Shavuot e a descida do Espírito Santo.


Próximo dia 19 de maio de 2018, nós entramos na festa bíblica de Shavuot (Pentecostes).

Já falamos, em outras oportunidades, a respeito das similaridades que existem entre o relato de Êxodo 20, e Atos 2.

Quando olhamos para o texto de Êxodo 20 no hebraico original, mais o que existe sobre esta passagem registrado na tradição oral de Israel, e o relato de Atos 2, vamos encontrar as seguintes coincidências:

  * As línguas de fogo; 
  * As vozes em vários idiomas; 
  * O assombro e temor nos ouvintes; 
  * E ambos os eventos aconteceram nos dias de Shavuot (Pentecostes).

No primeiro evento, sabemos que o Eterno desceu sobre o monte Sinai e pronunciou os dez mandamentos. No segundo evento o Espírito do Eterno desceu e pousou sobre os discípulos de Yeshua.

No primeiro evento, os judeus viram e ouviram as línguas de fogo e as vozes do Eterno (sim, no originai está no plural). No segundo evento, as línguas pousaram sobre os judeus crentes, e eles passaram a proclamar a Palavra do Eterno.

Shavuot é a festa biblica onde os cereais eram apresentados como oferta ao Eterno. Não é por acaso que esta festa também é lembrada como o dia da outorga da Torá, e o dia da descida do Espírito Santo sobre os crentes.

A Torá é a instrução do Eterno para nos ensinar a produzir frutos (obras) de justiça. É a Torá que nos ensina o que é pecado, e o que é o correto. Que me ensina a não defraudar ninguém, e restituir meu irmão caso lhe provoque algum dano.

Mas eu sou pecador, "vendido sob o pecado", como escreveu o apóstolo Paulo, e incapaz de seguir plenamente o que a Torá me ensina.

Por isso Yeshua morreu na cruz, para pagar o preço dos nossos pecados, e concedeu-nos seu Espírito, que escreve a Torá em nossos corações, a fim de sermos capacitados a produzir os frutos que Ele espera de nós.

Apóstolo Paulo disse: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." Efésios 2:10. E em outro lugar disse: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." Gálatas 5:22,23.

É sobre este aperfeiçoamento para produzir boas obras que a festa de Shavuot nos fala.

A dádiva da Torá é "incompleta" sem o enchimento do Espírito Santo, que nos foi dado por Yeshua em Atos 2. Por isso Paulo nos ensina:

"Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito." Romanos 8:3-4.

Quem nos concedeu a Torá, quem perdoou nossos pecados, quem nos concede seu Espírito é o Eterno, mediante a sua "Chessed" (Graça), mas compete a cada um de nós reconhecermos nossa necessidade e buscar o enchimento do Espírito, como Yeshua ensinou:

"E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; ... Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" Lucas 11:9;13.

Que nesta festa de Shavuot sejamos compelidos à buscar este enchimento, bucar o conhecimento da Torá, e sua sabedoria, para que possamos oferecer ao nosso Pai frutos agradáveis, como ofertas de justiça, e sejamos aperfeiçoados nEle.

O Eterno nos abençoe. 

Comentários