O poder do Evangelho!


Falar que o homem é pecador e falho é como “chover no molhado”! Se existe algo que é de pleno consenso entre todos os homens é a sua falibilidade.
Todos nós temos consciência de que erramos, tanto que foi estabelecida até uma lei no dito popular: “Errar é humano”.
De fato errar é próprio do ser humano. Nós erramos de diversas formas, e em diversos momentos, e mais, todos os homens tem a noção de que precisam ser melhores. Precisam ser melhores pais, melhores filhos, melhores profissionais, melhores amigos, e etc.
Portanto ninguém em sã consciência tem dificuldade de reconhecer que erra em muitos aspectos da sua vida, e que pode e precisa melhorar em diversos aspectos da vida também.
O problema é que esse reconhecimento por si só é incapaz de transformar o homem em sua essência. Por mais que o homem reconheça suas falhas e empenhe forças em promover mudanças, essas mudanças são pontuais e periféricas, o coração do homem continua ainda inclinado para o mal, e por vezes abandonamos alguns vícios para dar lugar a outros vícios.
Outro ponto é que esse reconhecimento não leva ao entendimento da real gravidade de nossos erros morais diante de Deus. Pelo contrario, o sentimento que se tem é que este reconhecimento de depravação do gênero humano tem levado as pessoas a um estagio de conformismo.
As pessoas não creem nas graves consequências de seus pecados, porque o pecado é comum aos seres humanos.
Entenda que não é porque todos os homens pecam que o pecado tem uma implicação menor. Pelo contrario, o fato de todos sermos pecadores nos coloca a todos na mesma situação de condenados diante da justiça de Deus.
Por isso a bíblia afirma:

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Romanos 3:23

É justamente neste contexto que a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo se torna poderosa!
Entenda que a mensagem do evangelho não consiste em acusar o homem de seus pecados. Se você é cristão, e tem pregado o evangelho enfatizando apenas a culpa e o pecado do homem, desculpe-me, mas você não está pregando o Evangelho.
O Evangelho de Cristo é a boa notícia de que Cristo pagou o preço de nossos pecados para que obtivéssemos através dEle o perdão e a reconciliação com o Pai.
Esta obra de salvação, que só poderia ser realizada por Cristo, e que foi cumprida cabalmente na cruz, é apenas o inicio, a introdução da maravilhosa graça que temos de Deus através de seu Filho.
Porém, a obra de Cristo não se limita em apenas pagar o preço de nossos pecados, mas também em nos dar aquilo que necessitamos para que aquela mudança na essência do coração do homem seja alcançável.
Vimos que o homem é capaz de reconhecer seus erros e desejar aplicar em sua vida mudanças. Mas sabemos que por suas próprias forças o homem é incapaz de mudar seu coração.
Mas a promessa que temos em Cristo é que nEle, podemos ser feitos Novas Criaturas! E para entender essa promessa é necessário voltarmos ao profeta Jeremias que diz:

“Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.” Jeremias 31:31-34

Veja que nessa profecia está prometida uma Nova Aliança, onde Deus escreveria no coração do homem a sua Lei, e que não haveria mais a necessidade de um irmão ensinar ao outro sobre o Senhor, porque todos o conhecerão, e nunca mais haveria memória dos pecados do homem.
Esta profecia aponta para um dia vindouro, um período que a humanidade ainda não conheceu. Toda a vez que você ver nas profecias a expressão “Eis que vêm dias” ou “Naqueles dias” ou ainda “No Dia do Senhor”, todas estas expressões se referem a um futuro, quando a história como a conhecemos será drasticamente mudada.
O Dia do Senhor chegará, e novamente Ele regerá as nações com “vara de ferro”. E para estes dias está profetizado o estabelecimento eterno da Nova Aliança.
A Nova Aliança foi inaugurada com Cristo quando Ele mesmo disse:

