T'rumah

A parashá desta semana começa em Êxodo 25, e vai até o capítulo 27 verso 19.

Esta parashá fala basicamente sobre os principais elementos do Tabernáculo, que era a tenda onde aconteceria o culto a Adonai.

Alguns pontos são bem relevantes logo no início desta parashá. No verso 8 do capítulo 25 o Eterno diz:

"E me farão um santuário, e habitarei no meio deles." Êxodo 25:8.

A expressão usada no hebraico neste verso denota o sentido de que o Eterno habitaria "dentro deles", ou seja, o propósito da construção do Tabernáculo era de que o Eterno habitasse dentro de cada israelita.

Este é o sentido mais exato do propósito do culto a Adonai: tê-lo habitando em nossos corações.

Atualmente, o culto que oferecemos ao Eterno, em nossas igrejas ou sinagogas, seguem uma liturgia muito diferente daquela dada para ser ministrada no Tabernáculo.

Isso se deve a vários motivos, dentre eles, e o principal, é de que a liturgia estabelecida pela Torá só poderia ser aplicada ao Templo, que foi destruído em 70 d.C.

No entanto, mesmo seguindo uma liturgia própria, o culto ao Eterno deve ser aquele em que, o propósito fundamental seja ter Adonai habitando dentro do coração de cada crente, através do seu Espírito.

Outro ponto muito importante que encontramos logo no início desta parashá, e que dá a ela seu nome, é a T'rumah.

"Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada." Êxodo 25:2

T'rumah (oferta alçada ou voluntária) é a base do culto ao Eterno.

Adonai pediu que Moisés recolhesse uma oferta voluntária, de todo o israelita que se sentisse movido interiormente a isso, para que desta oferta fosse construído todas as peças do Tabernáculo.

O culto aceitável ao Eterno é aquele que nasce de um coração voluntário, que o busca por estar movido voluntariamente a isto.

É necessário que, aquele que deseja oferecer seu culto a Adonai, deseje fazê-lo não por medo, necessidade, obrigação ou terror. Mas que o faça por desejar honrar a Adonai.

Yeshua deixa isto claro quando diz:

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." João 14:21

Obedecer à Deus naquilo que Ele tem nos ordenado é a melhor forma de cultuá-lo. E quando o fazemos de forma voluntária, como nos ensina a Torá, e como nos ensina Yeshua, então, aquele propósito que vimos (o Eterno habitando dentro de nós) se cumpre como prometeu Yeshua:

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." João 14:23

O Eterno nos abençoe!

#Parashá #Trumah
#Culto #Tabernáculo
#Morada #Obediência

Comentários