A Graça e a Verdade


 

"Pois a Torá foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo." João 1:17

 

O atributo mais proeminente do Eterno nas Escrituras é a sua Graça. Podemos constatar isso em Êxodo 34:6-7, quando o Eterno proclama seus atributos a Moisés, no momento de profunda revelação de sua Pessoa a um ser humano.

 

E é justamente este trecho da Torá que João está a citar, ao dizer que a Torá veio por meio Moisés, mas a Graça e a Verdade por meio de Yeshua.

 

"Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: ADONAI, ADONAI Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em GRAÇA e VERDADE; que GUARDA a GRAÇA em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração." Êxodo 34:6,7.

 

Esse trecho da Torá afirma que o Eterno é grande em Graça e Verdade. E, no judaísmo, isto é muito interessante por causa de um detalhe: O oposto da Graça é a Verdade.

 

Sim, quando falamos de Graça, falamos do atributo do Eterno de ser complacente e misericordioso, não imputando em nós a culpa, mas perdoando nossos pecados. E quando falamos em Verdade falamos na retribuição do Eterno aos atos praticados.

 

Assim, quando recebemos o perdão do Eterno, recebemos de sua Graça, e quando recebemos do Eterno o resultado de nossas ações, sejam elas boas ou más, estamos recebendo a Verdade relativa a nossos atos.

 

Portanto, dizer que o Eterno é grande em Graça e em Verdade, consiste em afirmar que o Eterno tem tanto o poder para Perdoar, e o faz com grandeza, ao mesmo tempo em que também tem poder e autoridade para trazer juízo sobre os pecadores, o que também faz com grandeza.

 

Por isso no verso 7 encontramos que ele "perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado;" ao mesmo tempo em "que ao culpado não tem por inocente".

 

Mas há outro detalhe interessante neste trecho da Torá. Aqui diz expressamente que o Eterno "GUARDA a GRAÇA em milhares". A idéia que o texto em hebraico transmite aqui é de que, uma Graça superior, a que tem a capacidade de "perdoar a iniqüidade, e a transgressão e o pecado" de milhares, estava guardada em Deus.

 

É este o ponto que João está revelando em seu Evangelho. A Graça que estava guardada em Deus foi manifestada a nós através de Yeshua!

 

"a graça e a verdade vieram por intermédio de Yeshua HaMashiach" João 1:17b.

 

Yeshua fez a expiação pelos nossos pecados. Ele se fez homem, e como homem morreu a morte dos homens. Recebeu em sua carne a condenação dos pecados da humanidade, e por ter sido justo ele ressuscitou, podendo agora usar de Graça e de Verdade para com todos.

 

A Graça que estava anunciada na Torá, e guardada em Deus, manifestou-se a nós através do Filho, a quem o Pai constituiu Senhor e Juiz de toda a terra.

 

Assim, por meio de nossa confiança no Filho de Deus, podemos ter perdão de nossos pecados. Essa é a Graça de Deus em nossas vidas.

 

Mas não podemos parar na Graça!

 

De fato a Graça é muito importante, afinal, sem ela nós não temos nada. A Graça é o favor do Eterno, e o ponto de partida para nossa caminhada com o Eterno.

 

Mas não podemos nos esquecer da Verdade!

 

Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, sem Deus e sem esperança no mundo. Mas ao receber a Graça de Deus, recebemos seu favor, uma oportunidade para viver de forma diferente, não conforme nossos pecados, mas conforme a justiça que vem de Deus.

 

O fato de sermos alcançados pela Graça do Eterno nos faz ainda mais responsáveis por andar em conformidade com a sua Vontade. Afinal, se cremos que Ele é nosso Senhor, devemos viver como tal. A sua Vontade deve ser nossa obrigação.

 

Veja como o Novo Testamento apresenta essa verdade:

 

"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com o Messias (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus PARA AS BOAS OBRAS, as quais Deus preparou para que ANDÁSSEMOS NELAS." Efésios 2:1-10

 

Veja que o apóstolo alerta que a Salvação é Graça de Deus em nossas vidas, não pode ser comprada por atos de bondade. Mas uma vez sendo alcançados pela Graça, devemos andar em Verdade, em prática de Boas Obras. E boas obras são ações em conformidade com a Torá.

 

Yeshua morreu na cruz para nos livrar de nossos pecados, e não para nos dar um salvo conduto para continuarmos vivendo em pecado.

 

Ele nos concedeu sua Graça, mas nele também está a Verdade, e segundo as palavras do Messias, todos nós seremos julgados conforme nossas obras.

 

"Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras." Mateus 16:27

 

Por isso não podemos desprezar a Torá.

 

A Torá é a instrução do Eterno para nós vivermos de maneira a produzirmos boas obras. Ela é a Verdade que ilumina nossos passos, e nos mostra o caminho da justiça.

 

Exatamente por isso que Yeshua nos alertou:

 

"Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?" João 5:46,47.

 

e

 

"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:31,32.

 

Que o Eterno nos abençoe!

 

#Graça #Chessed

#Verdade #Emet

#Torá #Yeshua

#Rei #Senhor #Juiz

Comentários