O Lugar das boas obras


O homem necessita de ser salvo, por conta do pecado necessita imediatamente de se voltar e reconciliar com Deus. A única forma de o homem ser salvo é através da fé em Cristo, no que Ele fez na cruz do calvário, pagando o preço dos nossos pecados. Pela fé, mediante o arrependimento e a aceitação do senhorio de Cristo em sua vida o homem pode finalmente ter esperança da salvação e gozar de comunhão com Deus já nesta vida presente.
Mas algumas religiões anunciam que o homem para ser salvo necessita fazer algo por sua salvação, necessita praticar boas obras.
Qual a necessidade que temos em praticar boas obras e qual o impacto dessas boas obras em nossa vida cristã e até mesmo na salvação?
A prática de boas obras não torna o homem bom, nem o justifica diante de Deus. Fazer “boas obras” não paga o preço do pecado de ninguém, ainda menos os sofrimentos desta vida presente podem justificar alguém diante de Deus. A bíblia é clara ao afirmar que a salvação vem através da fé e não das obras, veja alguns textos abaixo:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Ef. 2:8 e 9
“Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” I Pe 1:9
“Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.” Romanos 11:6
“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”Gálatas 2:16

Mas qual o lugar então das boas obras na vida cristã? O cristão não deve praticar o bem? Ajudar o próximo nunca foi do desejo de Deus para seus filhos?
O texto que, em minha opinião, melhor explica a posição das boas obras na vida cristã encontra-se em Gálatas, capítulo 5 verso 22:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22

Algumas traduções trazem neste versículo a palavra “caridade” em lugar de “amor” e pelo contexto podemos afirmar que Paulo estava falando justamente sobre a prática do amor em todas as suas esferas, inclusive a caridade.
Mas o que me chama a atenção neste versículo é como ele chama todas essas virtudes, para Paulo estas virtudes seria o “Fruto do Espírito”. Ora o fruto é natural da arvore, uma arvore sadia, bem regada e cuidada, produz os seus frutos. Quanto melhor irrigada e quanto melhor o solo, melhor o fruto que a arvore dá.
Vamos ver agora vários versículos que deixam claro que a prática de boas obras é algo natural da vida cristã, que fomos feitos por Deus para a prática de boas obras.
“E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.” Tito 3:14
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:16
“Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.” 1 Timóteo 5:10
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10
“Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.” 1 Pedro 2:12

Ora, se você teve um encontro com Cristo, arrependeu-se dos seus pecados e deseja agora viver o senhorio de Cristo em sua vida, você irá demonstrar isso através da prática de boas obras. O erro das religiões não está em proclamar a prática de boas obras e sim colocar estas práticas como preceito de salvação!
Ninguém será salvo por ter feito boas coisas, o caminho da salvação é o caminho do arrependimento, do reconhecimento de sua condição e da fé na obra que Cristo fez no calvário. A partir de então você praticará o amor de Deus que recebeu em sua vida.
Quero agora fazer uma afirmação que você poderá se assustar, mas é impossível praticar boas obras pensando que estas te justificarão diante de Deus! Se você pratica caridade pensando estar contribuindo com sua salvação você não está praticando caridade, você está agindo sob interesse próprio, e por mais que esteja fazendo o bem, isto não é caridade, caridade é fazer algo sem esperar nada em troca.
A perfeita caridade então só é possível àqueles que experimentaram o amor de Deus em suas vidas, e se tornaram capazes de replicá-lo a outros. Nisto vemos que mesmo o bem que fazemos não procede de nós mesmos, mas de Deus.
Caso você se diz cristão e em sua vida não existe boas obras, recomendo que reveja o seu conceito sobre a palavra de Deus. Porque o salvo se sente compungido a realizar boas obras, e entenda por boas obras não apenas caridade, mas todas aquelas ações que são boas, justas, puras e amáveis.
Certa vez Cristo disse que todos os mandamentos se resumiriam em apenas dois: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Se você foi alcançado pelo amor de Cristo, e deseja agora servir ao Senhor de todo o seu coração, essas práticas se farão presente em sua vida. O cristão não pratica boas obras para ser salvo, mas as pratica porque foi salvo!

Comentários

  1. Realmente um coraçao regenerado é tão constrangido pela Graça em Cristo Jesus,por ser perdoado,tendo sua divida paga,sendo tão terrível pecador, que é incapaz de nao se render a tais práticas das boas obras.Assim como esta escrito; Aquele que diz estar com ele, deve andar como ele andou... gostei muito!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário