Em qual monte devemos adorar?



“Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”  João 4:19-24
A mulher samaritana já havia tomado um grande susto ao ouvir Yeshua (Jesus) lhe pedindo água, pois os judeus não conversavam com samaritanos, e ainda mais quando Yeshua lhe contou tudo quanto ela estava fazendo da sua vida, sem nunca tê-la visto.
Vemos no inicio deste texto que ela constatou que Yeshua era um profeta, um enviado de Deus, porque homem algum poderia falar daquela forma se Deus não o tivesse revelado.
A mulher samaritana, percebendo estar diante de um representante de Deus, faz uma pergunta. Os samaritanos afirmavam que o local de adoração a Deus era o monte Gerizim, enquanto que os judeus afirmavam que o local de adoração era o monte Sião, onde estava o Templo de Jerusalém, em outras palavras ela estava pergundando: "quem está com a razão? Onde devemos então adorar?".
Nossos dias não são muito diferentes dos dias daquela mulher. Hoje existem muitas vozes no mundo a fora apontando caminhos que seriam os verdadeiros para adorar a Deus. O ser humano possui uma necessidade de adorar, de sujeitar-se a Deus e ter paz com Ele, e diante de tantas vozes apontando diferentes modos de culto e adoração, podemos estar vivendo o mesmo dilema que aquela mulher.
A quantidade de religiões apontando caminhos diversos e as rixas dentro do próprio cristianismo são um exemplo claro disto que estou falando, e não são poucos os que ficam em dúvida quanto ao modo em que nós devemos adorar a Deus.
A resposta de Yeshua é muito clara e apropriada para nós hoje. Ele diz inicialmente que estaria chegando o momento em que, nem em um monte, nem no outro monte, os homens adorariam a Deus, e diz que os samaritanos adoram o que não conhecem, mas os judeus adoram o que conhecem. Assim vemos que o principal ponto para a adoração verdadeira está no conhecimento de Deus.
Portanto é necessário que o homem se disponha a conhecer a Deus e a maneira como ele deseja ser adorado, a fim de adora-lo de forma correta.
Mas quanto à forma que a mulher estava questionando, se em um monte ou no outro, Yeshua afirma que neste novo momento, os homens adorariam à Deus em espírito e em verdade!
Até então o estereótipo de adoração que aquela mulher estava acostumada a ver era a escolha do templo correto, o sacrifício correto, a oração correta. O que Yeshua mostrou foi que não é a forma do culto que interessava de fato a Deus, mas a adoração sincera que era devotada a Deus através de uma vida de adoração.
Ou seja, a adoração verdadeira não compreende apenas o cerimonial realizado no Templo, mas nas atitudes durante o dia a dia, na obediência aos mandamentos de Deus, no honrar o pai e a mãe, no abster-se da mentira, no fugir da imoralidade.
Hoje podemos ver vários exemplos de crentes e religiosos que, durante o culto e o louvor em suas igrejas se portam de maneira devota, oram em voz alta, cantam a plenos pulmões, e participam de um culto com total dedicação. Mas no seu dia a dia a obediência e o temor à Deus desaparece.
Entenda que, se sua vida não condiz com seu culto, então seu culto é carnal e mentiroso! Não é isso que Deus aceita como adoração. O que Deus espera de um adorador é que sua adoração seja em espírito e em verdade.
Adoração significa sujeição e obediência, portanto não existe adoração onde não há obediência. Se a vida daquele que se dispõe a adorar a Deus for de total desobediência ao seu Senhor, sua adoração é falsa.
Assim entendemos o que Yeshua ensinou àquela mulher, que estava em adultério após ter cinco maridos, e que apesar de uma vida de pecados, desejava do seu intimo adorar a Deus verdadeiramente. Vemos neste mesmo texto que as palavras de Yeshua transformaram a vida daquela mulher, que por seu testemunho levou toda aquela cidade a crer em Yeshua como o Messias enviado por Deus.
Assim, se você deseja ser um adorador, busque conhecer e obedecer ao seu Senhor!

Comentários

  1. Verdade, realmente um verdadeiro adorador deve viver seu dia a dia em santidade para que seu louvor e adoração chegue até Deus.

    ResponderExcluir
  2. Verdades para adorar al SENHOR daremos até em pensamentos, mas onde Deus ordena a bênçÃo para nós tem lugar.e onde Deus escolheu.desde princípio Deus ordenou o lugar para povo reunir.onde Abel e Caim sacrificou o SENHOR, ONDE noe adorou;ONDE meses ANTES de sair com o POVO adorou . Reunirão em um lugar escolhido por Deus. Salomão, os discípulo Jesus mandou ADORAR NO senaculo , PARÁ RESUMIR. TENP LO É LUGAR DE PROTEÇÃO. DE VENTO XUVA. ESTALACAO SANITÁRIA. É ONDE DEUS ORDENA A BÊNÇÃO. RESSEBE AS BÊNÇÃO EM CUALQUER LUGAR.ADORA ONDE QUER .TUDO ISTO TA NA BÍBLIA. VAI LER A BÍBLIA PREGSSOZO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Emunah?

Três medidas de farinha.

"Em ti serão benditas todas as famílias da terra".