Para quem devo dirigir minhas petições?


A vida é cheia de momentos de angústias, por vezes nos sentimos sós, e necessitados de tantas coisas, físicas e espirituais. Há momentos em que nos sentimos secos, vazios, e nestes momentos sentimos a necessidade de pedir socorro, ajuda e direção.
Mas a quem pedir? A quem recorrer? De quem esperar consolo, direção, compreensão?
Devo pedir a quem pode primeiro me ouvir, quem está próximo o suficiente para ouvir minha voz. Não adiantaria nada pedir para alguém que está distante, ou de alguma forma incapacitado de me ouvir. Mas não somente isso, devo pedir para alguém que pode entender exatamente a minha necessidade, que compreende o que estou pedindo e conhece do que estou dizendo. De preferência alguém que me entenda melhor do que eu mesmo. E mais, devo pedir a alguém que pode atender aos meus pedidos. Não adiantaria nada eu pedir a alguém próximo a mim, que consiga me ouvir e que entenda as minhas necessidades, se este alguém não tem poder nenhum para me ajudar naquilo que estou pedindo.
Por isso em qualquer situação a melhor pessoa a direcionar as minhas petições é Deus, pois só Ele é onipresente! Ele está presente ao seu lado, está bem perto de você, e Ele é capaz de te ouvir mesmo que você esteja apenas sussurrando. Segundo, só Deus é oniciente! Ele sabe tudo o que se passa em sua vida, conhece todas as suas necessidades, sabe quais os sentimentos mais íntimos do seu coração, e é capaz de te entender melhor que você mesmo.  Terceiro, só Deus é onipotente! Ele tem todo o poder, e pode realizar qualquer coisa que ele queira.
Ainda existe outra razão muito importante para direcionar suas petições unicamente a Deus, pois este Deus que é onipresente, oniciente e onipotente, te ama. Ele se fez homem como eu e você, e passou por todas as necessidades que eu e você passamos, ele experimentou em sua carne a fome, o frio, a vergonha, o desprezo, a dor e a morte.  Este Deus que é rico em gloria e em majestade se humilhou a si mesmo, para aproximar-se de você, e para que pudesse interceder por você, não como alguém alheio, mas alguém que também passou por tudo o que você passa, e propiciar para você a vida, a salvação, e a paz.
Se existe um Deus assim, que me conhece tão bem, e pode me ajudar em muito mais do que sou capaz de pedir, pra que pedir a outro que não seja Ele? Para que pedir a quem não pode me ouvir, me entender, muito menos me responder?
Portando, não perca seu tempo pedindo a Maria, Pedro, João, Paulo, ou a qualquer outro homem quem quer que seja, antes se achegue diante de seu criador, com o coração quebrantado e arrependido, solicitando a Ele graça, e faça conhecidas diante de Deus suas petições, confiando que aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por amor de nós, pode te dar também em Cristo todas as coisas.

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:15-16

Comentários