A Fé que agrada a Deus.


Existe uma coisa a respeito de Fé que precisa ser dita. Fé não é apenas crer ou acreditar em algo, fé é muito mais do que isso, fé é quando cremos de tal forma a ponto de termos o objeto de nossa fé como verdade absoluta, a ponto de sermos constrangidos a nos sujeitar e viver essa fé.
Assim podemos dizer que a fé é a expressão da verdade, sendo embasada em argumentos lógicos e racionais que a sustentam como fé e não apenas uma crença.
E desta forma também a fé nos leva a fidelidade, pois temos o objeto de nossa fé como uma verdade inabalável e nos sujeitamos a ela.
Logo temos uma grande pergunta ao entendermos o que é fé. Qual a fé que agrada a Deus? Se nós entendemos que Deus é uma pessoa, com vontades e desejos, logo entendemos que Deus também pode ser agradado ou desagradado.
A bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus porque aqueles que se achegam diante dele devem crer que ele existe e que é o recompensador daqueles que o buscam, e mais, a bíblia deixa claro que qualquer graça que recebemos de Deus vem mediante a fé! Não qualquer fé, mas a fé correta no que Deus, o objeto desta fé, é. Embasada naquilo que ele expressou e declarou sobre si mesmo.
A Fé que agrada a Deus deve ser aquela em que ele é aceito da maneira como ele se revelou e não da maneira como pensamos ou gostaríamos que fosse.
E sobre o que ele revelou sobre si mesmo a bíblia declara que Jesus Cristo é a expressa imagem de Deus. Assim o que se pode conhecer de Deus ele revelou através de Jesus Cristo.
Sobre Jesus Cristo conhecemos através da bíblia que ele, mesmo sendo Deus, o criador de todas as coisas, aquele por quem tudo se fez e para quem tudo foi feito, se humilhou a ponto de se fazer criatura. Nasceu como homem, e dentre tantas famílias abastadas em Israel ele decidiu nascer como filho de um carpinteiro e escolheu como seu primeiro berço uma manjedoura.
Quando adulto se dedicou a mostrar o que Deus esperava dos homens, pregando e ensinando em todo o tempo, mostrando o quanto os homens estavam distantes de Deus e obscurecidos por seus pecados e maldade nos corações, chamando-os ao arrependimento. E mesmo diante de tantos milagres, tantas maravilhas ele foi rejeitado e escarnecido. Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam.
Não bastando, humilhou-se ainda mais, suportando a vergonha, a dor, a rejeição. E na cruz recebeu sobre si a ira de Deus, que era destinada a nós os pecadores. Tudo isso com um propósito, abrir o caminho de reconciliação entre os homens e seu Criador.
Somente Jesus Cristo poderia fazer isto, ninguém mais poderia nos substituir naquela cruz, pois foi ele o ofendido por nossos pecados. Assim somente ele poderia morrer por nós naquela cruz, e ele o fez.
E tendo cumprido tudo, Deus o ressuscitou dentre os mortos ao terceiro dia, demonstrando que seu sacrifício na cruz foi pleno, e satisfez totalmente a sua justiça. Dando o próprio Deus testemunho de todas as palavras de Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos.
Assim, a fé que agrada a Deus é aquela que reconhece quem verdadeiramente somos: homens maus, desprovidos de qualquer virtude, rebeldes e pecadores, e por nossos pecados destituídos da graça de Deus. Que reconhece quem Deus é: Santo, Justo e Bom, o único digno de toda a honra, glória, louvor e adoração. E por fim que reconhece o amor de Deus, demonstrado na cruz do calvário, amor que nos chama a reconciliação, que nos chama ao arrependimento.
Tendo bem firme esta fé, entendendo que tudo vem de Deus, unicamente por sua graça, sabendo que a nós, que antes andávamos rebeldes e destinados à condenação eterna, são destinadas promessas muito superiores; descansamos em Deus e na sua salvação, buscando com todas as nossas forças viver de maneira a agradar aquele que nos amou primeiro.
Assim é por esta fé que nos arrependemos de nossos pecados, que reconhecemos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, que tomamos a cruz que nos está proposta a fim de alcançarmos as promessas eternas e servimos a Deus com todo nosso coração.
Está é a fé que nos está proposta através da bíblia. E como qualquer outra graça, não é possível vir de nós mesmos, mas do próprio Deus a nós. Assim o que nos compete é, diante da revelação de Deus, desejarmos esta fé, e Deus da liberadamente a quem a busca.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2:8


Comentários