A verdadeira PAZ!



“Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós.” 2 Tessalonicenses 3:16
Um dos maiores anseios de todos os homens, em todos os tempos foi justamente a paz. Assistimos com horror a situação de conflitos que o mundo se encontra. Não estou falando apenas de guerras entre nações, mas da criminalidade, da banalização da vida. São conflitos diários que acontecem à porta de nossas casas, e por vezes adentro.
Apesar de todos os recursos que temos hoje em nossa sociedade, não conseguimos ser melhores que nossos antepassados. É notório como a criminalidade tem crescido em nossos dias, crimes hediondos, realizados a sangue frio, por motivos torpes.
Assim a grande questão de nosso século é como conseguir uma paz duradoura e efetiva para todos os homens?
Essa busca esbarra inevitavelmente em Deus! Entenda que a origem de nossa falta de paz é principalmente porque não temos paz com Deus! A bíblia declara que somos inimigos de Deus, e que não temos paz com Ele, pois fazemos o que é contrário a Ele.
Fomos criados por Deus com um objetivo claro, e quando não cumprimos este objetivo estamos sendo contrários ao criador. Declaramos nossa independência de nosso criador no jardim do Éden, e desde que isso aconteceu a humanidade começou a entrar em colapso, a ponto de pela primeira vez na história, um homem matar seu irmão.
“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.” Gênesis 4:3-8
Quando olhamos para o que Caim fez com Abel, entendemos claramente que o homicídio foi motivado pela rejeição de Caim por Deus. A oferta de Caim não agradou a Deus, e ao invés de Caim olhar para os seus erros e os motivos pelo qual Deus rejeitara sua oferta, ele tomado de inveja matou seu irmão.
Não quero dizer que todos os assassinatos de nossos dias têm o mesmo contexto de Caim e Abel, mas é notório que o principal motivo que nos leva ao quadro que vivemos hoje é justamente a falta de paz com Deus.
O homem procura desesperadamente a paz, e mesmo que, num milagre, toda a criminalidade cessasse, se todas as guerras terminassem e se todos vivessem em harmonia, mesmo assim os nossos corações continuariam vivendo em conflito, porque não temos paz com Deus!
Foi neste contexto que Jesus Cristo, pouco antes de ser entregue à morte, diz a seus discípulos sobre o seu maior legado, aquilo que perpetuaria nos corações deles durante toda a eternidade, ele diz:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27
Ao morrer na cruz pelos nossos pecados, Cristo nos proporciona a paz que tanto necessitamos; a paz com Deus. Pois através de seu sacrifício podemos finalmente nos reconciliar com Deus!
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” Romanos 5:1
“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” Romanos 5:10
Veja na vida destes discípulos os frutos que esta paz produziu, a ponto de não se abaterem com perseguições, mas em qualquer circunstância se sentiam agraciados por Deus. Muitas vezes se jubilavam por serem achados dignos de padecer pelo nome de Cristo, a ponto de perdoar seus algozes, e glorificarem a Deus.
Esta é a verdadeira paz que devemos procurar; a paz com Deus! Enquanto não nos rendermos à Ele, continuaremos sendo afligidos pela inquietação na alma, assim como aconteceu com Caim, que por não estar em paz com Deus, permitiu-se ser dominado por um sentimento de ira, que culminou num crime terrível.
Em Deus temos a verdadeira Paz, somente reconciliando-se com Deus, através do sacrifício de Cristo, podemos ter os corações cheios de paz. Uma paz que não passará em momentos de angustia ou tribulação, mas que produzirá a certeza de promessas maiores, conquistadas através de Cristo.
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7

Comentários