Todos nós precisamos de Esperança!



A Esperança é o principal fator motivacional para nós. Todos nós temos esperanças, e por essas esperanças que temos animo para trabalhar, estudar, lutar na vida.
Se nós levantamos cedo pela manhã para ir ao trabalho, e trabalhamos durante todo o dia é pela esperança de no final do mês ter o nosso salário. Temos a esperança de com este salário suprir nossas necessidades ou adquirir bens.
Por outro lado quando nos falta a esperança, nos sentimos desmotivados, sem razão para continuar a lutar ou a desempenhar aquele papel. Quando nos falta a esperança perdemos toda a nossa motivação.
A esperança aponta para uma expectativa que temos com relação aquilo que desempenhamos. Assim a esperança está vinculada ao trabalho, ou a um esforço. Se temos perseverado em algo, estamos fazendo pela esperança que temos naquilo, e essa perseverança aprimora ainda mais essa esperança.
A bíblia nos ensina sobre isso quando diz:

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.” Romanos 5:3-4

Por isso a esperança é tão importante para nós seres humanos. A tribulação ou a luta não é uma zona de conforto, não é uma situação que nos faz descansar, mas é uma situação de confronto, onde nossa fé e nossa esperança são provadas. E quão grandes são as nossas lutas!
A vida não é um mar de rosas. Ela é cheia de lutas, e a causa primordial dessas lutas é um apenas, o nosso Pecado!
Desde que o homem conheceu o pecado, lutas e tribulações tem afligido a humanidade. Deus avisou Adão justamente a respeito disso logo após o pecado:

“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gênesis 3:17-19

Essas não foram palavras de ânimo, mas palavras de juízo. Deus avisou a Adão que, por consequência do seu pecado, ele estaria agora sujeito a tribulações, dores e lutas.
Não precisa de muito para atestar que o pecado é a causa de nossas tribulações, basta olharmos a nossa volta, tudo o que podemos ver a nossa volta é reflexo da impiedade do homem, da maldade que age sobre nossa sociedade, da frieza dos corações, da falta de amor ao próximo e principalmente da falta de temor a Deus.
Se lá no Éden Deus avisou Adão que por consequência de seus pecados, ele se alimentaria com o cansaço de seu trabalho, hoje em nossos dias, vemos que pelos nossos pecados, mesmo todo o conforto que nossa sociedade adquiriu, não é capaz de aliviar o cansaço de nossas almas. Por mais que temos desenvolvido tecnologias, desenvolvido recursos, adquirido conhecimento, temos conhecido ainda mais a fadiga, a impiedade, o medo, as tribulações, e a desesperança.
A bíblia não titubeia em nos mostrar a gravidade dos nossos problemas. Ela mostra nossa situação de pecado, apresenta nossas falhas de caráter, nos informa precisamente de que por nossas forças não conseguiremos nunca agradar a Deus. Mas ao mesmo passo em que ela apresenta essa realidade, ela também nos apresenta grandes esperanças.
Quando olhamos para o mesmo momento no Éden em que duras palavras de juízo foram proferidas a Adão, há ali também palavras de esperança!
O pecado é a causa de nossas tribulações, e este pecado foi fruto da tentação. A serpente (satanás) tentou o homem, e o homem se sujeitou as palavras da serpente, aceitando suas sugestões. A partir de então o pecado (a semente de satanás) passou a habitar o nosso interior, e temos todos nós praticado pecado desde então.
Mas o próprio Deus anunciou a Esperança a nós enquanto pronunciava palavras de juízo a satanás:

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15

Foi neste momento que o Pai anunciou que haveria um filho de mulher, que pisaria a cabeça da serpente, que desfaria a semente do pecado, e triunfaria sobre ele.
E não somente isso, mas também:

“E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.” Gênesis 3:21

Para vestir Adão e Eva com túnicas de peles, foi necessário um sacrifício, um animal foi sacrificado para que suas peles cobrissem a vergonha da nudez de nossos pais.
Este ato Deus estava demonstrando que para cobrir a vergonha, resultado dos nossos pecados, seria necessário um sacrifício.
A partir deste momento, em toda a história bíblica, uma esperança vai sendo revelada, aos patriarcas, pela lei, através dos profetas, até que a Esperança se manifestasse em carne.
Jesus Cristo, o Filho de Deus veio ao mundo, e assim como no Éden Deus obrou para que a vergonha do homem fosse tapada, agora através do Filho, Deus obrou a nossa total redenção.
Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados, e ressurgiu ao terceiro dia, nos dando a garantia da completude de sua obra salvífica. E por meio dEle temos a esperança da total reconciliação com nosso Pai.

“Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” Efésios 2:12-13

Através de Jesus Cristo, temos a garantia e a esperança da reconciliação com nosso Criador. Se o pecado tem sido a causa de nossas desgraças desde o Éden, em Cristo temos acesso à Graça de Deus, o perdão de nossos pecados, e a Esperança da Restauração da Comunhão que tínhamos com o Pai no Éden.
Mas no inicio deste texto foi falado que nossos esforços e nossas lutas apontam para uma esperança. Gostaria de levá-lo a refletir sobre qual tem sido suas esperanças nessa vida. O que tem te feito levantar cedo, trabalhar, lutar contra medos e dificuldades dessa vida? Suas esperanças estão depositadas em quê?
Infelizmente o ser humano tem depositado suas esperanças em coisas transitórias, como em ter um bom emprego, um bom casamento, bons filhos, adquirir conforto e bens. Mas dificilmente o homem conseguira atingir plenamente esses objetivos, e mesmo que os alcance, ele irá perceber que sua sede de esperança é muito maior do que aquilo que pode ser saciado nesta vida.
Sua sede de esperança só pode ser saciada em Deus!
Somente Ele é o Eterno, e nós temos sede da eternidade que somente Ele pode nos dar. Somente tendo Paz com Deus podemos desfrutar de grandes esperanças, não somente nesta vida, mas esperança que aponta para a Eternidade.
O pecado tem sido a causa de nossas desesperanças porque ele tem nos separado de nosso Criador. Mas Cristo hoje nos chama a arrependermos de nossos pecados, e depositar nEle nossas esperanças.
E aquele que tem depositado sua Esperança em Cristo, não vive apenas aguardando uma esperança que será alcançada após a morte, mas vive uma nova Esperança aqui nesta vida, a Esperança de servir e agradar aquele que deu sua vida por você.
Assim, aquele que O ama, guarda os seus mandamentos, e busca viver de maneira a honrar ao seu Criador.
Ter a esperança de sermos transformados em uma nova criatura, de vencermos nossos pecados, nossos vícios e nossas dificuldades, de viver para o Criador, sendo sal e luz neste mundo tenebroso, vivendo e aplicando a justiça de Deus e expandindo o seu Reino na terra, e aguardando ansiosamente a redenção final, a ressurreição dos mortos. Está é a Esperança que somos convidados a ter em Cristo Jesus!




Comentários