Semear na carne ou no Espírito

Infelizmente, muitos lêem a carta aos Gálatas sem a devida contextualização, o que leva a conclusões muito diferentes daquelas que o apóstolo realmente estava expressando aos irmãos da galácia.

O tema central da carta aos Gálatas é o legalismo. E, definir corretamente o que é legalismo é o primeiro passo para compreender esta carta.

O legalismo consiste na aplicação da lei pela lei. Toda a lei (inclusive as divinas) servem a um propósito. Desconsiderar o propósito da lei e aplicar a lei pela lei é o que leva ao legalismo.

No âmbito da fé, o legalismo apresenta algumas características peculiares. Para requerer maior santidade, o legalista não se contenta com as leis expostas no texto divino. Usando de paralelismos, simbolismos e interpretações diversas, o legalista sempre irá criar regras, normas e procedimentos além do que é estabelecido na Torá.

Outra característica é que o legalista demonstrará grande entusiasmo em impor suas regras a outros, mas não terá tanto entusiasmo em aplicar essas regras a si mesmo.

Paulo demonstra em sua carta que o legalista sempre age na carne, ou seja, na sua capacidade de fazer essa ou aquela regra. Quem confia na sua própria capacidade, que Paulo denomina como "semear na carne", semeia corrupção.

O legalismo é irmão da hipocrisia, e ambos são filhos do orgulho; é impossível servir a Deus desta forma. 
O oposto a isso é o que Paulo chama de "semear no Espírito". Confiar na revelação que vem do Espírito, que escreve a Torá no coração do fiel, e conduz o justo na justiça, sem imposições, sem regras religiosas, mas por convencimento da Verdade, é o caminho que de fato conduz à Vida Eterna.

Se amamos de fato a Deus não necessitamos do legalismo para aprender a servi-lo. O simples desejo de agradar a Deus nos leva a sujeitar aos seus mandamentos conforme aprendemos sua instruções. Isso por convencimento da Verdade e não por imposição.

Que o Eterno nos abençoe!
#Semear #VidaEterna #Obediência #Legalismo #Fé #Espírito #Yeshua

Comentários