Quem é o diabo?



Desde o surgimento dos movimentos carismáticos, em meados do século XX, o diabo ganhou certa notoriedade, seja pelas campanhas de curas e libertação, como pelo enfoque que a teologia da prosperidade apresenta sobre a ação do diabo na vida financeira dos cristãos.
Não obstante a todo esse enfoque, mais recentemente tem surgido alguns que sustentam a premissa de que o diabo nada mais é do que um “servo” de Deus, que age a mando de Deus, e, portanto, não seria a personificação do mal como o cristianismo comumente apresenta.
Assim, se faz necessário um aprofundamento sobre o que a bíblia apresenta sobre o nosso inimigo, se ele de fato ele existe, e o que de fato nos compete saber, e como nos posicionarmos com relação a ele.
Vamos começar nosso estudo pelo livro de Gênesis onde encontramos o seguinte texto:
“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” - Gênesis 3:1
Comparando o que encontramos no livro de Apocalipse, onde temos o seguinte registro:
“Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.” Apocalipse 20:2
Com essas referências podemos intuir duas coisas: Primeiro o diabo existe, e foi ele quem tentou a humanidade ao pecado. Segundo que, sendo o diabo existente, logo ele foi criado.
Sabemos que há apenas UM ETERNO, Deus se apresenta a Moisés como o “EU SOU”, ou seja, aquele que sempre existiu e sempre existirá, e que sua existência está em si mesmo. Logo, todos os demais seres existentes foram criados. Se o diabo existe, logo ele foi criado por Deus. O texto que citamos acima de Gênesis diz: “mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus TINHA FEITO”.
Sabemos também que Deus é perfeito, e por ser perfeito, sua criação é pura e perfeita. Moisés em seu cântico declara:
“Ele é a Rocha, CUJA OBRA É PERFEITA, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.” Deuteronômio 32:4
Não obstante Deus ter feito a nós perfeitos, por causa do pecado tanto nós como toda a natureza foi corrompida:
“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:17
“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Romanos 5:12
“Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,” Romanos 8:20
“Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.” Deuteronômio 32:5
Ora, se Deus nos criou perfeitos, mas fomos corrompidos pelo pecado, transgredindo à vontade de Deus, podemos facilmente intuir que o mesmo tenha ocorrido com o diabo.
Na verdade há um texto que nos trás alguma informação sobre o que teria ocorrido, e temos isso registrado em Isaías, numa profecia direcionada contra o rei da Babilônia:
“Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.” Isaías 14:12-15
Algumas pessoas recusam entender este texto como mencionando a origem do diabo, por ser uma profecia direta ao rei da Babilônia, no entanto, não é nenhuma novidade vermos profecias que foram direcionadas a reis e nações figurarem também coisas espirituais, principalmente sobre o Messias.
Lembre-se que a profecia sobre o Messias que diz:
“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a ALMAH (palavra em hebraico que pode ser traduzido tanto para virgem como para jovem) conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” Isaías 7:14
Esta profecia foi direcionada inicialmente ao rei Acaz referindo-se ao nascimento de seu filho Ezequias, mas também figurava o nascimento de Jesus, como está registrado no evangelho de Mateus:
 “Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” Mateus 1:22-23
Se analisarmos profundamente a profecia de Isaías 7:14 veremos que o cumprimento pleno se deu (e dará) apenas com Jesus Cristo. Da mesma forma, analisando a profecia de Isaías 14, vamos perceber que ela não se torna plena com o rei da Babilônia, mas tem um sentido mais pleno quando olhamos para a origem do diabo.
E vamos ver isso olhando para outros dois textos no Novo Testamento:
“E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra;” Apocalipse 12:4a
“E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;” Judas 1:6
Esses textos reforçam a ideia de que houve uma rebelião nos céus entre os seres angelicais que foram criados também por Deus. E Satanás com certeza foi o agente principal nessa rebelião que fez sair da presença de Deus um terço dos anjos criados.
No entanto, a visão dualista apresentada pelo cristianismo moderno, que apresenta Satanás como um ser que põe em risco a obra de Deus na terra não condiz com o que vemos no ensino bíblico.
Veja como a bíblia descreve Satanás:
“E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?” Zacarias 3:1-2
Satanás de fato é o acusador, e aquele que opera o engano e nos tenta a abandonar a Deus, mas sua ação está muito longe de resistir ou impedir a ação de Deus no mundo, ou sobre seu povo.
Deus é soberano, e nada pode se opor a Ele:
“Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?” Isaías 14:27
Como discípulos de Jesus Cristo, o que devemos saber e nos posicionar com relação ao diabo?
* Devemos saber que ele é nosso inimigo, e deseja nossa destruição:
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” 1 Pedro 5:8
* Ele opera o engano:
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
“Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?” Atos 13:10
* Ele nos oferece a oportunidade do pecado:
“Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!” Jó 2:5
* Ele deve ser resistido:
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7
Satanás não tem nenhum poder de roubar seu carro, matar você ou seu ente querido, ou remover a bênção que Deus ordenou sobre a sua vida. Na verdade satanás é muito mais astuto do que isso. Satanás tem um objetivo claro, ele quer matar, roubar e destruir:
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10
E Satanás sabe que o meio mais eficiente para promover essa destruição é afastando você de Deus. Veja o caso de Jó. Satanás pediu para tocar na vida de Jó sob uma acusação, de através da dor e do sofrimento, Jó se rebelaria contra Deus.
Deus permitiu que Jó fosse provado, mas vemos que Satanás não pode fazer nada além daquilo que Deus permitiu ser feito. E o propósito da provação de Jó era unicamente demonstrar que sua fé não dependia das riquezas e prosperidade que tinha, mas do temor a Deus.
Infelizmente hoje, vemos Satanás tentando os cristãos de outra forma, não tirando suas riquezas e sua saúde, mas dando a eles uma vida de “prosperidade”. Se a forma mais eficaz de empreender a destruição, é afastando o homem de Deus, Satanás tem agido ultimamente fazendo o homem encher o seu coração das coisas dessa terra.
O objetivo de Satanás não é torná-lo pobre e doente, mas sim fazê-lo rebelde contra Deus, amando mais os prazeres da sua carne do que a vontade de Deus. Portanto, seja sóbrio, volte-se para Deus, arrependa-se de seus pecados, não se preocupe em “ganhar”, mas em estar em Paz com Deus.








Comentários