Do candelabro ao incenso.

Na porção desta semana, Êxodo 27:20 a 30:10, encontramos o Eterno ordenando que os filhos de Israel tragam o azeite para a Menorá, a fim de manter a lâmpada acessa continuamente. 

Também encontramos uma extensa e detalhada ordenança a respeito das vestes sacerdotais, bem como o rito de consagração do sacerdote. E termina com a ordem para construção do altar de incenso.

Existe uma fina relação entre esses três enfoques que a Torá nos apresenta.

A Menorá era um candelabro de sete braços, que ficava dentro do Tabernáculo, na parte conhecida como "Santo Lugar". Neste lugar ficava também a mesa com os pães da proposição, e o altar de incenso. 

A única fonte de luz dentro do "Santo Lugar" era a Menorá. 

A ordem era para que os filhos de Israel trouxessem azeite puro para manter a lâmpada acesa continuamente. Enquanto os filhos de Arão, o sacerdote, deveriam conservar as lâmpadas da Menorá em ordem, e acessas.

Isto nos reporta a uma verdade que tem sido negligenciada: a nossa responsabilidade por manter acessa em nossos corações a chama da fé.

São várias as advertências que encontramos de Yeshua para nos mantermos firmes até o fim. Porém, os meios cristãos ensinam apenas que basta você crer que tudo o mais Ele fará.

Sim, eu creio que não podemos nada sem Yeshua, aliás, essas são as palavras dEle em João 15:5. Mas o fato de crer que Ele fará tudo o que eu não consigo fazer, para que a fé em mim produza frutos, não elimina a minha responsabilidade de fazer tudo quanto posso para manter acessa a fé em mim.

Veja o que Yeshua ensina:

"Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!" Lucas 11:9-13.

É minha responsabilidade buscar, orar, clamar, estudar a Torá, desejar ser cheio do seu Espírito. É minha responsabilidade levar o azeite para o meu tabernáculo.

Yeshua, que é o nosso Sumo Sacerdote, irá limpar os cinzeiros das lâmpadas, trocar os pavios chamuscados, abastecer com óleo as lâmpadas, para que a Menorá nunca se apague.

Ele irá nos aperfeiçoar, ajudar em nossas fraquezas, fortalecer-nos sobrenaturalmente nos momentos de tribulação, abastecendo nossa fé e cuidar para que estejamos cada dia mais cheios de seu Espírito.

Não é por menos que esta porção fala tanto acerca do Sumo Sacerdote.

Yeshua é o nosso Sumo Sacerdote, e é Ele quem leva nossos nomes em seus ombros e em seu coração. Ele quem tem o controle de nossa sorte(Urim e Tumim era carregado no peitoral do Sumo Sacerdote), Ele quem fez a expiação dos nossos pecados, e por meio de suas mãos recebemos as bênçãos.

Mas esta porção termina falando sobre o altar do incenso, onde o Sumo Sacerdote queimava o incenso Todos os dias. O livro de Apocalipse revela que o incenso é as orações dos santos:

"Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;" Apocalipse 5:8.

Creio que o desejo de todo o servo de Deus é ter suas orações recebidas pelo Eterno. Mas qual o segredo para que isso aconteça?

Ter Yeshua como o Messias, e estar compromissado com a primeira ordenança: "trazer azeite puro para manter uma lâmpada acessa continuamente".

Que o Eterno nos abençoe.

Comentários