Seja um Macabeus dos dias de hoje!

 

A festa de Chanuká não é uma festa determinada na Torá, ela nasce de grandiosos eventos que aconteceram por volta do ano 164 a.C. Mas, não obstante, é uma festa especialmente profética.

É importante ressaltar que os eventos ligados à festa de Chanuká foram profetizados por Daniel a alguns séculos antes. Mas Yeshua, ao fazer a ligação da mesma profecia, a profecia da abominação desoladora, com eventos ainda futuros, coloca os eventos de Chanuká como um eco profético, ou seja, eventos que tornarão a acontecer no plano escatológico, mesmo que em circunstâncias e intensidades diferentes.

O mesmo ele afirma sobre a vinda de Elias. Ele diz apontando para o futuro: “Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;”, e depois lança luz sobre o eco profético que haviam acabado de presenciar: “mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram.” (Mt 17:10-11).

Da mesma forma que a profecia da vinda de Elias encontrou um eco profético na vida de João o batista, antes da volta do Messias, a profecia irá novamente se cumprir. Talvez nas pessoas das duas testemunhas, talvez no mover profético do judaísmo messiânico, não sabemos, mas Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas antes do retorno glorioso do Messias.

Chanuká também espelha um eco profético. A profecia acerca da abominação desoladora que aconteceu com Antíoco Epifânio voltará a acontecer no futuro próximo com o anticristo. E as circunstâncias que envolvem os eventos que desencadearam na festa de Chanuká também já podem ser vistos.

Naqueles dias de Antíoco Epifânio foram proibidas as práticas da Torá; proibiu-se a circuncisão, a celebração do Shabat e das festas, proibiu-se a leitura da Torá. Os sírios-gregos obrigavam os sacerdotes a oferecerem sacrifícios a deuses, e a sacrificarem porcos nos altares. Tornou obrigatório o helenismo e o conhecimento da cultura, língua e religião grega.

Da mesma forma, nos nossos dias, vemos aumentar o sentimento antissemita em todo o mundo. Vemos pessoas se levantando contra a prática do Shabat e das festas. Vemos o “helenismo” atual, caracterizado pela cultura ocidental pós-moderna, tratando aqueles que não seguem os mesmos ditames como atrasados, reacionários, fascistas e outras coisas.

Deus deu graças a seu povo de forma que um grupo de sacerdotes não treinados para a batalha, enfrentaram com coragem e determinação o maior exército do mundo da época, os soldados mais bem treinados, mais bem equipados, e os venceram. Em 164 a.C. os Macabeus reconquistaram Jerusalém e dedicaram o Templo que havia sido profanado por Antíoco Epifânio.

Saltando no tempo, a quase dois séculos a frente, Yeshua, em Jerusalém, nos dias da festa de Chanuká, ensinava no Templo: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem” (Jo 10:27). Interessante notar que, nas palavras de Yeshua, o que caracteriza uma ovelha do rebanho do Messias é o ouvir e seguir ao Messias.

Estamos vivendo dias de Chanuká, dias de provação e de lutas. Nestes dias que serão separados os bodes das ovelhas a partir de uma única premissa: aqueles que ouvem e seguem a Yeshua.

Chanuká fala do milagre da multiplicação do azeite no Templo. Este milagre demonstra a presença do Eterno no meio do seu povo quando o seu povo se dedica a obedecer a sua vontade.

Da mesma forma, nestes dias, aqueles que ouvirem a sua voz e obedecerem ao seu mandato, receberão do Messias a Vida Eterna.

“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” (Ap 14:12)

Que o Eterno nos abençoe:

#chanuká #Yeshua #fimdostempos #Fé #perseverança

 


Comentários