Elias, a Torá e o Dia do Senhor!

O livro do profeta Malaquias encerra com uma profecia acerca do Dia do Senhor. Segundo o profeta este será um dia de juízo para todos os ímpios da terra, mas para os justos será um dia de regozijo e alegria, isso porque o Sol da Justiça virá trazendo a Cura debaixo de suas asas.

Muitos rabinos da antiguidade entenderam nessas palavras a verdade de que o Messias, quando viesse, traria cura por meio do seu Tzitzit.

Mas o que é Tzitzit? Deus ordenou Israel a confeccionar nas pontas de suas vestes franjas, e atreladas a essas franjas um fio azul. A esse conjunto de franjas e fio azul dá-se o nome de Tzitzit.

“Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.” Números 15:38,39.

Na antiguidade o Tzitzit era costurado nas pontas das vestes, mas com o passar dos anos o povo de Israel desenvolveu o uso do Talit, um chale de orações. O Tizitzit passou a ser costurado nas pontas deste chale. Já nos dias de Yeshua este era o costume vigente.

O objetivo do Tzitzit era ser um memorial da Torá dada pelo Eterno ao povo de Israel.

Mas como dizia, muitos rabinos na antiguidade entenderam, pelas palavras de Malaquias, que um dos sinais do Messias seria a de que os seus Tzitzit teriam poderes de cura. Exatamente por isso que a mulher do fluxo de sangue colocou em seu coração:

“Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.” Marcos 5:28.

O intrigante que o profeta Malaquias continua em sua profecia justamente ordenando aos justos que lembrassem da Lei de Moisés:

“Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.” Malaquias 4:4.

E, por fim, promete o envio de Elias, com a finalidade de converter o coração dos pais aos filhos, e dos filhos aos pais.

O ministério de Elias talvez tenha sido o mais emblemático da história de Israel. Por sua palavra Deus trouxe juízo à geração idolatra. Por três anos e meio não choveu sobre a terra. Após este período ele convoca o rei Acabe e todo o povo a um teste no monte Carmel:

“Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” 1 Reis 18:21.

Durante o teste de oferecer sacrifícios e ver qual divindade responderia com fogo sobre o altar, vemos dois temas interessantes: a restauração do altar ao Senhor com doze pedras, e o juízo final sobre todos os profetas de Baal.

“Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado. E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.” 1 Reis 18:30,31.

“E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.” 1 Reis 18:40.

Não é a toa que através do profeta Malaquias o Eterno faz revelações surpreendentes ligando o Messias com seu Tzitzit, Elias e a Torá. Yeshua demonstrou ser ele o Messias ao realizar curas através de seu Tzitzit. Mas a promessa dada no profeta Malaquias é muito mais profunda do que as curas demonstradas por Yeshua na sua primeira vinda. Quando Yeshua retornar ele trará a Cura definitiva para todos os justos; a Ressurreição dos mortos.

Após a Ressurreição, o profeta diz que os ímpios serão destruídos sob as plantas dos pés dos justos ressurretos. Em apocalipse vemos que Yeshua retorna com seus justos para trazer juízo sobre os ímpios:

“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.” Apocalipse 19:11-15.

Mas o profeta frisa que essa Ressurreição, recheada de alegria e triunfo, será reservada para os justos, para aqueles que se lembrarem da Torá do Eterno. Assim como o Tzitzit foi dado para que o povo de Deus se lembrasse dos mandamentos de Deus para os cumprir, e assim como Elias foi levantado em meio a uma geração corrompida para fazê-los lembrar da Torá, e restaurar o altar de Israel, assim também, antes da vinda gloriosa de Yeshua, o Espírito do Eterno atuará no meio dos justos, levando-os à restauração da adoração, e a prática da Torá.

A vinda do Messias Yeshua virá por meio de um sinal inequívoco, a restauração de Israel, e a restauração da Torá no meio do Povo de Deus.

Durante os últimos dois mil anos de história o povo de Deus dentre as nações se esqueceu tanto de Israel quanto da Torá. Os próprios judeus também se esqueceram de sua aliança e da Torá. Os judeus hoje creem mais nos Sábios que nas Escrituras.

Isso só vem a demonstrar que tanto entre os gentios como entre os judeus há a necessidade urgente de restauração. Restauração da adoração e da obediência verdadeira. Restauração da prática dos mandamentos por fé, e não por religiosidade. Restauração plena de Israel, e não apenas do Estado de Israel. Restauração plena da Igreja, e não de denominações.

O espírito de Elias já tem movido, temos ouvido sem mover aqui e ali. Mas ainda há muito o que fazer. Os justos serão aqueles que se lembrarão, e retornarão ao primeiro amor, o amor a Deus e a seus mandamentos, pois afinal:

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” João 14:21.

Com essas palavras Yeshua corrobora o que está no profeta Malaquias. A manifestação do Sol da Justiça que trará a Ressurreição e vida eterna será destinada para aqueles que guardam os mandamentos por amarem a Deus e a Yeshua.

Que o Eterno nos abençoe!

#Yeshua #Elias #Torá #Restauração #UltimosDias #Justos



Comentários