Holocausto, expiação e culpa

A parashá desta semana (Tsav – Levíticos 6:8-8:36) trata de três tipos de sacrifícios a serem realizados no Tabernáculo. O holocausto, a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa. É muito interessante estudar estes três temas no shabat que antecede a Pessach.

O holocausto é a primeira oferta a ser realizada no dia. Era uma oferta especialmente sagrada, pois, todas as demais ofertas seriam oferecidas sobre as cinzas do holocausto. O holocausto que santificava as demais ofertas. O nome “holocausto” significa “o que sobe” e tem o sentido de elevar o ofertante, aproximando-o a Deus.

O sacrifício pelo pecado é a expiação, ou seja, a substituição do pecador por um animal que morria em seu lugar. Parte desta oferta era para alimento do sacerdote que a oferecia, e outra parte queimada fora do arraial.

O sacrifício pela culpa está relacionado não ao pecado em si, mas à responsabilidade pelo erro. A cula judaica é um tema muito interessante, pois trata da responsabilidade que cada judeu tem para com o “Tikum olam” (redenção do mundo).

Yeshua é o nosso holocausto, a oferta que nos aproxima ao Eterno. Através de sua Palavra, Ele eleva nossa consciência, nos faz compreender o amor de Deus, as virtudes de suas leis, e o quão carentes somos de sua misericórdia. Essa consciência evidencia nossa condição pecaminosa e nos leva à próxima oferta.

Yeshua é também nossa expiação. Por seu sangue derramado na cruz, fora do arraial de Jerusalém, Ele assumiu nossos pecados e morreu em nosso lugar. Ele também nos convida a comer de sua carne, sendo alimentados por Ele, e sendo feitos participantes de seu sacrifício (tome sua cruz e siga-me).

Yeshua também é nossa oferta pela culpa. Ele é quem desperta em nós a responsabilidade que temos para com a redenção do mundo, e nos ordena: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16:15).

Yeshua é nossa oferta de Pessach, que nos libertou da escravidão do pecado e do mundo para fazer-nos participantes do seu Reino, e cooperadores para a redenção do mundo através da fé no Messias de Deus.

O Eterno nos abençoe!
#Parashá #Tsav #Sacrificios #Holocausto #Pessach 

Comentários