O canto da sereia!



A nossa sociedade e principalmente a nossa geração tem sido vítima de um “canto de sereia”.
Na mitologia, as sereias usavam de sua voz para atrair os marinheiros até elas, com uma voz suave hipnotizava e tomava os sentidos dos marinheiros, fazendo-os pular no mar ao seu encontro, e lá era morto.
Não tem sido diferente em nosso tempo, há um canto de sereia que tem hipnotizado toda uma geração, tomando de assalto seus sentidos, os conduzindo a passos largos para um mar de morte.
Nossa geração tem sido bombardeada por todos os meios de comunicação, criando uma necessidade e uma expectativa em torno da “felicidade”.
O que as novelas, os filmes, teatro, romances tem nos dito é que temos por obrigação “ser felizes”. A felicidade tem sido apresentada como a necessidade primeira do homem, e em nome desta “felicidade” o homem tem tomado decisões catastróficas.
Em nome da “felicidade” casais se divorciam e se lançam em novos relacionamentos, pessoas gastam seus recursos financeiros indevidamente, entrando em dívidas, adquirem aquilo que não precisam e nem tem como pagar. Em nome da “felicidade” os jovens se lançam ao sexo, ao álcool e às drogas.
Pela necessidade de “ser felizes” os homens tem se tornado cada vez mais infelizes!
Ninguém está mais interessado em sua felicidade do que seu Criador!
A bíblia apresenta inúmeras passagens mostrando o caminho para a felicidade. Um dos primeiros sermões que os evangelhos apresentam de Jesus é as “bem aventuranças” (Mateus 5:1-12). No entanto a bíblia nos ensina claramente que a felicidade não é o objetivo final, mas é o resultado de uma sequência de boas práticas.
A felicidade é o resultado de atitudes corretas que tomamos e que nos trazem resultados bons.
É necessário entendermos que há uma diferença absurda entre o “ser feliz” e a “satisfação dos desejos”. Enquanto o mundo ensina que você deve procurar satisfazer as suas vontades para ser feliz, a bíblia diz que você deve controlar seus impulsos e suas vontades para ser feliz.
Em suma, a bíblia nos ensina que a felicidade é fruto do bom relacionamento entre o homem e seu Criador. Nada nessa vida pode te trazer verdadeira felicidade, apenas a consciência tranquila de estar em paz com Deus pode nos conduzir à plena felicidade.
É isso que aprendemos, por exemplo, nas “bem aventuranças”.
Jesus diz:
“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;”
“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;”
“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;”
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;”
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;”
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;”
“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;”
“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;”
“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Mateus 5:3-12

Uma primeira analise nas “bem aventuranças” de Jesus, nos parecem um tanto contraditórias. Pois humanamente falando, como alguém pobre de espírito, alguém que chora, alguém que está com sede de justiça, alguém que está sendo perseguido e caluniado, como que pessoas nessas circunstâncias podem ser exemplo de felicidade para nós?
Mas o segredo da felicidade não está no estado atual dessas pessoas, mas nas consequências do que o sofrer essas coisas pelo amor a Deus irá proporcionar no futuro.
Veja que eles são felizes PORQUE farão parte do Reino de Deus, serão consolados, herdarão a terra, serão fartos de justiça, alcançaram misericórdia, verão a Deus, serão chamados filhos de Deus, deles serão o reino dos céus e GRANDE serão os seus galardões.
Perceba claramente que a felicidade está no resultado, e não no estado em si.
Enquanto o mundo diz que o homem deve buscar saciar seus desejos para alcançar uma felicidade ilusória, a bíblia apresenta que a verdadeira felicidade está em perseguir um objetivo: buscar um relacionamento com Deus.
A partir de agora estaremos focando em vários estudos que tratarão de uma área que tem sido tremendamente impactada por esse canto de sereia. A família!
O que temos visto em nossa sociedade é a descaracterização da família, do casamento, da importância da figura dos pais na educação dos filhos, dos princípios morais e de autoridade que começam justamente no ambiente familiar.
A família tem sido descaracterizada, e as consequências disso estão em números alarmantes de criminalidade, vícios, corrupção e desordem.
Em nome da suposta felicidade os pais têm abandonado as suas posições de educadores do lar, os homens tem abandonado o seu posto de sacerdote do lar, as mães tem abandonado seu posto de auxiliadoras idôneas, os filhos tem abandonado seu posto de sujeição, aprendizado e obediência, e o resultado disso tudo é uma sociedade falida.
O que iremos apresentar nos próximos estudos é: como que a busca pela felicidade têm sido o principal motivo para a destruição da família, e como isso tem gerado tamanha infelicidade em toda a nossa sociedade.
Mas antes de apresentarmos estes estudos, é importante que você entenda algo que dificilmente as pessoas se apercebem. Você não é um ser isolado neste mundo! Suas ações têm repercussões positivas ou negativas em outras pessoas. E você também é altamente impactado pelas ações de terceiros.
Estamos todos em um contexto chamado HUMANIDADE, e por isso não estamos isolados. Somos indivíduos no sentido de que temos a liberdade de escolher nossas ações, porém não podemos esquecer que essa individualidade não nos torna isolados. Somos indivíduos inseridos em uma sociedade, e nossas ações repercutem em nosso próximo.
Se você tomar atitudes egocêntricas e individualistas, com certeza você irá ferir pessoas a sua volta, ao passo em que se você buscar ser altruísta e benevolente, com certeza irá produzir o bem às pessoas à sua volta.
Tenha consciência de que você não está isolado neste mundo, você está inserido em uma sociedade, em um contexto de humanidade, que nos torna envolvidos uns aos outros, e a primeira sociedade, as pessoas mais próximas que impactam nossa vida e as vidas a quem impactamos se chama FAMÍLIA.




Comentários