A contagem do Ômer e a expectativa da vinda do Messias.

 

“Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.”

 

A festa de Pessach é o marco principal para todas as demais festas da Torá. É a festa que abre o calendário religioso do povo de Israel. Seus significados são muitos. Em Pessach somos lembrados da libertação do Egito, da libertação do pecado através de Yeshua, da passagem de um estilo de vida sem Deus para a condição de povo de Deus. Muitos de seus significados perpassa por Matzot e Bikurim.

Matzot refere-se à semana iniciada em Pessach em que somos ordenados a retirar todo o fermento de nossas casas, e a comer o Matzá (pão sem fermento) em memória ao novo estilo de vida que somos chamados a viver, uma vida de sinceridade e singeleza de coração, tirando de nós toda a malícia e vaidade.

Bikurim refere-se principalmente à ressurreição de Yeshua. O primeiro fruto (homem ressurreto) apresentado diante do Pai (1 Co 15:20). E, a partir de Bikurim, inicia-se a contagem do Ômer.

Existe uma divergência de interpretação quanto a celebração de Bikurim, o que afeta tanto a contagem do Ômer como a celebração de Shavuot, também conhecida por Pentecostes. A Torá diz:

 

“E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.” Dt 23:11.

 

Para o judaísmo tradicional, oriundo do movimento farisaico do primeiro século, o “dia seguinte ao sábado” seria o dia seguinte ao Pessach, visto que o dia de Pessach é considerado um dia de shabat (descanso). Mas, para os saduceus do primeiro século, e para os judeus caraítas da atualidade, o “dia seguinte ao sábado” seria o primeiro dia da semana após a celebração do Pessach.

Para os mais atentos, vamos perceber que Yeshua ressuscitou exatamente no início do primeiro dia da semana, fortalecendo a visão caraíta sobre o dia correto da celebração de Bikurim, já que “Yeshua é a primícia dos que dormem” segundo apóstolo Paulo.

Após Bikurim inicia-se a contagem do Ômer que, segundo a Torá, prescreve sobre a separação dos grãos colhidos e destinados à oferta no Templo. Cada dia de colheita era separado um Ômer (pequena vasilha de aproximadamente 3 litros) de grãos colhidos. Ao final, no quinquagésimo dia, todos os ômeres eram levados ao Templo em uma linda procissão, o ofertados para o sustento dos sacerdotes. Todos eram apresentados diante do Eterno.

Essa tradição posta pela Torá nos trás vários significados.

O primeiro que podemos elencar é, como em Bikurim o Messias ressurreto foi apresentado diante do Eterno como o primeiro homem ressurreto, no fim dos tempos o próprio Messias ressuscitará todos que creram em seu Nome, e os apresentará diante do Eterno como os frutos de seu trabalho:

 

“Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.” Isaías 53:11-12.

“...agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis...” Colossenses 1:21-22.

 

Neste contexto, o período da contagem do Ômer representa o tempo presente em que os frutos têm sido recolhidos e santificados para um propósito futuro. Para isso precisamos crer no Messias e perseverar na sua palavra.

Outro sentido que pode ser atribuído à contagem do Ômer, e que também está relacionado ao tempo presente, nós como servos de Deus devemos produzir bons frutos, para quando estivermos diante de nosso Deus, apresentá-los ao Eterno.

 

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10.

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” 2 Coríntios 5:10.

 

De todas as formas, a contagem do Ômer tem o objetivo de nos levar a refletir sobre nossa vida, como temos produzido nossos frutos. Se estivermos produzindo frutos de justiça para o nosso Deus, obedecendo seus mandamentos e amando ao próximo, nós mesmos seremos guardados para o glorioso dia em que seremos apresentados diante do nosso Deus ressurretos, incorruptos, santos e inculpáveis.

Que o Eterno nos abençoe!

#Ômer #Pessach #Matzot #Bikurim #Yeshua #Torá




Comentários