Religiões, Seitas e Heresias

Estive lendo por estes dias um livro muito interessante chamado Religiões, Seitas e Heresias de J. Cabral, e encontrei alguns pontos muito interessantes.
É fato que o homem se destaca de todos os demais seres criados por ser um ser religioso. Não encontramos esta característica em nenhuma outra criatura, embora possamos encontrar com certas limitações outras características como raciocínio, comunicação, habilidades motoras, nenhum deles tem a necessidade de buscar a Deus como o homem.
Com toda a certeza esta busca não soluciona o problema humano, e isso se torna evidente nas diferentes filosofias criadas durante as gerações para tentar dar a sua própria explicação sobre quem é Deus, e qual o futuro do homem.
Sabemos, contudo que todas as religiões, por mais diferente que sejam, compartilham de alguns fundamentos como; A existência de um ser supremo e a necessidade que o homem tem de se aproximar deste ser.
Creio que estes fundamentos são as origens mais remotas que temos do jardim do Éden, onde nossos pais se rebelaram contra Deus e passaram de geração em geração a história da queda e da necessidade de remissão da humanidade. (Gn 3:1-24)
O problema foi que uma geração caída, e constantemente em pecado e rebelde contra Deus, decidiu por diversas vezes criar o seu próprio caminho para a “redenção”, criando filosofias e deuses dos mais diversos.
Apesar disso sempre houve na história da humanidade uma raiz que permaneceu fiel ao Deus verdadeiro, guardaram e repassaram pelas suas gerações a doutrina correta acerca de Deus e da redenção da humanidade. Podemos hoje ter acesso a esta revelação através da Bíblia, e podemos comparar as doutrinas bíblicas com todas as demais filosofias e teorias religiosas existentes e comprovar a supremacia racional, ética, moral e espiritual das Escrituras frente a todos os demais ensinos religiosos existentes hoje.
Basta o estudo simples das sagradas Escrituras para conhecer o verdadeiro Deus e a sua verdade nela declarada. Nenhum outro livro, tratado religioso, revelação de qualquer natureza, consegue ofuscar a Bíblia e suas verdades.
Mas vou descrever as minhas conclusões sobre a leitura que fiz e separar as religiões existentes em três grandes grupos com suas origens: Místicismo, Brahmismo, e Heresias judaico-cristãs
Místicismo:
Este grupo de religiões são aquelas que não possuem um corpo doutrinário, nem eclesiástico, se baseia simplesmente em crendices e ritos com o objetivo de atrair sortes e bons fluidos. Deste grupo temos a astrologia, cartomancia, gnosticismo, Rosacrucianismo, taoísmo, entre outras.
Estas idéias tiveram suas origens no antigo Egito, na Babilônia, nos povos nórdicos e oriente como China e Japão.
Caracteriza-se por adoração a vários tipos de divindades ou idéias panteístas (onde Deus esta em tudo e todos, tudo faz parte de Deus).
Sabemos como a bíblia condena a consulta aos astros ou qualquer outro tipo de adivinhação. Levítico 19:26, Deuteronômio 18:11, Atos 16:16. A bíblia nos ensina que as bênçãos de Deus são reflexos de uma vida santa de obediência à sua palavra. Deuteronômio 28:2, 15, 45
Buscar nas coisas criadas meios para termos sorte é tentar criar um caminho diferente daquele que Deus criou para alcançarmos bênçãos, um caminho que exclui a obediência a Deus e coloca obediência a ritos e deuses.
Sem sombra de dúvidas estas religiões é uma rebelião contra o verdadeiro Deus.
Brahma e Veda:
Este grupo de religiões possui algumas doutrinas bem características como a doutrina da reencarnação, do karma e da evolução espiritual. São os maiores expoentes desta doutrina o Hinduísmo, o Budismo e o Espiritismo.
Suas bases estão em duas correntes filosóficas do século 6 a.C. denominadas Brahma e Veda. Estas filosofias propunham que todas as coisas criadas seriam espíritos em constante evolução, esta evolução se dava através das consecutivas reencarnações, e através do sofrimento promovido pelas consecutivas reencarnações o espírito iria se evoluindo até atingir o status de divino. Com estas bases surgiu inicialmente o Hinduísmo, que propunha um numero fixo de reencarnações em cada espécie animal que o espírito estaria sujeito até atingir o nível de humano e depois de consecutivas reencarnações o espírito chegaria ao nível de divino.
