O Véu rasgou-se.


"E rasgou-se ao meio o véu do templo." Lucas 23:45
Será que entendemos corretamente este evento relatado pelo evangelista?

O que havia atrás do véu?

Atrás daquele véu estava a arca da aliança. Uma caixa de madeira de acácia, revestida de ouro por dentro e por fora, que guardava os símbolos da Aliança de Deus com seu povo Israel.

Na arca estavam as tábuas da Lei, contendo os dez mandamentos, um pote com o Manah, e a vara de Arão que florescera.

As tabuas da Lei apontam para a Lei, mandamentos que são os termos da Aliança de Deus com Israel. O Manah tipifica a provisão e o sustento, Israel deveria depender de Adonai. E a vara de Arão aponta para o sacerdócio levítico.

Por cima da arca estava a tampa do propiciatório. Segundo a tradição judaica há sete coisas que já existiam antes da criação, dentre essas sete coisas encontramos o propiciatório.

O propiciatório é a disposição de Deus em perdoar os pecados da humanidade. Portanto, quando lemos na Torah que Adonai ordenou a Moisés fazer uma tampa que tipificava o propiciatório, e colocá-la sobre a arca, nós aprendemos que as alianças de Deus com Israel estão guardadas pela disposição de Adonai em perdoar os pecados de seu povo.

Mas este propiciatório não estava acessível. Ele na verdade estava oculto por um véu. E só era possível acessar o propiciatório com sangue nas mãos. Somente no dia de Yom Kippur o sumo sacerdote atravessava o véu com uma bacia nas mãos, contendo sangue de bode e de cordeiro.

Quando Jesus, no dia 14 de Abib (preparação da Pessach), se entrega na cruz como o sacrifício perfeito para expiação de nossos pecados o véu é rasgado, e o propiciatório então é exposto. Ou seja, todos podem ter agora acesso ao perdão de Adonai, através do sangue do sacrifício perfeito.

Mas não somente isso, ao mesmo tempo em que temos acesso ao propiciatório, temos acesso a tudo aquilo que o propiciatório guarda, ou seja, temos acesso às alianças de Deus com seu povo.

Pela Nova Aliança podemos ter a Lei de Deus escrita em nossos corações, podemos ter acesso ao sustento de Adonai guardada a seus filhos, e podemos também ministrar como sacerdotes do Altíssimo entre as nações testemunhando do Filho de Deus, seu Reino e Sua Justiça.

Por isso:
"tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu." Hebreus 10:19-23

Comentários