A importância da Igreja!



“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18
A palavra “igreja” nos últimos anos tem sido sinônima de muitas coisas, das quais a própria bíblia é contra. Infelizmente o que chamamos de igreja hoje tem pouco do que ela verdadeiramente era a cerca de 2000 anos atrás, na era apostólica.
Sabemos que a igreja foi instituída pelo próprio Cristo, foi ele quem durante 3 anos e meio treinou e ensinou sistematicamente aqueles que viriam a ser os apóstolos, mestres e pastores de sua Igreja. Durante todo o seu ministério Cristo se ocupou em discutir e ensinar a vontade de Deus para seus discípulos. Jesus escolheu a dedo quem seriam seus apóstolos e pessoalmente se dedicou a ensinar e dar exemplo de como seus apóstolos deveriam se portar na sua ausência.
Mas o que é a igreja de Jesus Cristo? Qual a sua finalidade? Posso aceitar a Cristo em minha vida e não frequentar igreja alguma? Qual a igreja certa que eu devo pertencer?
Importante ressaltarmos que a salvação é uma graça de Deus, obtida mediante a fé no evangelho de Jesus Cristo, fé esta que leva o indivíduo a um arrependimento genuíno, com consequente abandono da prática do pecado. A Palavra de Deus nos ensina que a partir do momento em que o homem se rende ao evangelho de Jesus Cristo, ele recebe em sua vida o Espírito Santo, que o ajudará em sua nova caminhada na vida cristã. Mas qual o papel da igreja neste contexto?
Quando olhamos para os relatos de Atos dos Apóstolos, percebemos que desde o inicio da pregação do evangelho os que se convertiam, juntavam-se como um só corpo, sob a autoridade dos apóstolos.
“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.” Atos 2:41-43
“E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.” Atos 4:32
Percebemos também que deste o inicio houve uma preocupação muito grande em organizar este ajuntamento de cristãos, estabelecendo lideranças. Foi neste contexto em que elegeram os “diáconos” da igreja primitiva.
“E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” Atos 6:2-6
Percebemos também que aonde os cristãos chegavam para pregar o evangelho, e havendo ali conversões, logo era organizada uma igreja. Temos vários relatos no novo testamento de igrejas que funcionavam nas casas de certos cristãos. Veja a lista de igrejas que Paulo saudou e que funcionava nestas condições.
“Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa.” Colossenses 4:15
“E à nossa amada Afia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa:” Filemom 1:2
“As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa.” 1 Coríntios 16:19
“Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.” Romanos 16:5
As cartas que apóstolo Paulo escreveu, as quais constituem o grande volume do novo testamento, foram em sua maioria cartas endereçadas às igrejas situadas em determinadas cidades, como Roma, Corinto, Galácia, Éfeso, Filipos, Colosso e Tessalônica. Existe registro de outra carta escritas às igrejas em Laodicéia.
A igreja foi instituída por Cristo com dois propósitos claros, primeiramente pregar e propagar o evangelho, segundo, permitir o aperfeiçoamento daqueles que seriam salvos, através da manifestação dos dons espirituais e dos ministérios distribuídos individualmente aos cristãos pelo Espírito Santo. Percebemos que a igreja foi criada para continuar a obra que Jesus Cristo iniciou na terra, propagando o Reino de Deus, por isso a igreja é chamada na bíblia de O Corpo de Cristo.
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19-20
“Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,” Efésios 4:10-13
Assim podemos perceber que o ajuntamento de cristãos, organizados em forma de igreja, é completamente pautável no contexto bíblico, sendo a maneira que Deus estabeleceu para que houvesse crescimento espiritual e edificação dos salvos. Percebemos também que a maioria dos dons espirituais citados na bíblia manifesta-se no contexto eclesiástico.
“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” 1 Coríntios 12:28
“Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.” 1 Coríntios 14:12
“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” 1 Coríntios 14:26
Assim se você se converteu a Cristo, creu no seu evangelho, você precisa fazer parte de um ajuntamento de cristãos, é necessário que faça parte de uma igreja.
Mas a bíblia deixa claro que muitos se infiltrariam nas igrejas, trazendo doutrinas estranhas, e que perverteriam o evangelho de Cristo, ensinando heresias. A bíblia sempre declarou desde o começo que lobos se aninhariam no meio da igreja para extrair dela benefícios próprios, e é este contexto tenebroso que presenciamos em grande parte do que é chamado de igreja nos nossos dias.
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” 2 Pedro 2:1
“Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” Judas 1:4
 “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.” 1 João 2:18-19
Tendo em vista esta situação, a pergunta é; qual igreja devo fazer parte? E a resposta é bem simples, você deve fazer parte daquela igreja que tem cumprido o seu propósito como igreja!
Entenda que no contexto atual existem apenas duas igrejas no mundo, a verdadeira e a falsa! Vimos que a igreja foi instituída por Cristo para pregação do evangelho e edificação dos santos, assim a igreja verdadeira é aquela que está pautada nos princípios do evangelho. A igreja de Jesus Cristo é aquela em que o centro de tudo é Cristo, onde a única regra de fé e prática é a Palavra de Deus, onde os líderes estão focados na pregação unicamente da Palavra de Deus e principalmente que demonstrem frutos inconfundíveis de uma vida de santidade. Enquanto que a falsa é aquela igreja que não se preocupa com o estudo sistemático das escrituras, onde as pregações são contrárias ao que a bíblia ensina e principalmente onde os líderes não demonstram frutos de vida de santidade ao Senhor.
É muito importante olhar para os líderes de uma igreja, antes de fazer parte dela, pois se estes líderes não pregam e não vivem de acordo com a Palavra de Deus, eles não terão muito que ensinar com relação à santidade e fé. E se a igreja que você participa é liderada por homens que não preenchem os requisitos bíblicos para serem líderes, melhor procurar outra igreja para congregar-se.
Veja as recomendações que Paulo dá a Timóteo, quais devem ser as características dos líderes da igreja.
“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.” 
1 Timóteo 3:1-13
Assim é de suma importância para o cristão participar de uma igreja, onde possa ser edificado e também usado na obra de Cristo, por isso precisamos escolher com muito critério qual igreja, observando principalmente os líderes, para que a finalidade da igreja se cumpra com excelência em nossas vidas!

Comentários