Ele voltará!



Uma das promessas mais aguardadas pelos cristãos deste o primeiro século é a volta de Cristo. Ele mesmo prometeu que iria voltar e deu sinais claros que antecederiam sua volta. Muitos cristãos morreram aguardando sua volta, e muitos dos que vivem anseiam pela chegada deste dia. O motivo é um só, com a volta de Cristo finalmente o reino de Deus será definitivamente implantado na terra, suas promessas se cumprirão na sua totalidade, e finalmente reinaremos com Cristo.
Para quem não conhece sobre este assunto, e para aqueles que desejam conhecer mais, estarei discorrendo sobre alguns pontos importantes, desde as promessas de sua volta, os motivos que o trarão aqui e os sinais de seu retorno.
Inicialmente é importante salientar que foi o próprio Jesus quem prometeu retornar. No evangelho de Mateus capítulo 24, temos encontramos vários versículos falando da volta de Jesus:
“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:27
“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” Mateus 24:30
“E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:37
“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.” Mateus 24:42
“Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.” Mateus 24:44
Vejamos outros versículos que tratam da volta de Cristo:
“Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.” Mateus 16:27
“Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória.” Lucas 21:27
“Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.” Lucas 21:34-36
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:1-3
“de maneira que nenhum dom vos falta, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Coríntios 1:7-8
“Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.” Tito 2:11-14
“assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Hebreus 9:28
Podemos ver como que a bíblia trata a volta de Cristo como um fato real e não como uma figura ou algo fictício. Os cristãos do primeiro século tinham certeza de sua volta que aguardavam esse dia com tanta ansiedade, que alguns cristãos em Tessalônia (cidade situada ao norte da Grécia) acharam que Cristo já havia retornado e deixado eles para trás. Foi necessário que o apóstolo Paulo escrevesse a eles, explicando como se daria a volta de Cristo. Vejamos o que Paulo escreveu:
“Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?” 2 Tessalonicenses 2:1-5
Percebemos que a volta de Cristo é um fato real que acontecerá um dia. Mas porque Jesus deverá voltar? O que trará Ele novamente a terra? Como se dará essa segunda vinda?
Para começarmos a responder essas questões precisamos entender o que significou o sacrifício de Cristo, no momento de sua primeira vinda.
Sabemos que o homem estava perdido por causa do pecado, e que Jesus decidiu vir a terra para pagar o preço de nosso pecado, morrendo na cruz, e assim abrindo para nós uma possibilidade de reconciliação com Deus, um caminho para salvação. Vemos no velho testamento várias passagens que falam sobre a obra que seria realizada através da nova aliança no sangue de Jesus, mas a passagem que mais me chama a atenção no momento é esta:
“Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.” Jeremias 31:33-34
Sabemos que Jesus veio a terra a mais de dois mil anos atrás, e sabemos também que sua obra na cruz foi completa. Mas pergunto, toda essa profecia se cumpriu? Obviamente que não.
Vejamos ainda outra profecia, agora no livro de Daniel:
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.” Daniel 9:24
Sabemos que através do sangue de Jesus Cristo obtemos perdão dos nossos pecados, mas sabemos também que o pecado não está extirpado de nossa natureza carnal, e mesmo sendo cristãos convictos, ainda somos pecadores.
É importante entender que Jesus veio a terra na primeira vinda como um cordeiro, para expiar o nosso pecado, e essa obra expiatória foi completa. Jesus pouco antes de se entregar bradou em alta voz:
“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” João 19:30
Assim podemos ter certeza de que a obra expiatória de Jesus na cruz foi completa, satisfatória e totalmente válida. Mas ainda existe outra obra a ser completada:
“Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Hebreus 9:28
A bíblia deixa bem claro que Cristo nos salvará por completo, ou seja, salvará nosso corpo, alma e espírito. Ele também restaurará toda a criação. A destruição que o pecado tem produzido sobre toda a natureza, desde o Éden até o dia da volta de Cristo, será restaurada.
“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11
“Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. e não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:22-23
Por isso que Paulo explica aos cristãos de Tessalônia, a respeito dos cristãos que haviam morrido, que quando da volta de Cristo eles ressurgiriam, para encontrar com Cristo juntamente com os vivos. O preço que Jesus pagou na cruz do calvário foi para uma salvação completa, e ela se dará:
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4:13-17
Nessa restauração completa de nosso corpo, se cumprirá o texto de Jeremias 31:33-34, visto que com o corpo glorificado, não estaremos mais debaixo da servidão do pecado, e todos conheceremos ao Senhor.
“Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.” Jeremias 31:33-34
Mas acompanhará ao cumprimento destas profecias também o juízo de Deus sobre o pecado. É como se no mesmo momento em que será entregue a premiação daqueles que andaram com Cristo, fosse dado o castigo daqueles que o rejeitaram.
Fato é que várias parábolas de Cristo sobre sua segunda vinda faz exatamente essa analogia, veja alguns exemplos:
Mateus 25:1-13 – 10 virgens saem ao encontro do noivo, 5 são recebidas por ele, 5 são deixadas para o lado de fora;
Mateus 25:14-30 – 3 servos recebem de seu senhor talentos, 2 deles tratam com seriedade os talentos recebidos e são aceitos pelo senhor, mas um por ter enterrado seu talento é rejeitado e lançado nas trevas exteriores;
Mateus 25:31-46 – As multidões são separadas em dois grupos, aqueles que seguiram a vontade de Cristo e aqueles que viveram dissolutamente, os que fizeram a vontade de Cristo foram aceitos no reino eterno, os demais foram lançados no tormento eterno.
Olhando novamente para o texto de Daniel, vamos ver que ele fala sobre “trazer justiça eterna” isso significa juízo, julgamento.
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.” Daniel 9:24
Podemos agora traçar os motivos que trarão Jesus de volta a terra, e todos eles estão relacionados com plano de redenção da humanidade:
1º. Restauração e salvação completa dos fiéis;
2º. Restauração do planeta;
3º. Juízo sobre todas as obras dos homens.
Agora que sabemos que Ele voltará, e porque ele voltará, vamos entender o que a bíblia diz sobre como se dará essa segunda vinda, e quais os sinais antecederiam este dia.
A segunda vinda de Cristo se dará em dois passos, um evento inicial chamado de “Arrebatamento da Igreja” e aproximadamente dez anos e meio após o segundo evento chamado de “Armagedon”.
O período entre o arrebatamento da igreja e o armagedon, é denominado como “Grande Tribulação”, o livro de Daniel e Apocalipse, alem de Mateus capitulo 24 falam muito a respeito deste período. Apesar de tantas informações contidas nestes textos, é muito difícil detalhar com precisão, passo a passo, o que se dará neste período, existe também várias correntes de pensamento acerca desses acontecimentos, mas alguns pontos são certos:
1º. Haverá um governo mundial, com uma economia mundial, e este governo será envolta de um homem (anti-Cristo) que será adorado como deus por muitos homens na terra;

“E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” Daniel 9:27
“E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” Apocalipse 13:7-8
“E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” Apocalipse 13:16-17
“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” 2 Tessalonicenses 2:3-4
2º. Levantar-se-á um poder chamado de Babilônia, que fará muitos sinais, perseguirá e matará muitos cristãos, e as nações da terra se aliarão a este poder. Alguns entendem que esta Babilônia é o islamismo que surgiu da mesma região da Babilônia.
“E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição; e na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.” Apocalipse 17:4-6
3º. Muitas catástrofes naturais acontecerão como julgamento de Deus aos povos da terra. Apocalipse 16;
4º. Ao povo de Israel será pregado o evangelho, 144 mil judeus e duas testemunhas serão incumbidas de falar aos judeus sobre o Messias;
“E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.” Apocalipse 7:4
“E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.” Apocalipse 11:3
Podemos perceber que o período da grande tribulação será momentos de dor, julgamento e destruição. Por esse motivo Jesus prometeu que os cristãos fiéis à sua palavra não passariam por estes momentos, mas seriam arrebatados para os céus, recebendo seus galardões conquistados através de suas obras, e gozando da presença de Deus para todo sempre. Veja os textos abaixo:
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” Apocalipse 3:10
“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4:17
“Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.” Mateus 24:40-42
Assim a primeira fase da volta de Cristo será unicamente para a sua Igreja, para os fiéis à sua palavra, para livrá-los da grande tribulação. Aqueles que morreram em Cristo serão ressurretos, seus corpos ganharão vida novamente e serão transformados num novo corpo, e aqueles que estiverem vivos serão transformados imediatamente, e todos juntos se reunirão com Cristo nos ares.
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4:13-17
Perceba que a preocupação dos Tessalonicenses era com respeito aos cristãos que haviam morrido, pois no entendimento deles estes cristãos estavam perdendo o arrebatamento. Paulo então esclarece que antes do arrebatamento se dará a ressurreição de todos aqueles que morreram em Cristo. Lembre-se que Jesus nos salvará por completo: corpo, alma e espírito. Assim no arrebatamento da igreja é completada toda a obra de salvação nestes cristãos.
Outro ponto interessante que mesmo após o arrebatamento, durante a grande tribulação, haverá conversões. A bíblia fala de uma multidão que entrou nos céus, vindos da grande tribulação, mas todos estes tiveram que dar a sua vida pela fé em Cristo.
“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” Apocalipse 6:9-10
“E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.” Apocalipse 7:13-15
Fato é que muitas pessoas ao verem o cumprimento das profecias irão se voltar para Deus, pena que neste momento o arrebatamento já aconteceu, e por darem testemunho de Cristo, tanto o Anti-Cristo como a chamada Babilônia, perseguirão e matarão a estes. A ressurreição destes se dará após o Armagedon, no inicio do Milênio.