“E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” Mateus 26:27-28

Mas essa Nova Aliança, que começou com a cruz de Cristo, chegará à sua plenitude apenas no Dia do Senhor, no Dia da sua Volta. No entanto, hoje a mensagem do Evangelho tem chamado homens e mulheres a participarem dessa Nova Aliança em Cristo.
Perceba que nesta Nova Aliança não é o homem que promove a mudança em seu coração, mas é Deus quem escreve suas Leis no coração do homem, e é Deus quem não mais se lembrará de nossos pecados. Ainda, no profeta Daniel, nós temos uma visão ainda mais linda sobre o que acontecerá com o pecado do homem:

“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.” Daniel 9:24

Literalmente o pecado será extirpado de nossas vidas, teremos uma nova natureza, incorruptível, sem a menor possibilidade de cometer pecados.
No entanto, apesar de ser plena apenas no Dia da volta de Cristo, essa transformação já pode começar a ser experimentada aqui e agora, através do Espírito Santo de Deus que foi outorgado à Igreja.
Paulo nos explica isso da seguinte forma:

“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:18-23

É muito importante entendermos as palavras de Paulo neste contexto. Em nenhum momento Paulo está dizendo que a Lei é ruim, ou que não devemos obedecer a Lei, mas Paulo está ensinando que aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus não estão debaixo da Lei, ou, subjugado pela Lei.
Em sua carta aos Gálatas, Paulo repreende aqueles que vinculavam a salvação à sujeição ao judaísmo. Vemos este problema sendo extensamente discutido em Atos 15, e a afirmação principal dos judaizantes era:

“Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.” Atos 15:5

Existiam cristãos no meio da Igreja que ainda estavam querendo promover a mudança no interior dos corações pela força da Lei, e não pela Nova Aliança.
A bíblia ensina que é impossível ao homem mudar o seu próprio coração, e que essa mudança é fruto do Espírito Santo:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Gálatas 5:22-25

Em outras palavras o que Paulo está dizendo é que, aquele que está fazendo parte da Nova Aliança, tem o Espírito de Deus, que produzirá como fruto na vida do crente o amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. As práticas motivadas por esses novos atributos produzirão atos que concordam com a Lei e não ferem a Lei.
E Paulo completa dizendo que os que são de Cristo não vivem conforme suas paixões e desejos, mas vivem em conformidade com o Espírito.
Ou seja, ao ingressar na Nova Aliança, o Espírito Santo de Deus opera no cristão aquela transformação em sua essência, que era impossível ao homem produzir em si mesmo, conformando-o à Lei de Deus.
Assim, o cristão não deve buscar a Lei para ser salvo, mas pratica a Lei porque é salvo!
Este processo denominado de santificação é possível graças à aceitação do Evangelho de Cristo, e é a única evidência sólida de salvação:

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” Hebreus 12:14

No que compreende então a mensagem do Evangelho?
O Evangelho de Jesus Cristo vem nos convidar ao arrependimento de nossos pecados, e a nossa rendição de nosso ímpeto de queremos nos justificar a nós mesmos, através de práticas ou obras, pois é impossível que o homem corrompido possa mudar seu coração, e com este arrependimento, e essa rendição, sujeitar-nos unicamente a Ele para termos apenas nEle a esperança das promessas da Nova Aliança profetizada pelos profetas.
A mensagem do evangelho é poderosa porque ela apresenta que apenas em Cristo podemos ser feitos Novas Criaturas. Que apenas por Sua Obra podemos ser justificados e santificados, e apenas confiando nEle podemos ter esperança.
O Evangelho nos ensina que Jesus, sendo Deus, fez-se como um de nós. E sendo o Deus Santo e o Homem Puro se entregou em sacrifício para que se cumprisse a Justiça de Deus: O Filho do Homem pagando pelos pecados da humanidade. E ressuscitou ao terceiro dia, provando a todos que ele é quem disse ser: O Filho de Deus. E nos convida agora a depositar nEle a nossa fé para termos a esperança de nos tornarmos participantes da Nova Aliança, tendo uma nova natureza, e sendo transformados pelo seu Poder.
Por isso o Evangelho te convida hoje a arrepender-se de seus pecados, e render-se ao único que pode te tornar participante da Nova Aliança!



Comentários