A operação do engano.

Diante dos acontecimentos que nos cercam, cada vez mais pessoas tendem a crer que o fim está próximo. De fato, a cada dia que passa os sinais da volta de Yeshua podem ser observados. Mas nós precisamos ter a sobriedade de olhar para as Escrituras, e discernir os tempos baseados nas profecias, pous são elas que nos trarão o entendimento sobre o tempo do fim, e nossa missão neste tempo.

E, com base na segunda carta aos Tessalonicenses, sabemos que o fim não acontecerá sem a manifestação do anticristo, atuando com poder, sinais e maravilhas, operando o engano.

“Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” 2 Tessalonicenses 2:3-4.

Segundo as palavras da profecia, o Templo em Jerusalém será construído primeiro, e o anticristo se assentará neste Templo, exigindo adoração a si. As circunstâncias que cercam este evento são ainda desconhecidas, mas sabemos que este evento será marcante para o desencadear de muitas ações que culminará na volta de Yeshua em glória e a destruição do anticristo.

Enquanto isso não acontece, a nossa preocupação deve estar voltada para a operação do engano, como o apóstolo Paulo advertiu:

“E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade.” 2 Tessalonicenses 2:11-12.

Segundo o apóstolo, a operação do engano se dá como uma forma de juízo da parte de Deus, devido à rejeição à verdade e o prazer na iniquidade. 

A verdade do evangelho do Messias tem sido alardeada ao mundo desde o pecado de Adão. Desde que o homem caiu, a ele tem sido anunciado as consequências do pecado e a necessidade de arrependimento e de retorno à Deus.

Yeshua, quando veio, anunciou esta mesma mensagem dizendo: “arrependei-vos, pois o reino de Deus é chegado” Mateus 4:17. Mas a humanidade tem rejeitado essa mensagem, evitando o arrependimento, e fugindo da presença de Deus. Para dar alguma resposta à mensagem do evangelho do Messias, criam para si enganos.

Desde o ateísmo, até a religiosidade, todas as formas de engano tem se manifestado, inclusive em nossos dias, procurando trazer algum conforto frente à mais terrível das realidades: o dia do juízo se aproxima.

Mas como não cair nestes enganos?

Precisamos ter em mente que o engano é um juízo de Deus para aqueles que rejeitaram a verdade. É a forma do Eterno entregar as pessoas aos seus próprios desejos, para que experimentem do seu próprio erro, e tenham uma última oportunidade de arrependimento.

Mesmo quando o Eterno traz algum juízo, o propósito não é simplesmente condenar, mas sim dar mais uma oportunidade de arrependimento. Haverá o momento em que o juízo será condenatório sim, mas na maioria das vezes o Eterno trará juízo como uma forma de dar ao homem oportunidade de arrependimento.

Mas, se a operação do engano será juízo da parte de Deus como consequência à resistência do homem em se render à verdade, o caminho para evitar o engano será justamente o apego à verdade.

Se mantivermos nosso coração rendido à Deus, em obediência à sua vontade, o seu Espírito nos conduzirá a toda a verdade, como disse Yeshua:

“Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.” João 16:13.

Se amarmos a verdade de Deus, e se estivermos com o coração verdadeiramente dispostos para a obediência, Ele, através do seu Espírito, nos trará revelação da verdade, e, conforme crescermos nesta verdade, estaremos cada vez mais santificados pela sua Palavra.

Por isso os apóstolos se dedicaram tanto a exortar-nos à dependência do Espírito Santo, como em Romanos 8, onde o apóstolo testifica que todos os que são guiados pelo Espírito Santo é filho de Deus. Em Atos 8, 10 e 19 vemos a importância que os apóstolos davam para o enchimento com o Espírito, e em 1 Coríntios 12, 13 e 14 o apóstolo Paulo se ocupa em reforçar o ensino sobre os dons do Espírito.

É o ser cheio do Espírito de Deus que nos capacita a conhecer e obedecer os mandamentos da Torá do Eterno, que nos revela seus mistérios, que nos aperfeiçoa na prática da justiça, e nos conduz a refletir o caráter de Yeshua.

Portanto, evite a operação do engano que se manifesta em nossos dias através das muitas ideologias, e que trarão sobre a nossa geração grandes juízos. Apegue-se à verdade de Deus, renda-se ao seu chamado ao arrependimento, encha-se do Espírito Santo, e então sua justiça há de brilhar em meio às trevas deste século.

O Eterno nos abençoe!
#Engano #Mentiras #Ideologias #Verdade #Yeshua


Comentários

Postar um comentário