Somos bons?

“Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” Mateus 7:11

Esta palavra de Jesus aos seus discípulos durante o sermão da montanha nos ensina duas coisas. Primeiramente que somos maus, segunda que “dar boas coisas” ou “fazer boas coisas” não muda a nossa natureza que é má. Afinal mesmo sabendo dar boas coisas ainda continuamos sendo maus.
A natureza humana é má e não é difícil comprovarmos isso, basta olharmos ao nosso redor, os noticiários diariamente relatam casos de homicídios, roubos, sequestros, torturas entre outras maldades. Nossos corações por muitas vezes é envolvido pela cobiça, inveja, raiva, ódio, malícia entre outros sentimentos que são comprovadamente maus.
O que engana tantas pessoas é o pensamento de que fazer boas coisas pode compensar as más obras que realizamos por causa de nossa natureza maligna, por exemplo: “Deus não me castigará porque menti sobre esse assunto, afinal sou uma pessoa boa, e a maioria das minhas atitudes são boas.” A questão é que fazer boas coisas não muda a nossa natureza, nem apaga aquilo de mal que cometemos.

“Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá. Ezequiel 18:24”

Existe algo sobre o pecado que é preciso entender para sabermos lidar com nossa natureza má, acreditamos por vezes que o pecado é algo que cometemos que produz mal a outras pessoas, quando roubamos, matamos, mentimos, estamos sempre prejudicando a outro e por isso o pecado deve ser evitado, isso é verdade, mas o engano está em acreditar que o pecado atinge apenas outras pessoas. Qualquer pecado atinge primeiramente a santidade de Deus, todo o pecado é uma transgressão a Deus e por consequência disto que o próprio Deus nos condena.

“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaias59:2

É fato que Deus nos criou bons e perfeitos, tão perfeitos que nos deu a opção de escolher continuar sendo bons ou tornar-nos maus, e Adão no jardim do Éden usou de seu livre arbítrio para se rebelar contra Deus, tornando-se assim mau.

“Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.” Romanos 5:18


Ao ouvir esta afirmação é comum perguntarmos: “E eu com isso? Adão escolheu não eu.” Porém esquecemos que em muitas circunstâncias, continuamos fazendo uso do livre arbítrio para rebelarmos contra Deus, toda a vez que escolhermos satisfazer nossa vontade, mesmo sabendo que esta vontade contraria a vontade de Deus, e decidimos assim cometer pecado. Justificamos nossa atitude pensando que não estamos fazendo mal a ninguém, portanto não há mal algum em nossa vontade, mas o problema não é fazer mal a outra pessoa, mas transgredir a vontade e santidade de Deus.

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” Romanos 7:18-19

As religiões todas concordam com o fato de sermos maus, e apregoa sempre que você precisa fazer o bem, e não são poucas as religiões que colocam o “fazer o bem” como a maneira de crescer espiritualmente a fim de alcançar a graça quando terminar esta vida.
Mas de acordo com as palavras de Jesus, fazer o bem não muda a sua natureza, será que realmente fazer o bem é o caminho para nos justificar diante de Deus?

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Efésios 2:8-9

A Palavra de Deus e o próprio Cristo nos ensinam que devemos sim fazer boas obras, e que as boas obras são frutos do verdadeiro cristão, o que a bíblia não afirma em hipótese alguma é que essas boas obras te justificarão diante de Deus, a única coisa capaz de justificar-nos diante de Deus é o sacrifício de Cristo.
As boas obras são uma consequência na vida de quem teve sua vida reconciliada com Deus e não um modo de se reconciliar com Deus.

“E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;” 2 Coríntios 5:18

“A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,” Colossenses 1:21 e 22

A solução de Deus para nós esta em aceitar seu Filho e o plano de salvação elaborado pelo próprio Deus. Não adianta tentarmos criar um novo meio para justificar diante de Deus, basta apenas aceitarmos a salvação que Jesus Cristo providenciou através de seu sacrifício na cruz. E o caminho para alcançarmos essa salvação é através do arrependimento de da fé em Cristo.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” Hebreus 3:15


Comentários