Uma ou duas leis?

"Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." Romanos 8:2

Será que Paulo estava falando de duas leis? Uma de Espírito e vida e outra de pecado e morte?

Não, Paulo está falando da mesma Lei.

Mas como que uma mesma Lei pode ter ações tão diferentes? Em determinado momento produzindo morte e em outro produzindo vida?

Primeiro devemos entender o que Paulo disse alguns versos antes:

"Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado." Romanos 7:14

"E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom." Romanos 7:12

O problema não está na Lei, mas sim em nossa natureza carnal e corrompida. 

Tão corrompida que, quando não está transgredindo-a, está usando-a para um propósito mau e opressor, através do legalismo.

O problema da natureza carnal é tão grave, que a única solução para ela é a morte. Por isso Paulo continua seu discurso dizendo:

"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." Romanos 8:13

As obras do corpo, a natureza carnal, ou o pecado, são transgressões à Lei de Deus. E Cristo morreu na cruz para nos salvar não da Lei, mas dos nossos pecados.

Ao morrer na cruz, fazendo a expiação de nossos pecados, Jesus concedeu o seu Espírito a todos os que nEle confiam, para que através do Espírito fossemos santificados, tendo a Torá escrita em nossas mentes e corações.

Assim, pela força de nossa carne, a Torá apenas produzirá em nós morte e condenação, pois é impossível à nossa carne se sujeitar à Torá. Mas ao sermos renovados pelo Espírito de Adonai, as obras de nossa carne são mortificadas, e a Torá produz em nós Vida e Paz.

Ou seja, só é possível ao homem obedecer plenamente a Torá, se ele estiver plenamente cheio do Espírito de Deus. 

E não é possível a alguém cheio do Espírito de Deus andar distante dos ensinos da Torá.

É o Espírito do Eterno que nos capacita a viver em amor ao próximo, a guardar nosso coração da cobiça, a fugir da lascívia. 

Por isso, duas coisas são necessárias para aqueles que desejam servir à Deus; ser cheio do Espírito Santo, e conhecer os princípios da Torá.

Que o Eterno esteja movendo em nossos corações o desejo ardente pela sua Palavra, ungida e ensinada pelo Espírito Santificador.

Comentários