A segunda fase da volta de Cristo será o chamado Armagedom, neste momento todas as nações da terra se levantarão em guerra contra Israel para destruir por completo, já o mundo estará muito castigado pelos acontecimentos da grande tribulação, e Cristo voltará, pisará sobre o monte das oliveiras, e destruirá por completo os exércitos das nações que estarão agrupadas no vale do Megido ou Armagedom.
 “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.” Apocalipse 19:19-21
“E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o monte santo e glorioso; mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra.” Daniel 11:45
Armagedom nada mais é do que o local da última guerra. Os acontecimentos que se darão ali serão de libertação para os Israelitas e o inicio do governo de Cristo na terra chamado de Milênio.
“E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.” Apocalipse 16:16
Com as catástrofes ocorridas durante a grande tribulação e as mortes na batalha em Armagedom, poucos homens restarão na terra para novamente povoá-la.
Após o Armagedom, durante o governo de Cristo na terra, Jesus irá restaurar a terra, a natureza e o mundo serão como eram no Éden. Será um governo de paz verdadeira e pessoas povoarão novamente a terra.
“Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, e a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.” Isaías 11:4-9
Neste momento aqueles que morreram durante a grande tribulação pelo testemunho de Jesus irão ressuscitar.
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” Apocalipse 20:4-6
No final destes mil anos de governo, satanás será novamente solto e alguns daqueles que nasceram no milênio, seguirão a Satanás. Neste momento ocorre o julgamento final, onde todos os mortos de todos os tempos, exceto aqueles que já ressuscitaram no arrebatamento e na implantação do milênio, ressuscitarão e comparecerão diante do tribunal de Cristo e receberão a condenação por sua rebeldia. Neste último julgamento não haverá justificação nem salvação, apenas condenação.
“E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” Apocalipse 20:3
“E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.” Apocalipse 20:7-9
“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.” Apocalipse 20:11-14
Após este julgamento inicia-se o chamado Reino Eterno, sobre ele não temos muitas informações além daquelas descritas no capítulo 21 de Apocalipse.
Procurei descrever os principais acontecimentos em torno da segunda vinda de Cristo, e gostaria de ressaltar que existe muita informação nos profetas como Ezequiel, Daniel, Jeremias, Joel, Zacarias, alem de Apocalipse que tratam sobre a volta de Cristo, a grande tribulação, o milênio e o reino eterno, mas procurei tratar aqui de forma resumida, e daquilo que é de maior consenso entre os estudiosos deste assunto.
Podemos notar que Deus tem orquestrado toda a história da humanidade para cumprir os seus propósitos. Nada acontece a revelia de Deus, Ele tem o controle sobre toda a história da humanidade.
Deus organizou o mundo para o nascimento de Jesus na terra, utilizando os impérios para preparar o mundo para a vinda do messias e a propagação rápida do evangelho. Levantou a babilônia para corrigir o povo judeu que estava entregue à idolatria, levantou o império Medo-Persa para que os judeus voltassem para sua terra, levantou o império grego para que houvesse uma língua e uma cultura conhecida em toda a terra, levantou o império romano para que houvesse estradas e segurança nas viagens por terra ou por mar, visando à pregação do evangelho.
Da mesma forma como fez no passado Deus continua operando sobre a história da humanidade, agora com o propósito de preparar a terra para a volta de Cristo.
Existem pelo menos três pontos importantes que apontam para a volta de Cristo, que mostram que o cenário para o cumprimento das profecias está sendo montado:
1º. Restauração de Israel como uma nação. Afinal os principais acontecimentos da grande tribulação se darão neste contexto.
2º. União das nações em torno de um governo, uma economia e uma religião.
3º. A apostasia da igreja cristã. Infelizmente o cristianismo moderno tem se deteriorado em seus fundamentos. As igrejas não se preocupam com a pregação da palavra, fazem concessões ao pecado a fim de terem muitos membros, e as profecias indicam que este cenário irá piorar.
O cenário mundial para que as profecias se cumpram estão cada vez mais claras. Não quero aqui afirmar que a volta de Cristo é eminente, mas é importante atentarmos para o que Cristo disse:
“Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.” Mateus 24:32-33
E ainda:
“Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.” Mateus 24:44-46
Assim se você é um cristão, fiel a Deus e a sua Palavra, tenha por motivo de grande alegria as noticias que as profecias estão se cumprindo, pois sua redenção está a cada minuto mais próxima, mas se você ainda não se decidiu por Cristo, ou está longe dos caminhos do Senhor, volte pra Cristo o quanto antes, mesmo porque, não devemos atentar para a salvação apenas pensando no arrebatamento, afinal Jesus pode voltar para você esta noite.
“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:36-39

Comentários