesperança, assim como foi com Caim. 

Comentários