Amar ao próximo!



“Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” 1 João 4:20
A bíblia fala intensamente sobre o amor! O objetivo principal da bíblia como um todo é, através de seus registros, testemunhar o amor de Deus. Amor este demonstrado a nós através de seu Filho Jesus Cristo. Quando olhamos atentamente para a bíblia podemos chegar à conclusão indubitável de que Deus é amor; e algo que não podemos negligenciar é que, Ele espera de nós que amemos da mesma forma!
Em certo momento Jesus foi questionado por um escriba, qual seria o maior dos mandamentos. E Jesus respondeu da seguinte forma:
“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” Mateus 22:37-40
Em outras palavras Jesus afirmou que a prática das leis e dos mandamentos dependia da demonstração de amor, primeiramente a Deus, acima de todas as coisas, e posteriormente ao próximo, como a si mesmo. Não adiantaria nada obedecer exteriormente aos rituais religiosos descritos no velho testamento se não fossem acompanhadas de amor.
No novo testamento temos inúmeras recomendações para que os cristãos demonstrassem amor uns pelos outros. E este amor se manifesta através do perdão, da compaixão, paciência, benevolência e caridade. Quando olhamos para a descrição dos frutos do Espírito em Gálatas 5 vemos que grande parte destes frutos estão ligados a demonstração de amor.
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23
Podemos afirmar claramente a respeito da doutrina do novo testamento, que a salvação em Cristo, é demonstrada através de frutos, dentre eles o principal é o amor, e se alguém não demonstra amor por seu semelhante, este não foi alcançado pela redenção! Veja abaixo alguns textos que demonstram este ensino:
“Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.” 1 João 3:10
“Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.” Romanos 13:8
“Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.” 1 Pedro 1:22
Mas o conceito de amor tem sido deturpado em nossos dias. Por isso se faz necessário entendermos o que significa amor na Palavra de Deus para compreender corretamente a postura daquele que deseja ser salvo.
Não é incomum pessoas associarem amor à impunidade, ou injustiça. Alguns questionam como pode Deus ser amor e ter criado o inferno, e usam do mesmo argumento querendo que suas atitudes não sejam julgadas à luz da bíblia.
Vamos apresentar a descrição bíblica do que é o amor:
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 1 Coríntios 13:4-7
Percebemos que o amor não pode ser associado com a injustiça, mas sim com a verdade. Quando um pai percebe algum desvio de caráter ou conduta em seu filho, este pai fará de tudo para corrigir seu filho, pois o ama. Assim a correção é demonstração de amor. Assim Deus nos ama e deseja nos corrigir, seu amor nunca anulará a sua justiça, antes a confirma.
“Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho".” Hebreus 12:5-6
“Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.” Hebreus 12:10
Jesus foi enfático ao denunciar os pecados cometidos pelas pessoas em seu tempo, e mesmo quando repreendia duramente um fariseu ou escriba, Jesus estava demonstrando seu amor. Quando Pedro foi advertido de que negaria a Jesus, ele deixa claro que havia rogado ao Pai pela fé de Pedro, e a advertência dura de Jesus produziu, depois de sua ressurreição, salvação.
"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.
Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Mas ele respondeu: "Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte". Respondeu Jesus: "Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece". 
Lucas 22:31-34
Da mesma forma não podemos entender o amor de um cristão que não repreende seu próximo por seus pecados. Se você conhece a Palavra de Deus, e vê seu próximo no pecado, e não faz nada, você está sendo conivente com o pecado, e não está amando seu próximo.
O que muitos não entendem que Jesus denunciava os pecados, mas amava os pecadores. Assim a repreensão deve ser fruto de um coração amoroso, que anseia pela restauração e conversão do próximo, e não como o profeta Jonas que se ofendeu com Deus por ele não ter destruído a cidade de Nínive, antes a tinha perdoado.
Outra forma de demonstrar amor é o perdão! Quando Jesus estava sendo crucificado, ele exclamou: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo.”(Lucas 23:34) da mesma forma quando Estevão estava sendo apedrejado, ele disse palavras muito semelhantes: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado.”(Atos 7:60).
O perdão não é exercício de impunidade ou de injustiça, mas em ambos os casos o perdão foi demonstrado pela abdicação da exigência de justiça. Por estes exemplos podemos entender que o perdão consiste acima de tudo em não imputar culpa, ou no máximo, deixar o juízo a cargo de Deus, o Justo Juiz.
Só é possível perdoar se houver amor! O perdão sincero é uma demonstração clara de amor, e foi este o amor que Jesus demonstrou na cruz por nós. Não é possível perdoar se o coração estiver cheio de ódio ou rancor. A primeira exigência para o perdão é o amor.
O amor também é demonstrado pela caridade. Ajudar aos necessitados, com recursos financeiros ou com vestuário ou alimentos é fruto de um amor sincero. A bíblia é clara em afirmar que devemos ajudar os mais necessitados como demonstração de amor.
“Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” 1 João 3:17
O próprio Jesus deixou claro que a caridade seria uma característica daqueles que seriam salvos por ele:
"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’ "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’. Mateus 25:34-40
Importante entender que a repreensão, o perdão e a caridade são frutos do amor, e não o contrário. Pois muitos tentam se justificar pelas suas atitudes piedosas, e a palavra de Deus é clara em afirmar que somos justificados unicamente pela fé.
A bíblia nos ensina que somos maus, e todos nossos sentimentos, emoções e atitudes têm sido inflamadas pelo pecado. Assim mesmo quando tentamos fazer o bem, o mal sempre está diante de nós.
Mas o amor que a bíblia nos adverte a demonstrar, não é fruto de um convencimento racional, do que se deve ou não fazer, mas fruto de um amor muito maior, que vem de Deus para nós. Quando compreendemos e experimentamos o amor de Cristo, demonstrado na cruz, morrendo por nossas culpas, sendo nós mal, somos constrangidos a também amar.
Jesus demonstrou por nós imenso amor, nos repreendendo, mostrando nossos pecados, e nos perdoando, através de seu sacrifício na cruz, e tendo caridade por nós, dando-nos tudo o que precisamos para conhecê-lo e ama-lo. Este amor tão grande se reproduz em nós através da fé.
Não é possível demonstrar o amor a todos os homens, da maneira como a bíblia ensina, se não tiver experimentado o amor de Deus em sua vida, ao mesmo passo que é impossível alguém que tenha experimentado este amor, negue este sentimento ao seu semelhante. Pois sabemos que cada vida custou o sangue de Jesus na Cruz, se amamos a Cristo, devemos amar ao próximo.
“Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” 1 João 2:5-6

Comentários

  1. Deus abencoe sua vida gramdemente... Felizes palavras direcionadas pelo espirito santo,e com referencias biblicas que nos leva a meditar e se perguntar se realmente amamos nosso proximo como a nos mesmo e como jesus nos amou...

    ResponderExcluir

Postar um comentário