Pastores e ovelhas!



Uma das relações mais comuns na bíblia é entre o cuidado de Deus para conosco e o pastoreio. Um dos salmos mais conhecidos por todos é justamente aquele em que o salmista diz: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará!” Salmos 23:1.
O uso do titulo de “Pastor” para os líderes de igrejas é antigo, e remonta a era da igreja primitiva. Vemos várias passagens em que os lideres são chamados de “Pastor”, veja alguns exemplos:
“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.Hebreus 13:17
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,Efésios 4:11
Já no velho testamento temos o uso do título “Pastor” para os líderes religiosos da época:
“Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.Jeremias 23:2
O título de “Pastor” também é assumido pelo próprio Cristo, sendo ele o Sumo Pastor de toda a Igreja:
“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.João 10:11
“E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.1 Pedro 5:4
Mas o que tem de especial na figura do pastoreio para que sirva de comparação para com o tratamento de Deus para conosco? Como funciona este trabalho?
Pastoreio era um trabalho muito comum para os hebreus antigamente. Os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó e seus doze filhos foram pastores, a principal atividade econômica de Israel após a entrada na terra prometida era o pastoreio, o maior rei que Israel já teve, Davi, foi pastor na sua juventude. Por isso o trabalho de pastoreio era muito conhecido do povo de Israel.
A seguir vou elencar alguns pontos interessantes sobre este ofício:
1º O pastor tinha que guiar suas ovelhas até onde havia pastagem e água.
“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.” Salmos 23:2
2º. O pastor tinha que guardar o rebanho durante todo o tempo, por causa do risco de feras devorarem algumas de suas ovelhas, isso exigia vigílias durante toda a noite.
“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.” Lucas 2:8
3º. Era comum alguma ovelha se afastar do rebanho e ficar em situação de risco, neste caso o pastor teria que sair a sua procura.
“Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?” Mateus 18:12
Perceba que para o pastor o mais importante é a ovelha, o pastor deve fazer de tudo para que a ovelha não se perca que se alimente bem, que tenha segurança.
Não é a toa que Cristo usa da relação pasto/ovelha para demonstrar o seu cuidado para conosco. Segundo suas próprias palavras:
“Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” João 10:14-18
Sabemos então que a Igreja é o rebanho de Cristo, e este seu Pastor. Sabemos também que Cristo colocou alguns como pastores sobre o seu rebanho, aqueles que têm mais tempo de caminhada, que conhecem melhor a palavra de Deus, aqueles que foram chamados e vocacionados para tal:
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,” Efésios 4:11
O que quero falar agora está em Ezequiel capitulo 34. Aqui encontramos uma profecia que pode ser muito bem lida e entendida como para os nossos dias. Vemos aqui neste texto com exatidão o que tem acontecido nas igrejas da atualidade, tanto no trabalho dos chamados “pastores” como quanto à atitudes da maioria das chamadas “ovelhas”. Veja abaixo alguns versículos selecionados deste capítulo:
“E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam.” Ezequiel 34:1-5
“Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.” Ezequiel 34:8-10
“E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés?” Ezequiel 34:17-18
“Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra. Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora. Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas.” Ezequiel 34:20-22
Creio que o texto acima é auto explicativo, mas mesmo assim, vejo a necessidade de contextualizar algumas afirmações expostas na profecia acima. Antes de qualquer coisa, sabemos que a maioria das profecias de Ezequiel é escatológica, ou seja, são para os tempos do fim.
Falamos no post anterior sobre a volta de Cristo e seus sinais, um grande sinal que percebemos antes da volta de Cristo é a chamada “apostasia da igreja”. Sabemos pelas profecias bíblicas que nos tempos próximos da volta de Cristo, a igreja irá abandonar a sua fé inicial e dará ouvido à doutrinas estranhas, falsos mestres e falsos profetas.
