Tribulações, provações e tentações!


Nossa vida é recheada de momentos difíceis. Não há duvidas sobre isso, todos nós passamos por momentos que nos sentimos angustiados, tristes, abatidos. A bíblia não esconde esse fato, pelo contrario, a bíblia afirma que esses momentos existem em abundancia na vida terrena, e mais, nos ensina sobre sua origem e sua finalidade, e nos conforta, apresentando-nos uma real esperança.
Antes de discorrer mais sobre essa questão, é importante fazer uma definição. Nossos sofrimentos nesta vida são tratadas na bíblia em 3 aspectos diferentes: Tribulações, Provações e Tentações.
Todos os seres humanos passam por esses três aspectos diferentes, independente de sua fé, ou de sua devoção a Deus.
Sobre Tribulações entendemos serem os sofrimentos, dificuldades e dores que são naturais desta vida. Desde que Adão e Eva pecaram, o mundo está em constante corrupção, e por causa deste pecado a morte entrou em nossa condição. Além disso, somos todos dotados de livre arbítrio, e o homem quando peca produz mal a si e a outros a sua volta.
Portanto muitas das dores e dificuldades que enfrentamos não são por consequência de nossas próprias escolhas, mas decorrência de escolhas de outros que nos afetam negativamente, e também consequência da corrupção geral da humanidade e do mundo.
As tribulações são uma realidade na vida de todos os seres humanos, sejam crentes ou descrentes.
Tratamos particularmente deste assunto com mais ênfase em http://fesalvacaoeobras.blogspot.com.br/2012/06/por-que-sofremos.html.
Mas além das tribulações, encontramos também as Provações. Entendemos por Provações aquelas circunstancias que Deus opera em nossas vidas a fim de que nosso coração seja provado, e que nossa fé seja exposta.
Diferentemente das tribulações, as Provações não são naturais dessa vida terrena, mas é operada por Deus em nossas vidas, e não apenas na vida dos crentes, mas também dos descrentes, a fim de que pelas obras, o coração do homem seja exposto.
Foi Deus quem provou a Abraão quando lhe pediu que lhe sacrificasse seu filho Isaque:
“E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” Gênesis 22:1-2
Quando Deus prova a Abraão, Deus prova a obediência e a devoção de Abraão nEle. Não que Deus não soubesse da fidelidade de Abraão, mas para que a fé de Abraão se manifestasse em obras de forma publica e notória.
Mas não vemos apenas crentes sendo provados na bíblia, também vemos não crentes sendo provados, como foi o caso de Belsazar em Daniel 5.
“Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.” Daniel 5:17-28
A bíblia demonstra ser motivos de alegria o ser provado por Deus, pois a prova de nossa fé edifica ainda mais essa fé, produzindo em nós perseverança.
“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.” Tiago 1:2-4
E por ultimo temos as Tentações. Essa por sua vez é quando nos é ofertada a oportunidade do pecado, e quando caímos neste pecado trazemos sobre nós mesmos dores e amarguras. As tentações são operadas unicamente por satanás, quando ele nos oferece aquilo que nossa carne deseja, mas que é contrário à vontade do Pai.
“Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:13-15
Um ponto interessante das tentações que apesar de ser operada por Satanás, é permitida e conduzida por de Deus. Assim aconteceu com Jó, quando Satanás pede permissão para tentar a Jó, e também com Cristo, quando após seu batismo, o Espírito Santo o conduz ao deserto para ser tentado pelo diabo.
“Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde? Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra. Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face!” Jó 1:9-11
“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.” Mateus 4:1
O que podemos entender desta situação é que Deus usa das tentações de satanás para provar o coração do homem. E, além disso, podemos entender que a presença do Espírito Santo nos conduzindo à tentação, nos oferece conforto em que não seremos tentados acima da nossa capacidade de suportar.
Assim mesmo em meio às tentações, percebemos a graça e o amor de Deus para conosco, em nos oferecer auxilio a todo o momento.
“Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13
Mas como vencer as tribulações, provações e tentações?
Como vimos, cada uma dessas coisas tem origens distintas e finalidades bem específicas. Mas como podemos vencer essas situações?
As tribulações podem ser vencidas pela Esperança de nossa Fé! Paulo escreveu:
“Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:18
Se cremos em Cristo, depositamos nossa esperança na vida que Ele nos oferece, não nesta vida terrena e limitada, mas na vida em abundância que Ele nos prometeu: A Eternidade!
Assim a Esperança de nossa Fé é onde devemos nos fiar para suportar e vencer as tribulações, confiando unicamente no Senhor de nossas vidas!
“Não se vendem cinco passarinhos por dois asses? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valeis vós do que muitos passarinhos.” Lucas 12:6-7
Nas provações, a nossa própria Fé é provada para que seja manifestada em Obras de Justiça. Portanto ao sermos provados devemos nos apegar à nossa Fé em Cristo nosso Senhor, e viver nela até as últimas consequências.
“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;
porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus.” Hebreus 11:6;8-10
“Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus.” Tiago 2:21-23
E durante as tentações devemos aplicar nosso coração ao firme fundamento de nossa fé, a Palavra de Deus, e recorrer ao Espírito Santo, que não nos abandona, porque após sermos tentados, seremos santificados, e purificados para Deus.
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;” 1 João 2:1-5
Portanto, independentemente da situação que venha passar, entenda que Deus está sempre presente, confortando-nos e revigorando-nos nossa esperança durante as tribulações, oferecendo ajuda e perdão durante as tentações, e provando nossa fé para que sejamos aperfeiçoados para Ele.
“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28





Comentários