O que é Emunah?


A palavra Emunah aparece na bíblia pela primeira vez em Habacuque, onde encontramos o seguinte texto:
"Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé (emunah) viverá." Habacuque 2:4
A importância deste versículo pode ser medida pelas citações a ele no Novo Testamento, onde encontramos:
"É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;" Gálatas 3:11
"Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." Romanos 1:17
"Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." Hebreus 10:38
Apesar de encontrarmos nestes textos a palavra grega "pistis" temos que considerar que na mente dos escritores do Novo Testamento, ao citar este texto, o que lhes vinham à memória era a palavra em hebraico "emunah".
Assim, se queremos entender melhor o que estes homens queriam ensinar sobre a fé, como meio de alcançarmos a Graça de Deus, devemos nos ocupar em entender o significado de "emunah".
Emunah deriva de outra palavra hebraica: "aman". É justamente essa palavra que encontramos em Genesis 15:6, onde lemos:
"E creu (aman) Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça." Gênesis 15:6
Outro detalhe interessante é que do mesmo radical da palavra "aman" temos formadas as palavras "emet" e "amar".
"Emet" é a palavra usada para "VERDADE" enquanto que "amar" é a palavra usada para "dizer", "falar" ou "proclamar".
Essas associações são interessantes e sugestivas.
Atualmente usamos a palavra "Fé" para indicar, na maioria das vezes, a confiança à práticas religiosas. Mas analisando melhor o contexto das Escrituras vamos aprender que "Fé" é muito mais que isso.
Vamos entender melhor isso nas palavras do escritor de Hebreus:
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem." Hebreus 11:1
Segundo o escritor aos Hebreus a "Fé" é a "certeza", "convicção", "firmeza" de fatos que ainda se espera.
Isso pode parecer estranho porque a definição de "fato" é algo que tem um lugar definido no tempo e no espaço, portanto, em um primeiro momento, não parece lógico um "fato" que ainda não ocorreu.
Aqui temos uma importante definição sobre "Fé". A "Fé" é quando creditamos o peso de VERDADE a algo ou alguém, considerando as afirmações deste algo ou alguém como um "fato" indiscutível, independente deste fato ainda não ter acontecido, ou estar em um passado longínquo.
Assim, a "Fé" remove todas as dúvidas, e apesar de ser transcendente, não é irracional, pelo contrário, com o conhecimento essa "Fé" pode ser aumentada e aperfeiçoada. Por isso Paulo nos ensina:
"Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo." Romanos 10:17
Mas como a "Fé" pode ser o meio para alcançar a Salvação?
A bíblia não faz distinção entre "Fé" para salvação, ou "fé" para se alcançar uma cura, não existe isso nas Escrituras. Na Palavra de Deus encontramos apenas "Fé".
A questão é que ao depositar Fé na Salvação apresentada pelas Escrituras temos por certo e plenamente verdadeiro as condições que envolvem o Evangelho.
Ao depositar "Fé" na Palavra de Deus, estamos convictos de nossos pecados e culpas, e de nossa incapacidade de nos redimir com nosso Criador, estamos convictos do Amor de Deus ao nos chamar ao arrependimento nos dando Seu Filho, e diante dessa convicção, que temos por "fato", ou "VERDADE ABSOLUTA", somos impelidos a viver com "FIDELIDADE" a tudo o que a Palavra nos exige, tanto em nossa conduta, como em nossas expectativas.
E é por isso que Jesus diz:
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." João 14:21
Aquele que deposita a "Fé" em Deus não tem dificuldade alguma em procurar obedecer aos mandamentos e servir a Deus, pois a "Fé" leva à "FIDELIDADE". Não há nenhuma contradição quando se entende os fundamentos da FÉ.
O oposto disso é o Legalismo, que condiciona a Salvação através de práticas religiosas por força ou imposição, e não por fruto da Fé.
Também a "Fé" deve gerar uma "Esperança" firme e convicta, que nos norteia e consola.
Outro aspecto importante a ser destacado é a similaridade entre as palavras em hebraico "aman" e "amar" (crer e proclamar). Ambas possuem o mesmo radical, e encontramos o apóstolo ensinando:
"pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." Romanos 10:10
Assim percebemos que a confissão e o testemunho são inerentes à Fé. Quando depositamos a Fé em nosso Deus nos tornamos arautos de seus feitos. E nisso concorda o Messias quando diz:
"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." Lucas 6:45

Portanto, se tem ouvido a Palavra de Deus, busque aperfeiçoar em seu coração a "Fé" correta, que será a verdadeira balança em seu coração, para amar e aplicar em sua vida os princípios da Vontade de Deus, expressa em seus mandamentos.

Comentários

Postar um comentário