Parashá Yitro

A parashá Yitro (Êxodo 18:1-20:26) é a porção da Torá que narra os acontecimentos da chegada do povo de Israel aos pés do monte Sinai, e o encontro do povo com o Eterno.


Essa chegada ao monte Sinai é marcada pelo encontro de Moisés com seu sogro Jetro (Yitro).


Ao ouvir as obras de Deus em favor de seu povo, Jetro reconhece ao Eterno como sendo o único e verdadeiro Deus. Ele oferece sacrifícios e holocaustos ao Deus de Israel e faz aliança com os anciãos de Israel.


Mas Jetro também abençoa a Israel, orientando Moisés a organizar o povo, estabelecendo líderes e cabeças para julgar o povo, ajudando Moisés na tarefa de levar o jugo do povo.


Na sequência, no capítulo 19, o Eterno propõe sua aliança ao povo de Israel, para fazer de Israel seu reino sacerdotal.


Em decorrência desta Aliança, o Eterno visita seu povo descendo sobre o monte Sinai, pronunciando seus dez mandamentos. E aqui temos um detalhe muito interessante a abordar.


Segundo os rabinos, o primeiro dos dez mandamentos não é o verso 3, e sim o verso 2. Mas, porque este é reconhecido como sendo o primeiro mandamento, se não há uma ordem explícita nele?


A razão é porque no verso 2 esta a apresentação de Deus a seu povo, e a sua autoridade em determinar seus mandamentos a seu povo.


"Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão." Êxodo 20:2.


O Eterno se apresenta como o Deus de Israel que os havia tirado da terra do Egito, da casa da servidão. Deus é o Deus da liberdade, e seus mandamentos visava a consolidação desta liberdade.


A Torá é a instrução de Deus que capacitaria seu povo a testemunhar corretamente a respeito de seu Deus diante das nações, como o Deus justo e libertador.


Essa Torá é potencializada pela obra do Messias, que nos dá vitória sobre o pecado, trazendo a liberdade em nossos corações.


"Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito." Romanos 8:3-4.


A Nova Aliança que temos no Messias nos permite viver na regeneração de nossa natureza, o Novo Nascimento, onde somos livres do aguilhão do pecado, e temos a Torá escrita em nosso coração e em nossa mente, sendo capacitados a cumprir o propósito da primeira aliança, testemunhar dos feitos de Deus a todas as nações da terra.


#Yeshua #Torá #NovaAliança #NovoNascimento #DezMandamentos




Comentários