Qual é a minha parte?

Se você tem acompanhado este blog já sabe que existe uma condenação sobre todos os homens, sabe o porquê existe esta condenação e sabe também o que Deus fez para poder mudar essa situação em nosso favor, caso você chegou aqui agora te convido a ler os posts anteriores para compreender bem o que irei falar aqui.
Interessante que podemos perceber em praticamente todas as religiões duas situações, primeiro que em algum momento o homem vai passar por um tipo de julgamento, segundo que o homem precisa se precaver, realizando algumas práticas, para poder se justificar quando este julgamento acontecer. Isso é uma constante em quase todas as religiões desde as atuais até as mais primitivas.
Eu já vi algumas explicações sobre isso dizendo que esses pensamentos influenciaram as pessoas que escreveram a bíblia, foi assim com o pecado original, com o dilúvio e tantas outras passagens. Mas é muito mais fácil acreditar que essa idéia existe justamente porque todos nós tivemos a mesma origem, todos nós somos filhos de Adão e Eva, todos nós somos filhos de Noé, e por conseqüência as nossas histórias possuem uma única origem. Qual a história que está correta então? A bíblia já provou inúmeras vezes sua veracidade e ainda vou colocar aqui um post somente sobre isso.
Mas frente ao julgamento que sabidamente todos nós vamos ter de enfrentar, Deus providenciou uma forma para que pudéssemos nos salvar da condenação, através do sacrifício de Jesus ele abriu uma porta de salvação para todos os homens, mas o que realmente é necessário ao homem que faça para alcançar esta salvação? É isso tem sido um grande problema. Sim, porque cada religião hoje apregoa uma coisa diferente, e não sabendo o que é necessário fazer, e querendo agir de maneira correta, muitas pessoas acabam se sujeitado a certas situações desnecessariamente. Existem aqueles que praticam penitências, que se auto-flagelam, se sujeitam a dogmas que proíbem de comer certos alimentos, vestir certas roupas, e é neste ambiente onde as religiões têm atrapalhado a vida de muitas pessoas.
Eu já disse aqui que sou contra qualquer tipo de religião, justamente porque estas se colocam como a redenção do homem no lugar de Cristo, e não é difícil encontrar exemplos disso.
No tempo de Jesus a situação não era muito diferente, na palestina onde ele viveu e desenvolveu seu ministério havia várias seitas: fariseus, saduceus, herodianos, zelotes, e a lista vai, e o interessante que Jesus contestou todas elas. Sim, não houve uma única que Jesus tenha aprovado, ou dado sequer a entender que teria alguma simpatia por qualquer delas.
Vou te falar um detalhe bem interessante sobre os fariseus, eles conheciam e estudavam muito a lei de Moisés, e essa seita nasceu com o propósito de que o povo judeu voltasse a estudar a lei e fossem fiéis, um bom motivo você não acha? Mas com medo das pessoas não compreenderem bem a lei de Moisés e pecarem, inventaram uma quantidade enorme de preceitos que deveriam ser observados. Eram tantos detalhes e tantas regras que se tornava quase impossível qualquer um cumprir todas elas. Jesus os chamou várias vezes de hipócritas e falsos mestres por ensinarem uma coisa e praticar outra, além de impor sobre as pessoas um fardo desnecessário.
Isso é o que tem acontecido com as religiões, até mesmo com o cristianismo e também no meio evangélico. Não quero dizer que você não deva participar de nenhuma religião, que você deva estudar a bíblia e orar apenas em casa, não digo isso, mas é necessário que você entenda os verdadeiros motivos para o qual Jesus instituiu a Igreja (que é muito diferente do que temos nas igrejas hoje em dia), porque a única coisa que deve dirigir a sua vida e ditar o que você deve ou não fazer é o Espírito Santo de Deus, e não as regras de qualquer que seja a religião.
Mas afinal, se não é seguir uma religião que Deus espera de mim, se não é seguir regras e preceitos de uma determinada denominação, o que afinal Deus espera de mim?
Quando apóstolo Pedro fez sua primeira pregação, anunciando tudo o que Jesus tinha feito, e a salvação que Deus providenciou a todos por meio do sacrifício de Jesus, aqueles que ouviram a pregação perguntaram a Pedro:

“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?” (Atos 2:37)

A resposta de Pedro foi direta:

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38)

Arrependimento é o que Deus espera de nós, sem você se arrepender do pecado que Deus condena, é impossível obter salvação. Por mais que você se penitencie, por mais que você ajude os outros, de esmolas ou pratique caridade, por mais que você freqüente e simpatize por inúmeras religiões, por mais que você se esforce sem arrependimento você não será salvo.
O arrependimento simples, sincero e genuíno é a única coisa que Deus realmente exige de você a cada momento que o Espírito Santo te convence de algum pecado. Um coração arrependido é justamente o que Deus procura.
Mas entenda o que significa arrepender-se (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arrependimento). O arrependimento acima de tudo exige uma mudança de atitude, quem teve um arrependimento genuíno não torna a praticar o mesmo pecado. Assim, estando arrependido, pedindo perdão a Deus pelo erro, você alcança o perdão que foi conquistado por Jesus na cruz.
Ah, e o batismo? Pedro disse que eu deveria também me batizar. Ora, leia Romanos 6:3 e 4 e você vai perceber claramente que o batismo é apenas uma declaração pública de que você se arrependeu, morreu para o mundo e agora vive para Deus, a base para o batismo é o arrependimento.

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida... Sabendo isto, que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” Romanos 6: 3, 4 e 6

As palavras de Paulo são claras e diretas, morrer para o pecado, estar sepultado para o mundo, viver em novidade de vida com Cristo, são palavras fortes, mas que expressão claramente o que é o arrependimento, e é esse arrependimento que Deus exige de você para que alcance o perdão dos pecados.
O batismo serve apenas para tornar público e notório algo que já aconteceu em seu coração, você já se arrependeu das práticas que Deus condena e agora vive uma nova vida, de obediência a Deus.
Você tem duas opções neste momento: Ou você continua a sua vida como está, andando por aquilo que você julga ser correto, realizando as suas vontades e satisfazendo os desejos do seu coração; Ou você resolve neste momento a procurar conhecer mais a Deus, ler a bíblia, entender o que Deus aprova e reprova, o que Deus pensa e fala sobre o que você esta fazendo e com um coração arrependido viver somente para Deus. A escolha é sua.

Comentários