Permanecer em Cristo e frutificar!


“Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o viticultor. Toda a vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda a vara que dá fruto, ele a limpa, para que o dê mais abundante. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como a vara não pode dar fruto de si mesma, se não permanecer na videira; assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Aquele que permanece em mim, e no qual eu permaneço, dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, é lançado fora como a vara, e seca-se; semelhantes varas são ajuntadas, lançadas no fogo, e elas ardem. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e ser-vos-á feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.” João 15:1-8
Era noite, Jesus e os discípulos haviam acabado de celebrar a última páscoa, nesta celebração Jesus havia feito algo diferente, havia acabado de instituir a Santa Ceia. Judas Iscariotes já deixara a companhia dos demais a fim de encontrar-se com os principais sacerdotes. Ele deveria guiar a trupe de soldados até Jesus, para entrega-lo à prisão.
O tempo estava muito curto, Jesus ainda iria se dirigir ao Getsêmani para orar, sua alma já estava angustiada, sabendo do que iria sofrer. Neste momento Jesus começa o mais íntimo, de todos os seus discursos, que termina na chamada Oração Sacerdotal de Jesus.
Este discurso registrado apenas por João, do capítulo 14 ao 17 de seu evangelho, Jesus trata de muitas verdades, é como um resumo de seus ensinos, dito em uma linguagem bem íntima. Dentre tantas verdades que Jesus ensinou naquela noite, está esta, registrado em João 15:1-8.
Jesus sempre utilizou figuras de linguagem em seus ensinos, a fim de exemplificar as verdades divinas de forma clara, assim Ele usou neste texto a figura da videira. A videira é tida como um dos símbolos do estado de Israel, que os discípulos acreditavam, seria restaurado por Cristo naqueles dias. Mas aqui Jesus alega que Ele próprio era a videira verdadeira. Qual não foi a surpresa de seus discípulos ao ouvir tal alegação.
E Jesus ainda afirma que eles, os seus discípulos eram os ramos desta videira, ou seja, faziam parte da videira, estavam ligados à videira. Este ensino nos mostra a nossa relação com Cristo quando nos convertemos a Ele. Ao arrependermos-nos e confessarmos nossos pecados, ao aceitar a Cristo como nosso Senhor e Salvador, somos imediatamente feitos ramos da videira, estamos ligados a Cristo.
A Palavra de Deus nos ensina em vários momentos que Cristo nos tornou participantes de si mesmo e do seu Espírito, assim aquele que está em Cristo é nova criatura, não nascido da carne ou do sangue, mas do Espírito de Deus.
A bíblia nos ensina que ao aceitarmos a Cristo, recebemos o seu Espírito Santo, e este Espírito Santo nos guia a toda a verdade, dirigi as nossas vidas e intercede por nós. Portanto quando aceitamos a Cristo algo sobrenatural acontece que é a nossa participação, a nossa ligação com a videira, que é Cristo.
Este mistério só é possível pelo novo nascimento, pela operação direta do Espírito Santo em nós, nos revivificando para Deus. Se antes andávamos mortos para Deus por causa de nossos pecados, agora sendo perdoados através da confissão e do arrependimento genuíno, somos transformados e passamos a ser vivificados para Deus. Seu Espírito passa a viver em nós e podemos ser agora guiados por Ele.
Se você aceitou a Cristo em sua vida você está ligado à videira, e assim como o ramo recebe vida através da seiva que vem da planta, agora você recebe diariamente vida através de sua ligação com Cristo.
Mas Cristo faz um alerta a seus discípulos, pois assim como os ramos da videira devem produzir frutos, aqueles que estão ligados em Cristo também devem produzir frutos. Interessante que em várias passagens a bíblia compara as obras cristãs a frutos, e existe uma razão muito forte para isso. Os frutos, só podem ser gerados em ramos que estão ligados à árvore! Um ramo cortado da árvore não produz nada. Assim só é possível produzir frutos para Deus quem está em Cristo!
Jesus é muito claro neste texto ao afirmar: “pois sem mim nada podeis fazer”. Nós somos maus, fracos, carnais e nossas vontades e desejos estão inflamados pelo pecado, nada do que nossa natureza possa fazer é bom e agradável diante de Deus.
Você talvez possa pensar que é uma boa pessoa ou que, mesmo sem ter uma experiência pessoal com Cristo, faz boas coisas. Mas entenda que não existe nada em você que possa agradar a Deus.
Voltando à figura da videira, Jesus afirma que o ramo só produz frutos porque está ligado à videira, e por estar ligado à videira o cristão deve produzir frutos. A bíblia nos ensina que não somos salvos pelas obras, mas a partir do momento em que somos salvos somos capacitados a produzir frutos.
Tiago afirma que a fé deve produzir obras, e que se não produzir obras esta fé está morta. Assim se cremos em Cristo e vivemos em Cristo devemos produzir obras dignas de quem está em Cristo.
“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2:26
Não é possível conceber a ideia de um cristão que continua vivendo na prática constante do pecado, que não demonstra amor ao próximo, que não perdoa, que não prega o evangelho sempre que tem oportunidade. Pois estas coisas são claramente opostas aos ensinos de Cristo e se estamos em Cristo devemos viver como Ele viveu. Portanto todos que participam da videira devem produzir frutos!
Cristo ainda diz sobre os ramos da videira que aqueles que não produzem frutos são cortados e lançados fora, mas aqueles que produzem frutos são podados, ou limpados, para que produzam mais frutos ainda, e na sequência afirma “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”.
O cristão que está produzindo frutos deve ser limpo! Nossa natureza carnal não desaparece no momento da conversão. Ao aceitarmos a Cristo em nossas vidas começamos uma caminhada, as fraquezas e a inclinação para o pecado começam a ser combatidas, e Deus começa em nós um processo chamado de santificação.
Ao passo em que o cristão dá frutos, Deus o limpa, para que produza ainda mais frutos. É Deus quem opera o processo de santificação no cristão, é Ele quem vai limpar as folhas secas, que só consomem a seiva e minam as forças do ramo. Dia após dia Deus vai trazendo à consciência do cristão seus pecados e falhas em sua personalidade para que seja tratada, limpa, e assim santificado, possa produzir mais frutos ainda.
O meio pelo qual Deus limpa os ramos é a sua Palavra, Cristo disse “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. É através do conhecimento e do entendimento da Palavra de Deus que o cristão será exposto ao processo de santificação. Por isso que o cristão deve estudar a bíblia, procurar conhecer os mandamentos de Cristo, pois só assim poderá permanecer em Cristo. Jesus mesmo afirma: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós”. Portanto temos que conhecer a sua Palavra.
Assim entendemos que precisamos permanecer em Cristo! Ao aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, arrependendo dos pecados e convertendo a Ele, iniciamos um processo em nossas vidas; é apenas o começo da caminhada cristã. É necessário permanecer nEle, através do conhecimento da sua Palavra, do andar cristão, da perseverança nos caminhos do Senhor que alcançamos a graça de sermos seus discípulos.
Se somos cristãos devemos dar frutos do cristianismo que professamos, ou então seremos como varas secas, infrutíferas, que assim como as demais serão rejeitadas por Deus no dia de seu juízo.

Comentários