Na ultima carta às igrejas de apocalipse, temos a carta à igreja de Laodicéia, que é um retrato fiel da igreja da atualidade.
“E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3:14-22
A preocupação exacerbada com relação à riquezas, a auto suficiência, a aceitação do pecado ou mornidão espiritual. São características marcantes da igreja de Laodicéia e da igreja contemporânea.
Não há nada que se possa fazer para evitar a apostasia dos últimos tempos, é profecia bíblica, e seu cumprimento se dará. Mas isso não isenta da responsabilidade aqueles que, sejam pastores, sejam ovelhas, promovem esta apostasia. E é sobre isto que a profecia de Ezequiel 34 nos diz.
Primeiramente Deus se dirige aos “pastores” que foram chamados para cumprir um propósito de guiar e guardar o rebanho de Deus, e fizeram disso sua fonte de riqueza. “Pastores” que extorquem suas ovelhas, exigindo muito além de dízimos, contribuições em troca de promessas vãs, que contrariam a palavra de Deus, enquanto suas ovelhas continuam aprisionadas pelo pecado.
Atualmente não se ouve nos púlpitos pregações sobre o pecado, sobre o juízo de Deus, nem sobre a obediência à sua Palavra. Pelo contrario, encontramos estes que se dizem “pastores”, “bispos”, “apóstolos” se posicionando a favor do aborto, do homossexualismo, do sexo antes do casamento, do uso de bebidas alcoólicas. O pecado passou a ser tratado como algo comum pela chamada “igreja moderna”.
Não vemos mais a preocupação com doutrinas do “arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.” Hebreus 6:1-2, isso foi esquecido por estes líderes.
Hoje não conseguimos enxergar diferença entre o cristão e o ímpio, não conseguimos ver diferença entre uma “pregação” e uma palestra motivacional, ou entre uma “pregação” e um bingo.  
A palavra de Deus para estes “pastores” é bem dura e clara:
Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.” Ezequiel 34:10
Mas não somente estes “pastores” são culpados pela realidade da igreja contemporânea, se eles conseguem seguidores é porque falam aquilo que algumas “ovelhas” querem ouvir. Não são poucos os que procuram essas igrejas pensando apenas em seu retorno financeiro.
“Ovelhas” que estão gordas e inchadas do pecado, que procuram palavras que amaciam suas almas, que se juntam ao coro de que são “boas” e “merecedoras do céus”. As verdadeiras ovelhas de Cristo são aquelas que desejam obedecer ao seu Pastor!
Muitas pessoas freqüentam igrejas não porque querem compromisso com Deus e sua Palavra, mas porque tem medo do juízo vindouro e procuram alguma forma de conciliar seu pecado e o “serviço a Deus”. Se você pensa desta forma, sinto em lhe informar, mas não há absolutamente nada em você que possa te salvar ou comprar sua salvação. Deus NÃO precisa de você nem de nada do que você faça!
Com a atitude destas “ovelhas”, as verdadeiras ovelhas de Cristo tem andado desgarradas, sem lugar para se achegar assim como diz a profecia:
“Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora.” Ezequiel 34:21
O próprio Cristo julgará entre suas ovelhas e reunirá o seu rebanho, e tomará para si o seu rebanho que Ele mesmo apascentará. Acredite, este texto está falando sobre o arrebatamento da Igreja de Cristo. Quando finalmente todos os verdadeiros servos de Deus serão apascentados pelo próprio Deus, recebendo os galardões celestiais, frutos de uma vida de sujeição à Palavra de Deus.
Se você também não suporta a situação calamitosa que a “igreja moderna” vive; Se esta mornidão espiritual que estamos assistindo também te enoja, se você tem procurado servir a Deus de todo o seu coração e mente, e tem percebido que são poucas as igrejas que buscam isto, saiba que é para você esta palavra:
Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão. E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra. Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel.” Ezequiel 34:11-14




Comentários

  1. Muito boa essa palavra, esclarecedora, edificante e tem sido a realidade em nosso tempo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário