"Eis que os dias
vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa
de Judá, não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei
pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram,
apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas este é o pacto que farei com
a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu
interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o
meu povo. E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão,
dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles
até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me
lembrarei mais dos seus pecados. Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do
dia, e a ordem estabelecida da lua e das estrelas para luz da noite, que agita
o mar, de modo que bramem as suas ondas; o Senhor dos exércitos é o seu nome:
Se esta ordem estabelecida falhar diante de mim, diz o Senhor, deixará também a
linhagem de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre. Assim diz o
Senhor: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da
terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a linhagem de Israel, por tudo
quanto eles têm feito, diz o Senhor. Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que
esta cidade será reedificada para o Senhor, desde a torre de Hananel até a
porta da esquina." Jeremias 31:31-38
O que entender por Nova Aliança?
Este texto de Jeremias nos fala de uma Nova Aliança (aliança,
pacto, acordo) com a casa de Israel e com o povo de Judá. Sim, essa nova
aliança é prometida ao povo judeu, à nação de Israel.
Mas porque uma nova aliança?
O texto nos diz que a antiga aliança havia sido
"invalidada" pelo próprio povo de Israel. Mas que aliança é essa? Muitos
dizem que essa aliança é a Torá, ou o sacerdócio levítico. Nenhuma das duas
respostas está correta.
"Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e
guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os
povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim REINO SACERDOTAL e
NAÇÃO SANTA. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel."
Êxodo 19:5
O pacto entre Deus e Israel era para que Israel fosse uma nação
sacerdotal, ou seja, um povo que transmitisse às nações o conhecimento de Deus.
A Torá e a Lei são os termos da Aliança, ou seja, o meio pelo
qual a aliança se cumpriria era através da observação da Lei.
"Guardai-os e
observai-os, porque isso é a vossa sabedoria e o vosso entendimento à vista dos
povos, que ouvirão todos estes, estatutos, e dirão: Esta grande nação é deveras
povo sábio e entendido. Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados
a si como o é a nós o Senhor nosso Deus todas as vezes que o invocamos? E que
grande nação há que tenha estatutos e preceitos tão justos como toda esta lei
que hoje ponho perante vós?" Deuteronômio 4:6-8
Assim, ao observar os mandamentos da Torá, o povo de Israel
testemunharia às nações à sua volta, e estas conheceriam a Deus e a sua
Justiça.
O propósito de Deus para com Israel é de fazer seu nome
conhecido entre os povos através do testemunho de Israel. Por isso Deus os
tomou como povo seu, estabelecendo sua aliança com eles.
Mas quando essa aliança foi invalidada?
Desde o deserto o povo de Israel tem invalidado essa aliança, ou
seja, tem descumprido os termos da aliança (a Lei). Desde o bezerro de ouro no
deserto, passando pelas inúmeras idolatrias e a rejeição ao Messias. No
entanto, mesmo assim, Deus não deixou de cumprir seu propósito para com Israel.
Não obstante os muitos pecados de Israel, o Senhor não deixou de desposar a
Israel.
"esse
meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado".
Mas Deus prometeu uma Nova Aliança, um novo pacto, um novo acordo.
Mas o que há de diferente entre a antiga e a nova aliança?
Paulo nos ensina:
"sendo manifestos
como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o
Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do
coração." 2 Coríntios 3:3
Na primeira aliança a Lei (termos da aliança) foi apresentada de
maneira externa, o que, debilitados pela natureza carnal, impedia Israel de
cumpri-la, sendo necessário um sistema com sacrifícios diários para a expiação
dos pecados.
Esses sacrifícios eram apenas figuras de algo superior que
estava por vir. Esses sacrifícios não tinham o poder de mudar a natureza
carnal, nem de livrar o povo de seus pecados definitivamente. Mas apontavam
para um perfeito sacrifício que seria capaz de transformar a natureza humana.
Na Nova Aliança, aquilo que era impossível à Lei, devido à
fraqueza da carne, Jesus Cristo por meio de seu sacrifício fez. O sacrifício
perfeito do Messias proporcionou duas coisas muito importantes; primeiro a
perfeita expiação dos pecados, segundo a outorga do Espírito Santo.
Agora podemos ser feitos novas criaturas, mediante o sacrifício
de Jesus, e da ação do Espírito Santo em nossas vidas.
Na antiga aliança a Lei foi apresentada de forma externa, na
Nova Aliança a Lei é escrita em nosso interior.
O objetivo principal sempre foi a Nova Aliança, a primeira
Aliança apenas conduzia à segunda, que sempre foi o objetivo final de Deus para
resgatar a sua criação de seus pecados.
Portanto a Nova Aliança não diz respeito a novas leis, mas numa
nova posição da Lei, agora internalizada em nós através do Espírito Santo que
produz em nós os seus frutos.
Apesar disso vemos que a Nova Aliança ainda não é plena em
nossas vidas.
Relembre que a Nova Aliança será firmada com a casa de Israel e
não com a Igreja. Essa aliança foi inaugurada por Jesus na cruz, mas ainda não
foi completa devido a rejeição de Israel.
Como discípulos de Jesus, nós podemos experimentar uma pequena
fração do que é essa Nova Aliança, visto que somos enxertados em Israel, mas
perceba que mesmo crendo no Messias, e tendo o Espírito Santo sobre nós, ainda
lutamos contra o pecado, e nos esforçamos para conhecer a Deus.
Este definitivamente não é o cenário anunciado pela Nova
Aliança!
Quando Israel voltar-se para o Messias, então a Nova Aliança
será plenamente estabelecida, o pecado será definitivamente extirpado, e todos
conhecerão a Deus e ao seu Ungido.
Cristo nos
conduz à Nova Aliança, que será estabelecida com a casa de Israel. E quando o
processo de restauração do universo se concretizar, pela vinda do Messias,
então nós, os que cremos nEle, nos tornaremos participantes dessa restauração.
“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a
primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade,
a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada
para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o
tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu
povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.” Apocalipse 21:1-3
Participar dessa Nova Aliança é, portanto, voltar-se para Deus,
arrependido dos seus pecados e erros, buscando ter a Lei de Deus escrita em seu
coração, santificando-se para Ele, e tornando-se testemunha do seu Reino e de
sua Justiça.
É necessário entender também que a Nova Aliança promete a restauração
e redenção de Israel. Israel apesar de ter falhado em seu propósito para com
Deus é o povo de Deus. Jesus mesmo disse “a
SALVAÇÃO vem dos judeus” João 4:22b. Nosso Messias que inaugurou a Nova
Aliança é judeu, da tribo de Judá. Ele veio pelo povo de Israel, e voltará para
o povo de Israel.
Por isso, se desejamos adentrar na Nova Aliança, devemos deixar de
lado todo o antissemitismo, reconhecendo as Alianças e as Promessas que Deus
outorgou a Israel, e como Rute nós devemos declarar:
“...o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;” Rute 1:16b
Comentários
Postar um comentário