Olho por olho!?


"Os restantes, ouvindo isso, temerão e nunca mais cometerão semelhante mal no meio de ti. O teu olho não terá piedade dele; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé." Deuteronômio 19:20-21
"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;" Mateus 5:38-39
Uma leitura simplista sobre estes dois textos podem sugerir que Jesus estaria contradizendo um mandamento da Torá.
Por isso mesmo Jesus começa seu discurso afirmando:
"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir." Mateus 5:17
Concluir sob qualquer pretexto que a Lei foi anulada é contradizer o que Jesus disse neste verso 17 de Mateus 5.
Jesus não contradiz em nenhum momento a Lei dada por seu Pai ao povo de Israel. Como um Filho obediente Jesus ensinou sobre a Lei de maneira a torná-la plena.
Mas se Jesus não contradiz, não revoga, ou não anula a Lei, porque Jesus diz sobre o mandamento "olho por olho" para não "resistir ao homem mau"?
Jesus durante todo o capítulo 5 de Mateus se dedica a combater falsos ensinos que os religiosos difundiram sobre a Lei. É por exemplo o texto que diz:
"Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo." Mateus 5:43
Pergunta-se: onde está escrito na Torá que devemos odiar ao nosso inimigo?
Em nenhum lugar! Essa premissa era fruto do ensino religioso que concluiu que o "próximo" que a Lei citava era o "amigo", portanto dever-se-ia amar ao amigo, e teria total liberdade para odiar o inimigo.
Aliás, o próprio Jesus ensina que o "próximo" é o meu semelhante, seja ele meu amigo, meu inimigo, ou um mero desconhecido.
Foi esse tipo de conclusão equivocada sobre a Lei, transformada em ensino, que Jesus se dispôs a combater, trazendo a correta interpretação da Lei.
Sobre o "olho por olho" devemos nos atentar para as circunstâncias em que essa Lei foi entregue.
Primeiro que de Deuteronômio 16:18 em diante, Deus falará da obrigação dos juízes de Israel. Dentre as obrigações está o averiguar corretamente sobre as acusações antes de estabelecer um juízo, principalmente se tal juízo incorreria na pena de morte.
"e isso te for denunciado, e o ouvires, então o inquirirás bem; e eis que, sendo realmente verdade que se fez tal abominação em Israel," Deuteronômio 17:4
Uma preocupação explícita em todo o capítulo 19 é justamente quanto ao sangue inocente.
Outro detalhe é que o "olho por olho" funcionava como parâmetro para a aplicação de penas pelos juízes de Israel, e não uma incitação à violência.
Além disso, o propósito explícito para a aplicação de penas severas, incluindo a morte, era:
"far-lhe-ás como ele cuidava fazer a seu irmão; e assim EXTERMINARÁS O MAL do meio de ti." Deuteronômio 19:19
Assim, o propósito era manter a nação de Israel santa, para cumprir o seu propósito de sacerdócio para as nações.
Outros textos reforçam essa característica disciplinar do "olho por olho". Veja o que Deus diz a respeito do seu prazer quanto à morte do ímpio:
"Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?" Ezequiel 18:23
Nunca foi desejo de Deus que o ímpio fosse morto, mas era necessário que os juízes de Israel utilizassem a pena de morte em casos específicos para ensinar ao povo tanto quanto à severidade do pecado, como para que o povo se mantivesse santo ao Senhor.
Se este era o coração de Deus, o coração dos juízes de Israel, tanto quanto do povo de Israel deveria ser o mesmo, pois:
"Perfeito serás para com o Senhor teu Deus." Deuteronômio 18:13
É exatamente isso que Jesus resgata em seu ensino.
Jesus não estava ensinando aos juízes de Israel, aliás, Israel sequer era um estado soberano nos dias de Jesus.
Assim Jesus se dedica a quebrar o falso ensino que os religiosos apregoavam sobre o "olho por olho" que permitia florescer no coração das pessoas o sentimento de vingança.
Jesus remonta justamente a necessidade de amar ao nosso inimigo, da mesma forma como Deus ama a todos, e deseja que os ímpios se convertam:

"para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial." Mateus 5:44-48

Comentários