Atributos de Deus

Existem 3 coisas que precisamos aprender acerca de Deus: Deus é amor, Deus é santo e Deus é justo!

É muito comum ouvirmos pessoas afirmando que Deus é amor, e isso é verdade, mas não podemos confundir o amor de Deus com permissividade.

Deus é amor com toda a certeza e ninguém é capaz de te amar como Deus te ama, o amor de Deus é infinito, superior, completo.

Mas não podemos nunca nos esquecer de que Deus também é Santo, e além de Santo, Deus é Justo!

A santidade de Deus foi afrontada pelo homem no Éden, e tem sido, desde então, afrontada por toda a humanidade. A santidade de Deus não aceita o pecado, não pode conviver com o pecado, não pode aceitar o pecado!

Existe uma coisa interessante sobre o pecado que precisa ser dito, por vezes acreditamos que o pecado é quando fazemos mal a alguém ou a nós mesmos, e isso não é mentira, mas antes do pecado ser contra você ou contra seu próximo, qualquer pecado afronta primeiramente a santidade de Deus, que te criou para ser santo! E por afrontar diretamente a Deus o pecado te separa de Deus.

A palavra de Deus diz: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaias 59:2. A santidade de Deus não pode aceitar o pecado humano.

Mas isso não é tudo, Deus também é Justo, e a justiça de Deus implica em que haja condenação aos pecadores!

Quando falamos em justiça, normalmente associamos essa palavra à imagem de um tribunal, onde temos um réu e um juiz, e esperamos que o juiz faça a justiça, ou seja, que ele condene o réu pelo seu crime. Te digo que a justiça de Deus da mesma forma anseia que os pecadores paguem pelos seus crimes contra a santidade de Deus.

Sabemos que somos pecadores, que afrontamos a santidade de Deus, mas por vezes ignoramos que Ele venha exercer justiça sobre nossos atos.

Mas e o Amor de Deus? Como pode Deus me amar se ele deseja executar sua justiça sobre aqueles que afrontaram a sua santidade? Como pode nos amar e nos aniquilar?

O amor de Deus se revela de uma forma surpreendente, pois mesmo antes de sermos criados, Deus já sabia que iríamos pecar, e antes mesmo de tudo acontecer, o nosso Criador já havia planejado ele mesmo vir a terra, se fazer como homem e receber nele próprio toda a condenação pelos nossos pecados.

Cristo que sendo homem, nunca deixou de ser Deus, e mesmo sem nunca ter conhecido o pecado, mesmo sendo em sua natureza Santo, recebeu sobre ele próprio a condenação dos nossos crimes.

Cristo entrou no tribunal de Deus, tomou o nosso lugar de réu e recebeu em si mesmo a condenação que caberia a nós.

Mas e agora? O que muda isso em nossa vida? Todos são salvos?

Cristo abriu uma oportunidade de salvação que não existia, Deus estabeleceu através de Cristo um caminho para que pudéssemos ser justificados diante dele no dia do nosso julgamento.

Muitos se enganam acreditando que basta ser bom, ou fazer boas coisas, pois assim se pode justificar diante de Deus, porém nenhum homem pode ser bom o suficiente.

Mesmo que um homem pudesse ser moralmente correto durante toda a sua vida, isso não significa que ele seja salvo por Cristo!

Estou dizendo isso porque se você é daqueles que tentam se justificar diante de Deus apresentando suas “boas obras” saiba que perto da bondade e da moralidade de Deus a sua aparente bondade é como um excremento, e sua superficial moralidade é vergonhosa

Qual será a diferença entre aqueles que serão rejeitados por Deus daqueles que serão aceitos por Deus? Jesus foi claro ao afirmar: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:23

O que falarei agora você entenderá com toda a certeza. Não existe nenhuma obra que você possa fazer que possa te justificar diante de Deus! Deus conhece você como você é, ele sabe as intenções do seu coração, do intimo dos seus pensamentos. Deus não está interessado em nada do que você possa fazer ou falar, Deus não precisa de você, mas ele está atento para o seu coração, para o momento em que você decidir se render a Ele em obediência e adoração, quando você desejar no seu intimo e de todo o seu coração, obedecer, servir e adorar a Deus.

O caminho que Cristo estabeleceu para salvação nEle é o caminho do arrependimento, onde você passa a não amar mais o pecado, pelo contrario, seu desejo é de conhecer, obedecer e viver a vida que Deus tem para você!

Não quer dizer que não haverá mais pecado em sua vida, mas o pecado será um acidente. O pecado te provocará dor e sofrimento pelo simples fato de saber que você falhou para com Deus.

A diferença do pecado do ímpio para o pecado do cristão é que o ímpio ama a idéia do pecado, ele namora o pecado, ele planeja e premedita o pecado, e quando o pecado é executado ele sente prazer em tê-lo feito. Ao contrario do cristão que quando percebe ter pecado, sofre, se lamenta, ora e busca arrependimento, clama a Deus para ser livre de suas fraquezas e pede perdão a Deus.

Não existe adoração sem obediência, é necessário obedecer a Deus. Obediência e adoração estão intimamente ligados. E não é possível obedecer algo que não se conhece, portanto para obedecer a Deus é necessário conhecê-lo e saber a sua vontade.

Somente serão aceitos por Deus aqueles que em seu coração decidir conhecer, obedecer, servir e adorar a Deus!

Estávamos todos condenados ao inferno pelos nossos pecados, Cristo veio a terra e morreu pelos nossos pecados, abriu uma oportunidade de salvação a todos, mas imagine aqueles que mesmo após essa demonstração de amor se recusar a salvação que Cristo propôs? Como enfrentarão o juízo de Deus? Além de serem culpados pelas suas próprias transgressões ainda recairá sobre eles a culpa da morte de um justo e inocente. Serão culpados por ignorarem e rejeitarem o amor de Cristo, que deu sua vida por eles.

O amor de Deus se manifestou em Cristo, que deu sua vida em favor de nós, e ainda mais, em reter a sua justiça por algum tempo, na esperança de que os homens se arrependam e sejam salvos por seu amor.

Portanto: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12

“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” Hebreus 3:15

“Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;” Romanos 2:1-8

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:1

Comentários