Entendendo tabernáculos!

"Diga ainda aos israelitas: No décimo quinto dia deste sétimo mês começa a Festa das Cabanas do Senhor, que dura sete dias.
No primeiro dia haverá reunião sagrada; não realizem trabalho algum.
Durante sete dias apresentem ao Senhor ofertas preparadas no fogo, e no oitavo dia façam outra reunião sagrada, e também apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo. É reunião solene; não realizem trabalho algum.
Morem em tendas durante sete dias; todos os israelitas de nascimento morarão em tendas, para que os descendentes de vocês saibam que eu fiz os israelitas morarem em tendas quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês" Levítico 23:34-36;42-43

A festa dos tabernáculos é uma festa de grandes significados.
Em um primeiro momento ela nos parece como o memorial da estada de Israel no deserto. E aqui entra uma pergunta importante: Porque Deus queria que Israel se lembrasse do período em que morou no deserto?
Temos a visão de que o deserto foi para o povo de Israel um período muito conturbado, cheio de rebeliões, murmurações; onde a ira de Deus se acendeu contra o povo muitas vezes.
No entanto o deserto foi também o momento em que Israel esteve mais próximo de Deus. Foi no deserto que Israel comeu o manah, que as roupas dos israelitas não rasgavam, seus sapados não se gastavam. Foi no deserto que Israel viu a nuvem e o fogo acompanhando-os, e beberam da água que saía da rocha.
Veja o que Deus disse a respeito de Israel no deserto:

"Vá proclamar aos ouvidos de Jerusalém: "Eu me lembro de sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada.
Israel era santo para o Senhor, os primeiros frutos de sua colheita; todos os que o devoravam eram considerados culpados, e a desgraça os alcançava", declara o Senhor." Jeremias 2:2,3

"Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.
Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor." Deuteronômio 8:2,3

Assim, o deserto, que normalmente é associado a momentos de profundas provações, também é o momento em que o Senhor se manifesta em nosso favor, e onde podemos ter as mais profundas experiências com o altíssimo.
Segundo ponto que em tabernáculos, no ultimo dia da festa, havia o momento em que o sacerdote lavava o pátio do templo, clamando por "águas" divinas.
Foi neste momento que Jesus se levantou e disse:
"No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".João 7:37,38
Jesus é o Filho de Deus que se fez carne, na figura de que ele assumiu para si o mesmo "tabernaculo" terrestre que temos. Sofreu todas as nossas angústias, medos e dores, para ser o nosso Sumo Sacerdote, e nos dar o Espírito de Deus.
Assim, tabernáculos também nos ensina muito sobre o Messias:

"Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,
pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade." Hebreus 4:14-16

Mas há ainda outra questão importante que o tabernáculos nos ensina.

"Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus." Apocalipse 21:3

A esperança da ressurreição, e da restauração de todas as coisas, e a vinda da Nova Jerusalém, a Paz Eterna, é para toda essa esperança que tabernáculos nos aponta.
Uma das coisas mais maravilhosas na Palavra de Deus, e que a cada dia ela se torna mais atual. Não é apenas um livro com liturgias e histórias, mas é um livro de instrução, que nos aponta para a Vida que o Eterno deseja nos dar.
Que você esteja abrindo seu coração para o convite de Adonai, de tabernacular-se em seu coração.


Comentários