O que acontece quando o homem se entrega ao pecado?


Em Gênesis capítulo três nós temos o relato da queda do homem, quando Adão decide se rebelar contra Deus, buscando por sua própria experiência ter o conhecimento do bem e do mal.
No capítulo quatro temos o registro do primeiro homicídio. Caim, cheio de inveja contra seu irmão Abel, arma uma cilada, e o mata no campo.
Alguns pontos nós podemos destacar destes dois relatos.
No caso do pecado de Adão, a tentação estava em um fator externo e não interno. Deus criara Adão como um ser perfeito, bom, sem pecados nem inclinação para o mal.
O pecado de Adão estava em desejar algo que estava fora de sua natureza, que não fazia parte dos atributos dados a ele na criação, e que estava ao alcance dele através do fruto do conhecimento do bem e do mal.
Quando Adão come do fruto trás para dentro de si algo que não estava nele, e então o pecado contamina-o.
No caso de Caim, a tentação não foi por um fator externo, mas sim por um fator interno. A inveja de Caim contaminou sua consciência, e o levou ao homicídio. O pecado já estava dentro dele, contaminando seus desejos, e o levando à loucura.
Reconstruindo os passos de Caim vamos perceber que:
1 - ele não ofereceu seu sacrifício com inteireza de coração, como Abel fez.
O relato da oferta de Caim é bem sucinto, enquanto que o relato da oferta de Abel expressa a preocupação em escolher o melhor que tinha para ofertar a Deus.
2 - por consequência de sua falta de reverência sua oferta foi recusada, enquanto a de Abel foi aceita.
Deus não aceita de nossa parte manifestações religiosas desconectadas do íntimo de nossos corações.
3 - a rejeição lhe fez descair o seu semblante.
O distanciamento de Deus nos leva ao sentimentos de vazio, tristeza, amargura. A Vida está em Deus, e quanto mais distante de Deus, mais vazio o homem é.
Ao invés de reconhecer o seu erro e submeter- se à Deus em amor, Caim deu vazão ao sentimento de mágoa.
Neste ponto, Deus visita a Caim e diz:
"Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." Gênesis 4:7
Essas palavras de Deus a Caim é extremamente atual e aplicável a nós.
O problema de Caim era a rejeição, fruto do pecado que já estava seduzindo o seu coração, e o levara a dar uma oferta sem que seu coração estivesse nela.
Deus diz: "se fizeres bem não serás aceito"?
O problema começa quando o coração do homem se afasta de Deus.
Deus continua: "se não fizerdes o bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o teu desejo, mas cabe a ti dominá-lo".
O pecado já estava contaminando Caim, e os seus desejos estavam sendo postos contra ele.
No original este termo "jaz à porta" é semelhante ao animal selvagem que anda a espreita, armando o bote para atacar sua vítima.
"Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;" 1 Pedro 5:8
O pecado, que até então estava contaminando o seu íntimo, desejava dominar a consciência de Caim, mas cabia a Caim dominá-lo.
Sabemos que Caim não dominou seus desejos, e entregou-se ao pecado, matando seu irmão, se tornando escravo de seu próprio erro, sendo forasteiro na terra.
Mas o que podemos aprender desse episódio?
Da mesma forma como Caim, nós também lutamos contra um inimigo interno. O pecado está em nossa natureza, contaminando nosso coração, nossos desejos e sentimentos.
Como Caim, as vezes nosso coração se afasta de Deus. Caímos no comodismo da religiosidade, priorizamos o secular, deixamos de nos entregar a Deus de todo o nosso coração.
E quando as coisas começam a dar errado, fruto do nosso afastamento de Deus, normalmente nós nos rebelamos contra nossos lideres, contra os irmãos em Cristo, e até contra a Santa Palavra. Muitos se desviam do Caminho Eterno, outros extravassam em pecados e escândalos.
Quando viemos a Cristo, viemos escravos de nossos pecados, de nossos prazeres carnais, de nossos medos e incertezas. Redemos-nos a Cristo e recebemos por sua Graça o perdão.
Mas o pecado ainda está em nossa natureza carnal, e ainda trabalha, minando nosso coração, procurando nos escravizar novamente.
A grande pergunta é: Como exercer o domínio sobre nossos desejos? Como dominar o pecado?
O que Deus disse era que cabia a Caim dominar seus desejos. Mas como o homem pode dominar seus desejos?
Cristo nos liberta de nossos pecados para que possamos exercer o arbítrio de rejeitar o pecado e render-se à Deus.
Mas o único meio eficaz de dominar o pecado não está no homem, mas fora do homem.
"Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei." Gálatas 5:16;22- 23
Apenas através da ação do Espírito Santificador o homem pode manter-se livre do domínio do pecado.
E como isso acontece?
"Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" Lucas 11:9;10-13
Portanto é através da busca, da dedicação, da devoção, da piedade que é possível ao homem ter o domínio sobre o pecado.
Se Caim tivesse se sujeitado a Deus, se tivesse buscado a face de Deus, com certeza sua história seria outra.
E se você hoje, se arrepender de seus pecados, buscar a Deus de todo o coração, sujeitando-se a Ele, buscando o Espírito do Senhor, Ele irá te capacitar a resistir o pecado, gerando cada vez mais em você o domínio próprio.

Comentários