O que é Fé?


“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6

A palavra de Deus não esconde em nenhum momento a importância que há na fé, Jesus em vários momentos atribuiu a graça alcançada por alguns (curas, libertações) como sendo resultado da fé demonstrada.
“E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.” Lucas 18:42
“E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.” Lucas 17:19
“E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.” Lucas 7:50
“E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.” Lucas 8:48
Um dos principais fundamentos da doutrina cristã descrita em Hebreus 6 é justamente a fé em Deus.
“Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. E isto faremos, se Deus o permitir.” Hebreus 6:1-3
A fé também é descrita como fruto do Espírito Santo em Gálatas 5.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22
Mas o que vem a ser fé? E qual tipo de fé é exaltada na bíblia? Será que qualquer sentimento de confiança pode ser chamado de fé?
A bíblia originalmente foi escrita em hebraico e grego, no grego a palavra “FÉ” é “Pistia” e no hebraico “emanuá”, tanto nas duas línguas como em português essas palavras possuem o mesmo significado: crença, confiança, fidelidade, lealdade e veracidade ou firmeza da verdade. Vemos com essas definições que a fé é fruto de algo provado e comprovado e, portanto digna de fé.
Assim percebemos um contraste muito grande entre o significado da palavra “fé” daquilo que usualmente as pessoas chamam de “fé”, principalmente quando relacionada a questões religiosas. Pois é comum vermos pessoas dizendo ter “fé” a dogmas em que elas mesmas não conseguem explicar a sua comprovação, ou o motivo pela qual aquele pensamento é digno de fé.
Não é a toa que apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos escreve “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17, afinal ele sabia muito bem que a fé necessariamente deve ser alicerçada em conhecimento.
Para ilustrar bem isso, podemos dizer que quando ouvimos uma afirmação, procuramos conhecer melhor esta afirmação, entendemos todos os aspectos e limites desta afirmação, então analisamos no que essa afirmação se baseia, enfim avaliamos se as bases realmente sustentam essa afirmação e sua veracidade, e então percebendo coerência na afirmação e firme sustentação em suas bases, passamos a ter essa afirmação como digna de fé.
Uma vez essa afirmação ser digna de fé, deve produzir naquele que a tem, certeza inabalável. Assim aquele que diz ter fé, deve expressar a sua fé com total confiança e fidelidade àquilo que crê. Mais do que uma simples crença, a fé é acompanhada de total falta de dúvida, fruto de um convencimento genuíno da verdade.
Analisando o exposto acima podemos afirmar sobre a fé que ela é fruto de provação e comprovação; e que deve produzir naquele que a tem fidelidade.
Assim convido você a fazer uma analise sobre suas crenças religiosas e naquilo que a bíblia expõe. Analisemos os argumentos da bíblia, as afirmações que ela faz. Consultemos sobre os testemunhos que ela contém. Analise as bases de sua fé em contraposição as bases que a bíblia se sustenta.
Vemos na bíblia vários relatos de pessoas que tiveram experiências reais e verdadeiras com Deus, que serviram de fundamento sólido para sua fé, e que em nome da fé suportaram todas as adversidades. Em Hebreus 11 temos um resumo de alguns destes relatos, e nos versos finais deste capítulo o escritor relata o seguinte:
“Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.” Hebreus 11:33-38
Ora, se você pretende agradar a Deus, você deve se esforçar em conhecê-lO, e Ele se revela através de Sua Palavra, a bíblia. Com toda a certeza a exposição da palavra de Deus produzirá em você fé, e a fé te levará à fidelidade, e assim você agradará a Deus.

Comentários