Buda meditando sobre a vida humana e seus sofrimentos, chegou à conclusão que o karma não haveria fim, sendo em si mesmo uma forma eterna de sofrimento e castigos, visto que viver gera dor e sofrimento, assim ao morrer e reencarnar o homem estaria novamente vivendo e sofrendo.
Então Buda propôs que o homem deveria procurar atingir o Nirvana, que seria meditar até atingir o grau de auto-aniquilação, assim desfazendo o ciclo do karma e conseguindo por si só a “salvação”.
Mais recentemente o espiritismo adotado por Alan Kardec segue a mesma filosofia brahmista da evolução espiritual através de reencarnações e karmas. Porém com uma influencia do cristianismo propôs a prática de boas obras como modo de evoluir-se e livra-se de futuros karmas.
Em tese toda a filosofia brahmista elimina por completo a culpa do homem pelo seu pecado contra Deus e a busca em Deus pela sua salvação. Afinal o homem deve salvar-se a si mesmo, ou através da prática constante de boas obras ou simplesmente das consecutivas reencarnações, ou ainda no caso do budismo, conseguindo sua auto-aniquilação através do nirvana.
Esta filosofia não goza de nenhum respaldo bíblico, muito pelo contrário, a bíblia inteira está repleta de doutrinas que atribuem a salvação ao processo de arrependimento e reconhecimento do Senhorio de Cristo (Marcos 1:15, Atos 2:38, Atos 3:19), afirma categoricamente que as boas obras não podem salvar ninguém (Romanos 11:6, Efésios 2:5-8, Gálatas 5:4), e ainda elimina por completo a idéia de reencarnação ao afirmar que “ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disto o juízo.” Hebreus 9:27
Heresias judaico-cristãs:
Este grupo de religiões são aqueles que, apesar de terem na bíblia algumas de suas características se desviaram por completo dos ensinos bíblicos e se fundamentam em outros livros ou revelações fora da bíblia, temos neste grupo os expoentes mais clássicos como: Islamismo, Catolicismo Romano, e mais recentemente os Neopentecostais.
O Islamismo nasceu das idéias de Maomé, reconhecem as pessoas de Moisés e Jesus como profetas, mas não foram por eles que veio a maior das revelações e sim de Maomé, têm como livro sagrado o alcorão. Apesar de reconhecerem os escritos de Moisés e de Jesus, adotam doutrinas completamente contrárias à bíblia, como a bigamia, a jihad (guerra santa), o suicídio, uma idéia de paraíso totalmente fora dos padrões bíblicos.
O catolicismo romano por sua vez, apesar de ter a bíblia como seu livro sagrado, declara publicamente que a sua tradição possui o mesmo valor que a bíblia, contudo na pratica a tradição possui um valor muito maior do que a bíblia, visto que adotam práticas claramente condenadas na bíblia sob o pretexto de estarem seguindo a sua tradição. Práticas como veneração a santos, cultos a imagens, celibato sacerdotal, adoção de sacrifícios (a hóstia é o corpo de cristo, portanto uma repetição do sacrifico de Cristo), infalibilidade papal, entre tantas outras doutrinas claramente contrárias aos ensinos bíblicos.
Mais recentemente os chamados Neopentecostais têm adotado teologias embasadas unicamente em experiências ou revelações pessoais de pastores e líderes. Teologias como a teologia da prosperidade tem arrastado multidões a realizar contribuições em dinheiro para as igrejas. Percebe-se nestas igrejas um baixo nível de estudo bíblico e seus sermões são embasados em revelações ditas “espirituais” de libertação, prosperidade e experiências espirituais que pouco se pode explicar sobre elas.
Fato é que o próprio Jesus advertiu que viriam muitos falsos mestres e muitas falsas doutrinas que se pudessem enganariam até mesmo os escolhidos, por isso a importância de se conhecer e aprofundar seus conhecimentos na bíblia.
Vivemos dias em que religiões não se propõem mais a “religar” o homem a Deus, mas sim a desviar de seus caminhos. Tantas filosofias e crenças que não são fundamentadas na Palavra de Deus e tem enganado a tantos. Como podemos nós reconhecer o caminho correto? Basta conhecer a bíblia e se aplicar ao seu estudo, pois nela encontramos descrito o plano e o propósito de Deus para a humanidade. Qualquer doutrina ou filosofia que não esteja de acordo com a Palavra de Deus não pode ter vindo de Deus.

Comentários