Quando a fé é fraca.

Estamos às portas da festa de Pessach. Enquanto escrevo este artigo, estamos já preparando para esta festa maravilhosa. Tudo em Pessach é realmente significativo. Desde o retirar o hametz de nossas casas, à preparação do sêder, os elementos, tudo nos faz lembrar da grande redenção que o Eterno proporcionou a nós, começando pela libertação do povo de Israel do Egito, até o supremo sacrifício de nosso Senhor Yeshua. Tudo faz parte de um grande plano de redenção que o Eterno preparou para resgatar seu povo da aflição do pecado e da morte, e nos conduzir à vida eterna com Ele.

Mas, ao observar o texto magno da festa de Pessach, uma triste realidade surge. O Eterno enviou Moisés ao povo de Israel no Egito para dar-lhes uma boa notícia. Sim, antes de libertar Israel, Moisés foi enviado para anunciar o evangelho. Este é o significado primeiro da palavra “evangelho”, é a boa notícia do Eterno a nós.

Moisés recebeu este evangelho que deveria anunciar aos filhos de Israel:

“Portanto, dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, vos livrarei da sua servidão e vos resgatarei com braço estendido e com juízos grandes. E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios; e eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei a mão, que a daria a Abraão, e a Isaque, e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu, o Senhor.” Êxodo 6:6-8.

Preste bem atenção nas promessas deste evangelho anunciado por Moisés ao povo de Israel: vos tirarei, vos livrarei, vos resgatarei. Yeshua também nos deu essa promessa:

“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora, o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.” João 8:34-36.

No entanto, olhando para o restante do texto do Êxodo, vamos constatar uma triste realidade. Aqueles que receberam a boa notícia de Moisés, de que o Eterno os libertaria, e os redimiria, não puderam crer nas palavras de Moisés. Receberam uma grande mensagem de libertação, mas não conseguiram dar crédito a ela, por causa da angústia de espírito que estavam vivendo.

“Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da ânsia do espírito e da dura servidão.” Êxodo 6:9.

As circunstâncias que os israelitas estavam vivendo era de tal forma angustiante, que eles simplesmente não podiam crer que as palavras de Moisés eram verdadeiras. Pense em tal situação, onde uma boa notícia simplesmente não faz diferença alguma, dada o tamanho da angústia e da aflição vivida.

Infelizmente, essa é a realidade de muitos hoje. Pessoas que vivem tão angustiadas que não conseguem mais crer que a bondade e a graça do Eterno podem alcançá-las. Pessoas de tal forma desiludidas com a dura realidade das tribulações, que tem minado as esperanças e a confiança no favor do Eterno.

Mas o Eterno é bom, e mostra a sua bondade na resposta dada à incredulidade do povo de Israel. O Eterno não castigou seu povo por não crer, nem retirou sua promessa de redenção. Muito pelo contrário. O Eterno sabia da aflição que estavam vivendo, e entendeu a incredulidade deles, e por isso mesmo Ele manifestou os seus sinais.

Quando olhamos para as pragas do Egito, logo os associamos ao castigo do Eterno sobre os egípcios, por todas as maldades que fizeram aos israelitas. Mas essa é uma visão míope das pragas. O principal motivo de todas aquelas pragas era para mostrar a todas as nações de que há um Deus sobre todas as coisas, e que governa sobre toda a criação, tendo poder sobre tudo, e que este Deus escolheu o povo de Israel para ser seu povo diante de todas as nações.

E estes sinais incluíam também os próprios hebreus, que por causa da angústia que viviam, não tinham forças para crer. As pragas do Egito foi também uma resposta a seu povo, para que eles pudessem crer, e conhecer o Deus de seus pais.

É impressionante como o Eterno lida conosco. Como nos auxilia em nossas fraquezas, nos ama e nos dá todas as condições para vencermos a falta de fé, tão inerente de nossas debilidades.

Se você tem se sentido como o povo de Israel, se suas lutas e tribulações tem sido tão grandes que estão minando sua fé, se você não consegue se alegrar com as promessas do Eterno devido a angústia de sua alma, saiba que o Eterno, no momento exato, irá romper com seu silêncio e manifestará seu poder sobre sua vida, mostrando a você que Ele é Deus.

Creia, o que Yeshua conquistou para você na cruz é uma vida Eterna e plena na presença dEle. Que nesta festa de Pessach você possa meditar em quão grande poder Yeshua manifestou ao morrer e ressuscitar, apenas para ter você eternamente com Ele.

Que o Eterno nos abençoe!
Hag Pessach Sameach!
#Pessach #Evangelho #Yeshua #Sinais #Fé

Comentários

Postar um comentário