Intercessão de um justo.


Quando se fala em justificação pela fé, logo pensamos em Abraão, e sobre o que foi dito a respeito dele:

"Abraão creu em Adonai, e isto lhe foi creditado como justiça" Gênesis 15:6.

E com base nisto, muitos confiam serem salvos em Deus, unicamente por terem fé em Deus.

Não tenho dúvidas de que o indivíduo só pode ser salvo se tiver fé em Deus, mas há na vida de Abraão ações que evidenciam sua fé, o que, por si, já é muito diferente da conotação de "fé" usualmente utilizada em alguns meios cristãos.

Infelizmente, os cristãos da atualidade utilizam a expressão "salvação por fé" para se esquivarem da responsabilidade de obedecer aos mandamentos. Como se o objetivo de suas vidas fossem apenas fugir do inferno, e não servir ao Eterno.

Abraão de fato creu em Deus, e por isso mesmo saiu de sua terra, do meio de sua parentela, e foi em direção a uma terra desconhecida. Mas, pior do que desconhecida, habitada por povos bárbaros, violentos, depravados. Os cananeus eram pessoas que ninguém gostaria de ter por vizinhos.

Em Gênesis 19 temos o relato do que alguns desses habitantes pretenderam fazer aos anjos enviados até Ló:

"Mas antes que se deitassem, cercaram a casa os homens da cidade, isso é, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e, chamando a Ló, perguntaram-lhe: Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os cá fora a nós, para que os conheçamos" Gênesis 19:4-5

Sim, os moradores de Sodoma queriam estuprar os anjos.

Mas, o mais notável na vida de Abraão, nós vemos no capitulo anterior. Abraão sabendo que o Eterno estava prestes a visitar a iniqüidade de Sodoma, e prevendo que algo ruim estava prestes a acontecer, Abraão começa a interceder em favor dos habitantes de Sodoma e Gomorra.

E a intercessão chegou a tal ponto que Abraão colocou sua própria vida em risco, ao interpelar junto ao Eterno em favor dos pecadores:

"Abraão aproximou-se dele e disse: "Exterminarás o justo com o ímpio? E se houver cinqüenta justos na cidade? Ainda a destruirás e não pouparás o lugar por amor aos cinqüenta justos que nele estão? Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? "
Respondeu o Senhor: "Se eu encontrar cinqüenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles".

Mas Abraão tornou a falar: "Sei que já fui muito ousado a ponto de falar ao Senhor, eu que não passo de pó e cinza. Ainda assim pergunto: E se faltarem cinco para completar os cinqüenta justos? Destruirás a cidade por causa dos cinco?"
Disse ele: "Se encontrar ali quarenta e cinco, não a destruirei".
"E se encontrares apenas quarenta?", insistiu Abraão. Ele respondeu: "Por amor aos quarenta não a destruirei".
Então continuou ele: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar. E se apenas trinta forem encontrados ali?"
Ele respondeu: "Se encontrar trinta, não a destruirei".
Prosseguiu Abraão: "Agora que já fui tão ousado falando ao Senhor, pergunto: E se apenas vinte forem encontrados ali?"
Ele respondeu: "Por amor aos vinte não a destruirei".
Então Abraão disse ainda: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados?"
Ele respondeu: "Por amor aos dez não a destruirei". Gênesis 18:23-32

Mas o que levou Abraão a tal ponto, de talvez atrair sobre si a ira do Eterno ao interpelar em favor de um povo tão perverso?

Foi a fé de Abraão em seu chamado que o motivou a ir neste sentido. Quando o Eterno o chamou, foi dito a Abraão:

"Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e VOCÊ SERÁ UMA BÊNÇÃO." Gênesis 12:1,2

Abraão acreditou em seu chamado, de ser uma bênção para outras pessoas. Por acreditar que este era o propósito do Eterno para a sua vida, não teve dúvidas em interceder por um povo tão cruel.

Este é o verdadeiro sentido do crer de Abraão: acreditar fielmente em Deus e em seu propósito, e por isso obedecer aos seus mandamentos.

Não há crença sem obediência, nem fé sem fidelidade.

O Eterno nos abençoe.

Comentários