O que o Eterno pede de ti?

Essa é a pergunta que muitas religiões tentam responder, oferecendo como resposta suas teologias. O poder das religiões está justamente no anseio de nossa alma por esta resposta. O que Deus pede de mim?

Enquanto a resposta religiosa se apresenta complexa, dogmática, radical e imediata, a verdadeira resposta, aquela que vem do próprio Deus é uma resposta simples, honesta, e que sugere não uma atitude, não uma ação, mas um estilo de vida.

O homem foi criado com um propósito muito nobre e especial, resplandecer a glória de Deus neste mundo criado. Paulo disse isso quando afirmou:

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29.

A religião olha para esta afirmação de Paulo e tenta colocar aqui uma doutrina predeterminista, na qual alguns foram escolhidos para salvação e outros para condenação. Esse pensamento nunca passou pela mente de Paulo. Essa é uma ideia maniqueísta, e toda envolta de paganismo. Paulo era um rabino judeu, um fariseu, e como o tal acreditava na predestinação tal qual era para os fariseus. Para os fariseus a predestinação não existe para suprimir o livre arbítrio, mas sim para potencializar o livre arbítrio.

Em suma, o pensamento farisaico sobre predestinação traduz a ideia de que o Eterno está governando nossas vidas, nos conduzindo por circunstâncias e situações que Ele, em sua sabedoria pré-determinou, com o objetivo de que, diante das circunstâncias, nós pudéssemos exercer o livre arbítrio entre sujeitarmos ou não ao Eterno.

Por isso Flávio Josefo explica sobre a doutrina da predestinação elaborada e crida pelos fariseus da seguinte forma:

“Quando eles [os fariseus] dizem que todas as coisas dependem do destino, eles não lançam fora dos homens a liberdade de agir tal como pensam; uma vez que a sua noção é de que agradou-se Deus em misturar os decretos do destino com a vontade do homem, para que o homem possa agir virtuosamente ou viciosamente”. Antiguidades, XVIII, i, 3

Desta forma, a ideia que Paulo carrega em seu texto de Romanos 14 é a de que todos os homens foram predestinados para serem conforme a imagem do Filho de Deus, o Messias Yeshua. Isso é óbvio dado que Adão foi criado à Imagem e Semelhança de Deus

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27.

O livre arbítrio está justamente em decidir entre viver conforme o propósito pré-ordenado por Deus, ou, continuar seguindo a sugestão de Satanás, e procurar ser seu próprio deus, definindo por sua própria experiência o que é bom ou mau.

Esse é justamente o cerne da questão mais importante de nossas almas, afinal, o que Deus pede de mim?

Deus te criou com um propósito excelente, ser a imagem e semelhança do Messias na terra, e para isso, devemos simplesmente andar como ele andou. A síntese do que isso representa é o que foi dito pelo profeta Miquéias.

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” Miquéias 6:8.

O que o Senhor teu Deus pede de ti não é que você ande segundo a sua própria justiça, nem que aja unicamente conforme sua consciência do que é bom ou mau. O andar humildemente com Deus implica em aprender de Deus a sua justiça, e conhecer a sua benignidade. Afinal, devemos refletir a luz do Messias nesta terra, e para refletir sua luz, primeiro necessitamos ser iluminados com sua luz.

É necessário primeiramente que você se coloque humildemente diante de Deus, reconhecendo seus pecados, suas limitações e faltas, clamando pelo seu perdão, crendo na sua misericórdia.

O segundo passo nesta mesma direção é o de se empenhar em conhecer a Lei de Deus, expressa em sua Torá, ensinada por Yeshua e por seus apóstolos.

Finalmente, o terceiro passo é viver conforme tudo aquilo que o Espírito do Eterno lhe ensinar através de sua palavra.

Vivendo desta forma, aplicando sua justiça e benignidade em todas as áreas da sua vida, então verdadeiramente você está cumprindo com aquilo que o Eterno pede de ti, e por consequência, estará vivendo plenamente o propósito de Deus para sua vida.

Que o Eterno nos abençoe!

#Propósito #Objetivo #Vida #Yeshua #Evangelho #Torá #FéSalvaçãoEObras



Comentários