A Ressurreição!



Quando falamos de Jesus é muito comum as pessoas visualizarem a imagem de um homem ferido, pregado numa cruz, sangrando até a morte. Na verdade as pessoas se admiram ao ver uma imagem tão dura e cruenta. A morte de Jesus é extensivamente divulgada em cultos cristãos, e em filmes que retratam a paixão de Cristo.
Fato é que a morte de Jesus Cristo foi, assim como a retratam, triste e cruenta. Jesus suportou na cruz um sofrimento físico terrível. Foram aproximadamente 3 horas de agonia naquela cruz, fora os açoites, cuspes, bofetadas e escárnios que foram aplicados a Jesus desde sua prisão no Getsêmani até a sua crucificação no Gólgota. Foram aproximadamente 15 horas de sofrimentos.
Este quadro se torna ainda mais terrível e assustador se entendermos que, assim como a bíblia nos ensina, ali estava o autor da vida, o Filho de Deus, aquele que, como o texto de Filipenses 2:6 nos diz, não teve sua divindade algo a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo sendo obediente até a morte e morte de cruz.
Aquela cruz é talvez o símbolo mais controverso de toda a história humana, pois ela é sinônima de vergonha, dor, tristeza, maldição, mas ao mesmo tempo é a imagem do amor e da justiça de Deus. Não podemos negar que o sacrifício de Jesus foi a maior prova de amor que se tem notícia em todos os tempos e eras.
Estima-se que o universo tenha algo em torno de 8 bilhões de anos-luz de diâmetro, tal é a dimensão do universo. E sabemos que tudo isso foi criado pelo próprio Cristo assim como nos descreve João;

“Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1:3
Diante te toda a magnitude e dimensão da sua criação, do seu poder, Jesus ainda atentou para nós, tão pequenos perto de sua criação, se fez semelhante a nós, assumindo para si mesmo a natureza humana que Ele criara, e estando como homem aceitou experimentar em sua carne o que era a morte física, com um único propósito, cumprir a justiça de Deus, que exigia a morte do homem pecador. Ele que viveu como homem, porém sem pecado, morreu em nosso lugar, para que tivéssemos uma oportunidade de salvação. Portanto a cruz simboliza o amor e a justiça de Deus, tanto quanto simboliza a dor, sofrimento, tristeza, vergonha, escárnio.
Mas o grande fato é que, a grande maioria das pessoas se atenta tanto para a sua morte, que se esquecem do grande acontecimento da sua ressurreição, que é tão grande e tão significativo quanto a sua morte. Alias a fé cristã só existe por causa deste evento tão sublime e poderoso.

“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” 1 Coríntios 15:14
A ressurreição de Jesus Cristo assim como sua morte possui um significado tremendo e corrobora para crermos que o seu sacrifício foi aceito por Deus para propiciação dos nossos pecados. A ressurreição de Jesus é a prova de que através de sua morte podemos ter perdão dos nossos pecados.

 “E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus; (...) seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.” Atos 13:32 e 38
A ressurreição de Jesus demonstra a sua origem e divindade;

“Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,” Romanos 1:4
Pela ressurreição sabemos que Jesus foi entronizado novamente em seu lugar, tendo novamente a mesma glória que Ele esvaziou para vir à terra.

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” Mateus 28:18

“Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.” Marcos 16:19
Não somente isso, mas as promessas de vida eterna: salvação, regeneração, santificação e reconciliação repousam todas elas sobre o fato da ressurreição de Cristo. Paulo ao escrever para os Corintos acerca da ressurreição, ele deixou claro que a ressurreição de Cristo é a base que sustem a promessa de uma vida eterna com Deus.

“Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” 1 Coríntios 15:20-22
E da mesma forma escreve aos Romanos;

“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11
E aos Tessalonisenses;

“Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.” 1 Tessalonicenses 4:14
Pedro também escreve acerca da ressurreição e diz:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,” 1 Pedro 1:3-4
Assim vemos que a ressurreição de Jesus é o que nos dá a certeza de que suas promessas se cumprirão na vida daqueles que creem. E se cremos que ele ressurgiu dentre os mortos também podemos gozar da certeza da vida nova que nos está reservada nEle.
Deus não apenas proporcionou a oportunidade de sermos perdoados, mas também nos possibilita sermos participantes de uma vida plena e eterna. Verdade que ainda não desfrutamos plenamente desta conquista que Jesus garantiu na cruz, temos sim sidos abençoados enquanto nesta vida presente, e estas benção são frutos da ressurreição de Cristo, mas as bênçãos recebidas ainda são migalhas perto das grandes promessas que o Senhor tem reservado para nós.
Ainda vivemos momentos de dificuldades e lutas. Temos suportado aflições. Mas entenda que pelo que Jesus Cristo realizou na sua morte e ressurreição você pode ter acesso às promessas de Deus. Não que instantaneamente você viverá num mar de rosas, mas poderá experimentar a Paz e vislumbrar as vitórias reservadas por Deus a nós.
Basta arrepender-se de seus pecados e depositar sua fé no Cristo ressurreto!

“Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:32-39




Comentários