Principios morais dos 10 mandamentos - Honra teu pai e tua mãe!

Nunca houve um momento na história da humanidade em que a estrutura familiar foi tão abertamente atacada como no ultimo século. A destituição da autoridade paterna sobre os filhos tem trazido graves consequências à nossa sociedade, e consequências essas que dificilmente queremos enxergar.
O grande número de jovens e adolescentes que ingressam no crime é um dos lados dessa moeda. As causas dessa terrível realidade vai desde a irresponsabilidade dos pais em não educarem seus filhos, até à real incapacidade destes pais educarem seus filho.
Desde os anos 60, quando a liberdade sexual foi apregoada aos quatro ventos, jovens tem se tornado pais sem nem ao menos entender as responsabilidades que envolvem esse título. Crianças que não deram ouvidos aos ensinamentos de seus pais tornam-se pais, e não tem o que ensinar a seus filhos, e o que temos é um cenário de total desordem na estrutura familiar de nossa geração.
Ainda existem os movimentos humanistas que proíbem os pais a castigarem seus filhos por sua rebeldia, o que leva a criança desde cedo a ter uma clara noção de impunidade sobre seus atos. Impunidade essa que também é provida pelo sistema público. Uma “criança” pode roubar, matar, estuprar e não será responsabilizado por seus atos.
Mesmo que não chegue a tão alto grau de delinquência, podemos assistir em nossos dias muitos filhos que respondem a seus pais como se estes fossem seus empregados. Sem qualquer pudor, respeito ou reverencia. Mostrando a descaracterização da autoridade paterna, que é o primeiro referencial de autoridade de qualquer indivíduo. Isso levará certamente ao futuro homem a não reconhecer qualquer outra autoridade instituída sobre si. O que podemos vislumbrar é um cenário como aquele descrito em Juizes 17:6

“Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.” Juízes 17:6

Neste cenário, nunca foi tão atual o quinto mandamento dado pelo Senhor Deus aos filhos de Israel:

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Êxodo 20:12

Os mandamentos do Senhor tratam em sua essência dos relacionamentos do homem em dois níveis. No primeiro nível, temos do primeiro até o quarto mandamento, tratando do relacionamento vertical, ou seja, entre homem e Deus. São mandamentos que orientam a adoração, o temor, a reverência e a total confiança no único e verdadeiro Deus.
Mas a partir de agora os mandamentos mudam o foco, e tratam do relacionamento horizontal, ou seja, entre o homem e seu próximo, de como os homens deveriam relacionar-se com seus semelhantes.
Não casualmente o primeiro destes mandamentos faz referencia ao mais importante dos relacionamentos humanos, a família.
O mandamento é simples, “Honra a teu pai e tua mãe”. A palavra em hebraico usada para “pai” nesta expressão é “ab”, e pode fazer referencia tanto a pai como avô ou cabeça da família.
Interessante são os sinônimos que podem ser atribuídos à palavra “Kabed”: Honrar, ser pesado, ser importante, ser digno.
O sentido atribuído a “honrar” vai desde a tratar os pais de forma a atribuir neles o sentimento de “sentir-se honrado” como também o de prover sustento, e o reconhecimento de sua autoridade.
Um exemplo claro dessa relação está nas palavras de Jesus, quando ele repreende os fariseus por distorcerem os mandamentos do Senhor por causa de sua tradição.

“Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.” Mateus 15:3-6

Na tradição judaica, os fariseus ensinavam que se alguém declarasse seus bens como corbã, ou seja, oferta ao Senhor, ele não poderia usar daquelas posses para sustentar seus pais, independentemente do quão necessitado estivessem seus pais, apesar de eles mesmos poderem usufruir de suas posses até a morte. E caso depois de algum tempo quisessem tomar de volta aquilo declarado como corbã, bastaria pagar certo valor estipulado pelos sacerdotes.
Cristo está condenando essa prática, pois violaria claramente o mandamento “Honra teu pai e tua mãe”. Assim aprendemos que honrar o pai e a mãe indica também o cuidado para com eles quando estiverem em sua velhice.
A família é tratada como uma peça chave em toda a bíblia, não há duvidas de que a família está no centro da vontade de Deus. Foi Deus quem criou a primeira família: Adão e Eva, e os ordenou que frutificassem e se multiplicassem sobre a terra. Só há uma forma do homem vir à existência, através da semente do homem em união com a semente da mulher, formando assim um novo ser.
Por isso no contexto familiar, não existem outros mais importantes que seu pai e sua mãe. Pois sem eles você não existiria.
A bíblia ainda ordena sobre a família que os pais devem ser responsáveis pelo ensino e criação dos filhos. Que o pai deve ser o responsável por ensinar as leis de Deus aos filhos. Que os pais devem prover o sustento aos filhos.
Mas perceba que o mandamento “Honra a teu pai e a tua mãe” não está condicionado a nenhum cumprimento prévio. Simplesmente trata do reconhecimento da autoridade dos pais sobre a vida dos filhos.
Como isso tem feito falta em nossos dias!
A figura da autoridade paterna é tão importante aos olhos de Deus que ele próprio faz uso dessa figura sobre si, quando nos convida a chama-lo de Pai, e quando Ele nos aceita como seus filhos.
O reconhecimento de qualquer autoridade acontece na vida de qualquer homem primeiro no seu relacionamento com seus pais. O correto entendimento dessa autoridade ainda em sua juventude o ajudará a entender e sujeitar-se às demais autoridades, inclusive a divina.
Um filho rebelde será inclinado à rebeldia contra qualquer forma de autoridade.
Mas este mandamento contém uma das mais preciosas promessas que podemos ter nessa vida terrena: “para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá”, e na repetição deste mandamento em Deuteronômio a promessa é ainda mais clara:

“Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus.” Deuteronômio 5:16

Honrar o pai e a mãe não é uma receita mística para ser bem sucedido na vida e viver em paz, mas é uma consequência natural, aprovada por Deus. Quem honra seu pai e sua mãe, saberá honrar também a Deus, e sujeitar-se às autoridades divinamente instituídas. E como consequência disso viverá bem nesta terra.


Comentários