Que faremos nós?


A bíblia é toda ela cheia de paralelos! Isso quer dizer que uma historia registrada pode ser semelhante a um momento passado, presente ou futuro.
É importante ao estudarmos a bíblia estarmos atentos a estes paralelos, pois dessa forma vemos que Deus sempre agiu da mesma forma e podemos então entender o padrão da atuação de Deus para conosco.
E quando analisamos o relacionamento de Deus para conosco, não há como não nos espantarmos com o amor de Deus.
Deus te ama, e ninguém pode te amar como Deus. Nem mesmo as pessoas que já demonstraram o maior afeto por você pode te amar mais do que Deus te ama.
Gostaria de expor aqui um paralelo entre a história do povo hebreu e a história da humanidade como um todo, em Deuteronômio capítulo 30 versus 1 a 3 encontramos o seguinte texto:
“E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus, e te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.”
Este relato é feito em um momento anterior à entrada dos hebreus na terra prometida, este povo havia peregrinado pelo deserto por 40 anos, e experimentado uma seqüência magnífica de milagres de prodígios, durante estes 40 anos foram testados, muitos morreram por causa da desobediência, mas ali estavam cerca de 1 milhão de pessoas, ouvindo as últimas palavras de Moisés antes de entrarem na terra prometida.
O Senhor estava falando através de Moisés que os hebreus deveriam obedecer às leis de Deus, amar a Deus, servir a Deus, para que não viessem sobre eles maldições. O Senhor deixa claro que se aquele povo se desviasse dos caminhos do Senhor, Deus iria removê-los daquela terra e os espalharia como de fato aconteceu.
Interessante que Deus não estava apenas alertando o povo, mas Deus já sabia de antemão que aquele povo iria se rebelar e seriam espalhados pela terra. E vemos também que Deus estava falando não somente do mal que sobreviria aquele povo pela desobediência como também, deixa claro que, haveria a oportunidade de reconciliação com Deus.
Através da historia sabemos que este povo, por causa da idolatria e da rebeldia contra Deus, esteve cativo na babilônia, e regressaram após 70 anos de cativeiro, e depois por terem rejeitado seu messias foram expulsos de suas terras pelos romanos, vivendo através dos séculos espalhados pelo mundo afora. E mesmo agora tendo retornado à sua terra não têm paz. Mas para eles ainda existe uma esperança de Paz, pois o Príncipe da Paz estabelecerá seu reino a partir de Jerusalém, sobre toda a terra.
Como estamos falando em paralelos, vejo uma similaridade muito grande entre esta historia e aquilo que começou com Adão no jardim do Éden.
Assim como os judeus um dia foi expulso de sua terra por rejeitarem ao Senhor, Adão também foi expulso do paraíso por desobedecer a Deus. Assim como as gerações hebréias que viveram no exílio nunca conheceram a sua terra, assim nós, filhos de Adão, vivemos ainda afastados do paraíso, e assim como o Senhor propôs a reconciliação ao povo de Israel, assim também Deus, a todo tempo propõe reconciliação a nós.
Podemos destacar duas coisas no relacionamento entre Deus e nós. Primeiro que nós sempre tivemos a opção entre aceitar ou rejeitar a Deus, e toda a vez que rejeitamos ao Senhor o mal sobrevém a nós, enquanto que toda a vez que aceitamos ao Senhor as suas bênçãos nos alcança.
Segunda coisa interessante que destaco no relacionamento entre Deus e nós é que, mesmo sabendo de antemão que nós iríamos rejeitá-lo, Ele propôs a reconciliação. Antes mesmo de pecarmos Ele já providenciou o nosso retorno para a nossa terra.
Temos aqui um vislumbre do amor de Deus para conosco, da longanimidade e benignidade que somente Ele tem. Mas entenda que o amor de Deus se revela em sua plenitude num único ato, no sacrifício de Cristo na cruz, onde Jesus pagou todo o preço dos nossos pecados, criando a única oportunidade possível para nos reconciliarmos com Deus. O Amor do pai foi tão imenso, que ele providenciou tudo o que era necessário para a nossa reconciliação.
O Senhor hoje está aguardando de você uma única decisão, a decisão de voltar para sua terra, de amar a Deus e seguir os seus mandamentos. Enquanto vivemos em pecado, rebeldes contra Ele, ainda o mal está sobre nós, e não há nada mais que Deus possa fazer por nós. É necessário que você tenha uma atitude. Veja que existe uma condição que Deus estabeleceu para o povo hebreu: “e te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje” assim também para você é necessário que você tome uma atitude de retorno para Deus.
Quando Pedro fez sua primeira pregação para os judeus, instantes após o pentecostes, aqueles que os ouvia perguntaram: Que faremos, homens irmãos? a resposta de Pedro é imediata: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” . É necessário que haja arrependimento, conversão, vontade de mudança.
Não menospreze o amor de Deus para contigo, que antes mesmo de você pecar, providenciou tudo o que era necessário para sua reconciliação, não deixe passar a oportunidade, arrependa-se hoje mesmo e decida ouvir a Deus e obedecer a sua voz!

Comentários