Qual a felicidade que o Cristão procura?

“E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Mateus 5:1-12
Uma das passagens mais conhecidas da bíblia talvez seja uma parte do sermão da montanha descrita em Mateus capitulo 5, versículos 1 a 12, onde Jesus fala sobre as “bem aventuranças”. O termo “bem aventurado“ pode ser entendido como “bem sucedido”, “muito feliz”, “realizado pessoalmente”, e sabemos que nosso Deus nos criou para sermos “bem aventurados”. Acredite! Ninguém se importa mais com a sua felicidade do que Deus.
Mas como Jesus descreve aqueles que alcançam esse alvo? O que Jesus fala sobre o caminho que deve percorrer aqueles que desejam ser “bem aventurados”?
Uma lida superficial sobre esse texto de Mateus 5 pode nos mostrar alguns paradoxos, ao menos para a nossa mente humanista, pois como alguém pode classificar como bem sucedido alguém que seja pobre de espírito, que chore, ou que sofra perseguições?
Se formos atentar corretamente sobre este texto vamos perceber que estamos completamente enganados quanto àquilo que normalmente pensamos que nos traz felicidade.
Sim, nós acreditamos piamente que para sermos felizes precisamos satisfazer nossas vontades, necessidades e carências, acreditamos que seremos felizes ao ter um bom emprego, uma boa situação financeira, uma boa companhia afetiva. Mas o que Jesus ensina é que é perfeitamente possível que você esteja sofrendo injustiças, sendo perseguido, esteja anulando suas vontades em prol de um coração limpo, chorando por vários motivos, e mesmo assim ser realizado, feliz e bem sucedido.
A chave para entender essas colocações de Jesus esta no versículo 12 onde está registrado: “Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus;..”.
O que Cristo está dizendo é que a verdadeira felicidade não esta na realização carnal, mas sim na espiritual, a certeza da recompensa eterna que temos por obedecermos à vontade de Deus.
Existe algo que precisamos aprender; tudo o que você pode ver com seus olhos, tudo o que você pode tocar com suas mãos, tudo o que é terreno, é perecível, não é eterno. Até mesmo o ouro e a prata se corrompem com o tempo, até mesmo a mais fantástica invenção humana se tornará obsoleta com o tempo, nada absolutamente nada do que vemos e tocamos é eterno, e diferente de tudo isso, você foi feito para ser eterno.
Existe uma frase muito interessante que li por esses dias que diz o seguinte: “não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual, mas somos seres espirituais passando por uma experiência humana.” E é necessário que você entenda que você deve dar mais valor ao que é eterno, porque a sua vida terrena está com os dias contados, diferentemente da sua vida espiritual.
Atentando agora sobre as bem aventuranças do capitulo 5 de Mateus, vamos perceber que Jesus estava falando em todo o tempo da esperança que temos com a vinda do reino de Deus, e com o fim do mundo como o conhecemos, de quando Deus irá julgar a todos, e dará a cada um conforme os seus atos.
Jesus proporcionou uma porta de salvação para todos nós ao morrer em nosso lugar na cruz, porém a decisão de fazer ou não parte do reino de Deus cabe a você, quando você decide por ser misericordioso, limpo de coração, pacificador, manso e principalmente, quando você decide seguir a Cristo, mesmo que isso lhe custe perseguição, abandono ou injurias, você está decidindo por participar do Reino de Cristo, e por conseqüência será bem aventurado.
O que Jesus está lhe propondo é uma mudança de foco, uma mudança de visão, tirar seus olhos daquilo que você julga lhe trazer felicidade, e olhar para o eterno, e decidir por seguir a Cristo. Foi isso que deu aos nossos irmãos cristãos do primeiro século a força e a fé para cantarem em prisões, se alegrarem em açoites, entregarem suas vidas pelo evangelho, entrarem no coliseu romano com a cabeça erguida, sabendo que serviriam de alimento às feras, e ao mesmo tempo tendo a certeza de que entrariam no Reino de Deus.
Como vemos, esses irmão entenderam que deviam olhar para o eterno, e você? Até quando vai ficar esperando em algo perecível, a sua felicidade? Você é um ser eterno, portanto procure sua realização nas coisas eternas.

Comentários

  1. Nossa, voce comentou com muita unção essa passagem do Evangelho...
    Realmente hoje o mundo da mais valor ao palpável, ao material e se esquece do espírito e das Coisas do Alto, que sao as que realmente tem valor.
    Todo mundo será mais feliz quando entender que só estamos aqui de passagem, e que nosso lugar é o Céu, ao lado de Nosso Senhor...
    A paz...

    ResponderExcluir

Postar um comentário