O livro do profeta Malaquias encerra com uma profecia acerca do Dia do Senhor. Segundo o profeta este será um dia de juízo para todos os ímpios da terra, mas para os justos será um dia de regozijo e alegria, isso porque o Sol da Justiça virá trazendo a Cura debaixo de suas asas.
Muitos
rabinos da antiguidade entenderam nessas palavras a verdade de que o Messias,
quando viesse, traria cura por meio do seu Tzitzit.
Mas
o que é Tzitzit? Deus ordenou Israel a confeccionar nas pontas de suas vestes
franjas, e atreladas a essas franjas um fio azul. A esse conjunto de franjas e
fio azul dá-se o nome de Tzitzit.
“Fala aos
filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas
pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. E as
franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do
Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos
olhos, pelos quais andais vos prostituindo.” Números 15:38,39.
Na antiguidade
o Tzitzit era costurado nas pontas das vestes, mas com o passar dos anos o povo
de Israel desenvolveu o uso do Talit, um chale de orações. O Tizitzit passou a
ser costurado nas pontas deste chale. Já nos dias de Yeshua este era o costume
vigente.
O
objetivo do Tzitzit era ser um memorial da Torá dada pelo Eterno ao povo de
Israel.
Mas
como dizia, muitos rabinos na antiguidade entenderam, pelas palavras de
Malaquias, que um dos sinais do Messias seria a de que os seus Tzitzit teriam
poderes de cura. Exatamente por isso que a mulher do fluxo de sangue colocou em
seu coração:
“Porque
dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.” Marcos 5:28.
O
intrigante que o profeta Malaquias continua em sua profecia justamente
ordenando aos justos que lembrassem da Lei de Moisés:
“Lembrai-vos
da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a
saber, estatutos e juízos.” Malaquias 4:4.
E,
por fim, promete o envio de Elias, com a finalidade de converter o coração dos pais
aos filhos, e dos filhos aos pais.
O
ministério de Elias talvez tenha sido o mais emblemático da história de Israel.
Por sua palavra Deus trouxe juízo à geração idolatra. Por três anos e meio não
choveu sobre a terra. Após este período ele convoca o rei Acabe e todo o povo a
um teste no monte Carmel:
“Então
Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois
pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada
lhe respondeu.” 1 Reis 18:21.
Durante
o teste de oferecer sacrifícios e ver qual divindade responderia com fogo sobre
o altar, vemos dois temas interessantes: a restauração do altar ao Senhor com
doze pedras, e o juízo final sobre todos os profetas de Baal.
“Então
Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e
restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado. E Elias tomou doze pedras,
conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor,
dizendo: Israel será o teu nome.” 1 Reis 18:30,31.
“E Elias
lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E
lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.”
1 Reis 18:40.
Não
é a toa que através do profeta Malaquias o Eterno faz revelações surpreendentes
ligando o Messias com seu Tzitzit, Elias e a Torá. Yeshua demonstrou ser ele o
Messias ao realizar curas através de seu Tzitzit. Mas a promessa dada no
profeta Malaquias é muito mais profunda do que as curas demonstradas por Yeshua
na sua primeira vinda. Quando Yeshua retornar ele trará a Cura definitiva para
todos os justos; a Ressurreição dos mortos.
Após
a Ressurreição, o profeta diz que os ímpios serão destruídos sob as plantas dos
pés dos justos ressurretos. Em apocalipse vemos que Yeshua retorna com seus
justos para trazer juízo sobre os ímpios:
“E vi o
céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se
Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como
chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome
escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de veste tingida
em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus. E seguiam-no os
exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E
da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as
regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e
da ira do Deus Todo-Poderoso.” Apocalipse 19:11-15.
Mas o
profeta frisa que essa Ressurreição, recheada de alegria e triunfo, será
reservada para os justos, para aqueles que se lembrarem da Torá do Eterno. Assim
como o Tzitzit foi dado para que o povo de Deus se lembrasse dos mandamentos de
Deus para os cumprir, e assim como Elias foi levantado em meio a uma geração
corrompida para fazê-los lembrar da Torá, e restaurar o altar de Israel, assim
também, antes da vinda gloriosa de Yeshua, o Espírito do Eterno atuará no meio
dos justos, levando-os à restauração da adoração, e a prática da Torá.
A
vinda do Messias Yeshua virá por meio de um sinal inequívoco, a restauração de
Israel, e a restauração da Torá no meio do Povo de Deus.
Durante
os últimos dois mil anos de história o povo de Deus dentre as nações se
esqueceu tanto de Israel quanto da Torá. Os próprios judeus também se
esqueceram de sua aliança e da Torá. Os judeus hoje creem mais nos Sábios que
nas Escrituras.
Isso
só vem a demonstrar que tanto entre os gentios como entre os judeus há a
necessidade urgente de restauração. Restauração da adoração e da obediência
verdadeira. Restauração da prática dos mandamentos por fé, e não por
religiosidade. Restauração plena de Israel, e não apenas do Estado de Israel.
Restauração plena da Igreja, e não de denominações.
O
espírito de Elias já tem movido, temos ouvido sem mover aqui e ali. Mas ainda há
muito o que fazer. Os justos serão aqueles que se lembrarão, e retornarão ao
primeiro amor, o amor a Deus e a seus mandamentos, pois afinal:
“Aquele
que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me
ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” João 14:21.
Com
essas palavras Yeshua corrobora o que está no profeta Malaquias. A manifestação
do Sol da Justiça que trará a Ressurreição e vida eterna será destinada para
aqueles que guardam os mandamentos por amarem a Deus e a Yeshua.
Que
o Eterno nos abençoe!
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