Dois reis.

Quando o povo de Israel finalmente conquistou a terra prometida, através da atuação de Deus no meio deles, durante muitos anos eles viveram de forma tribal, ou seja, cada tribo vivia isoladamente em suas regiões e eram governadas por seus patriarcas. De tempos em tempos Deus levantava um juiz sobre todo o povo que os exortava a santificar-se a Deus, pois este era o propósito daquela nação. 

Porém em certo momento o povo de Israel quis ter um rei sobre eles, pois as nações em sua volta todas tinham um rei, e foi quando Samuel, o ultimo dos juízes e um importante profeta do velho testamento, ungiu a Saul como o primeiro rei de Israel.
Deus havia escolhido a Saul, e o povo se agradou muito de seu novo rei, pois ele era forte, alto, de boa aparência. Saul foi ungido rei e diz a bíblia  (I Samuel 10) que o Espírito do Senhor se apoderou de Saul, e ele profetizou juntamente com os filhos dos profetas.

Deus abençoou abundantemente Saul no inicio de seu reinado e ele venceu várias batalhas importantes, mas Saul não permaneceu fiel à Deus.

Diz a bíblia (I Samuel 13) que Saul ofereceu sacrífícios à Deus, coisa que não era permitido a ele fazer, pois somente um sacerdote poderia oferecer sacrifícios à Deus, e depois ele conscientemente desobedeceu novamente à ordem que Deus tinha dado, quando da batalha contra os amalequitas (I Samuel 15). Deus havia ordenado expressamente que não tomassem nenhum despojo da batalha, mas que aniquilassem todos os animais assim como o próprio rei amalequita, e Saul poupou o rei amalequita como também tomou para sí o melhor do seu rebanho.

Diz a biblia que por essas desobediências, Deus rejeitou a Saul e pediu que Samuel ungisse outro rei, e assim foi ungido o pequeno Daví como rei sobre Israel. Daví ainda demorou muitos anos para assumir sua posição como rei, após a conhecida luta contra Golias, Daví foi trazido para viver no palácio juntamente com Saul, casou-se com uma de suas filhas, e Deus o abençoou grandemente. Mas devido a inveja de Saul, e este sabendo que Samuel o ungira rei sobre Israel, tentou matar a Daví por diversas vezes. Daví viveu por muitos anos no deserto fugindo de Saul, até que Saul se matou, na batalha contra os filisteus.

Daví então assumiu o trono e unificou a Israel, e sobre seu reinado Deus o abençoou grandemente. Daví não apenas levou os israelitas à importantes vitórias como também despertou no meio do povo um grande avivamento espiritual.

Mas passados alguns anos Daví também pecou, diz a bíblia (II Samuel 11) que enquanto o povo estava em batalha, Davi no seu palácio avistou uma mulher que se banhava, e desejando-a mandou que a trouxessem até ele. Ele dormiu com esta mulher que engravidou do rei. O problema que esta mulher era Betseba, esposa de Urias, capitão de seu exercito.

Para tentar esconder seu pecado, Davi chamou a Urias do front de batalha, com a desculpa de inquirir dele informações sobre o front, e depois de ouvi-lo o rei pediu para que ele fosse para a sua casa, dormisse com sua mulher e depois retornasse para o front. Urias se negou a este direito por entender que não poderia ele desfrutar do conforto de sua casa enquanto seus irmãos estavam dormindo em tendas no meio da batalha.

Daví percebendo que Urias não iria para sua casa, mandou uma carta a Joabe, general de seu exercito, para que colocasse Urias no pior ponto da batalha, e que estando ali que os soldados em sua volta recuassem para que Urias fosse morto.

Após a morte de Urias, Daví se casou com Betseba e achou que seu pecado nunca seria descoberto, foi quando o profeta Natã, foi a seu encontro, falando sobre um certo homem rico que tinha muitas ovelhas e que quando chegou um viajante em sua casa ele roubou uma ovelha de seu vizinho, que possuía apenas aquela ovelha e a amava muito, e matando esta ovelha ofereceu ao viajante. Daví enfurecido disse que este homem merecia morrer, no que Natã de imediato revelou "este homem é você!" (II Samuel 12).

Temos aqui a história de dois reis, os primeiros reis de Israel, vemos que estes dois reis foram escolhidos por Deus, foram ungidos, tiveram experiências grandiosas com Deus. Mas mesmo assim os dois haviam pecado. Não obstante, apenas Saul foi rejeitado por Deus, enquanto pela história sabemos que Daví continuou a reinar e não somente isso, mas de sua descendência veio o messias.

O que Davi fez logo após lhe ser revelado seu pecado foi o motivo pelo qual a misericórdia de Deus se ascendeu para ele. Diz a bíblia que Daví caiu de joelhos em pranto, reconhecendo sua culpa e se humilhando diante de Deus. Natã não havia ainda saído do palácio quando lhe veio a palavra de Deus para que retornasse e dissesse a Daví que ele não morreria pelo seu pecado, mas que seu filho sim morreria, e a espada não se apartaria de sua casa.

Na história bíblica percebemos o quanto foram desastrosas as consequências do pecado de Daví sobre a sua família, mas ao menos Daví recebera o perdão de Deus.

Existem importantes lições que podemos tirar da história destes dois reis. Primeiramente que não importa o quanto você tenha tido experiências com Deus, você é passível de pecar. A vida do cristão consiste em lutar diariamente contra o pecado em sua vida, não existe ninguém que esteja imune do pecado. O pecado é destrutivo, somente traz malefícios, Jesus nos ensina que o diabo veio para matar, roubar e destruir,  (João 10:10) e ele promove isso através do pecado. A bíblia também nos ensina que um abismo chama outro abismo, (Salmos 42:7) ou seja, quanto mais nos emaranhamos no pecado mais complicações teremos em nossas vidas.

Segunda lição importante que aprendemos com a história destes dois reis, é que devemos ter o coração quebrantado diante de Deus. O que livrou Daví de uma condenação ainda maior em sua vida foi justamente o fato dele ter ser arrependido do mal que ele fez. Todos nós pecamos e as consequências do pecado sobre as nossas vidas são desastrosas, mas diante de Deus temos que nos mostrar arrependidos. 

Em todo lugar na bíblia que se fala de perdão dos pecados, é dito também sobre o arrependimento, a condição para o perdão acontecer é o arrependimento. Quando fariseus foram até João batista para serem batizados, João os exortou publicamente: "Produzí pois frutos dignos de arrependimento!" (Lucas 3:8) não existe perdão sem arrependimento.

Ao contrário do que muitos imaginam, arrependimento não é apenas um sentimento, mas ele vem acompanhado de atitudes que demonstram o arrependimento. Atitudes como humilhação, confissão, mudança de propósito são facilmente observado naqueles que se arrependeram de seus pecados.

Por último aprendemos com a história destes dois reis, que apesar de Deus perdoar os pecados, ele não remove as consequências do pecado. Deus perdoou a Daví no instante em que se arrependeu, mas não eliminou as consequências que seu pecado produziu em sua família.

Assim pois possamos entender melhor o que nos diz a bíblia em I João 1:9-10; 2:1-2 e colocar essas palavras em prática nas nossas vidas!

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” 1 João 1:9-10; 2:1-2

Comentários