O Nome do Eterno.

O capítulo 6 de Êxodo é muito interessante por uma razão especial. É o capítulo que aborda a respeito do Nome do Eterno. 

Na Torá, vários nomes são atribuídos à Deus, e cada nome tem um significado, ligado a um aspecto da obra e do caráter de Deus. 

Porém, há um Nome especial, que é dado neste capítulo como o Nome do Eterno. Este nome é escrito em hebraico como: יהוה.

A pronúncia deste nome foi perdida ao longo dos séculos. Os judeus evitaram de pronunciar o Nome após a deportação para a babilônia, para evitar que o Nome Santo de Deus fosse profanado pelos pagãos.

Assim, toda a vez que no texto sagrado aparece o Nome יהוה, o leitor pronuncia "Adonai", ou "HaShem". As traduções João Ferreira de Almeida seguem a mesma linha, e quando encontra o Nome יהוה, na tradução aparece a palavra "Senhor". (Adonai em hebraico é Senhor).  

Mas qual a importância deste Nome, visto que não sabemos nem a sua pronúncia. 

Quando o Eterno visita a Moisés numa sarça ardente, no capítulo 3 de Êxodo, Moisés pergunta com qual Nome o Eterno se manifestaria aos filhos de Israel.

O Eterno responde:

"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU (ehie asher ehie). Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU (ehie) me enviou a vós.
E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: יהוה (Adonai) Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração." Êxodo 3:13-15.

O Eterno começa respondendo com um termo estranho "ehie asher ehie", que é traduzido em nossas bíblias como "Eu Sou o que Sou". Na verdade, a tradução literal desta frase é "Serei o que Serei". E depois diz que יהוה é o seu Nome, e por este Nome ele seria conhecido de geração em geração.

Os israelitas sabiam que, os vários nomes atribuídos a Deus durante a vida dos patriarcas, estavam relacionados com sua obra. Ao responder "Serei o que Serei", o Eterno estava dizendo que Ele seria aquilo que Israel necessitaria dEle. O Nome יהוה está associado à Graça de Deus, em prover aquilo que necessitamos dEle. 

O capítulo 6 demonstra isso de forma ainda mais clara, dizendo que Deus libertaria Israel da opressão do Egito: 

"Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou יהוה (Adonai).
E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso (El Shadai); mas pelo meu nome, יהוה (Adonai), não lhes fui perfeitamente conhecido.
E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou יהוה (Adonai), e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o יהוה (Adonai) vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios; e eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o יהוה (Adonai).
Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão." Êxodo 6:2-9.

O Eterno faz promessas maravilhosas associadas ao seu Nome. Promete libertar Israel da escravidão do Egito. Promete tomar Israel por seu povo. Promete trazer juízo sobre os egípcios. Promete dar a Israel a herança prometida aos patriarcas. Promete a Israel uma aliança.

Mas há um detalhe importante no verso 9. A Torá diz que mesmo após essas promessas, os israelitas não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito ao qual estavam vivendo. 

Mesmo assim Deus cumpriu a sua promessa, e com mão forte, e poderosa manifestação de juízo sobre o Egito, promoveu a liberdade esperada. 

O Nome do Eterno também está associado à longanimidade do Eterno. 

O povo de Israel estava em uma amargura de espírito tão grande, que estavam descrentes de que algo de bom poderia ser efetivamente feito para eles. 

Deus conhecia os corações e o sofrimento de seu povo. E mesmo diante da descrença, atuou em favor de seu povo, porque entendeu seu sofrimento.

E não é assim que ele faz conosco?

Em situações graves que enfrentamos, quando achamos que nada de bom pode ser feito em nosso favor, é que o Eterno manifesta sua Graça, opera o seu milagre, nos constrange com seu amor.

Por isso, confie em Deus. Seu Nome é יהוה, e por este Nome ele tem operado maravilhas em favor daqueles que por ele clamam. 

O Eterno nos abençoe!

#Parasha #Vaera
#NomedeDeus #Graça

Comentários